4 de janeiro de 2011

Uncharted Waters Online (MMO/PC) (*****)

Uncharted Waters Online (MMO/PC) (*****)

Em termos de aventura, é difícil superar o século XVI. Do ano 1500 à 1599, centenas de milhares de europeus simplesmente largaram tudo o que estavam fazendo em suas terras para cruzar os mares e fazer fama, fortuna e se aventurar em outras terras, seja na recém descoberta América, seja na África ou Ásia.

Navios mercantes cruzavam os mares rumo ao desconhecido, assim como vários exploradores partiam em busca de novas descobertas, e piratas de todas as nacionalidades seguiam as naus esperando apenas uma oportunidade para atacá-las.

No entanto, há poucos games baseados neste período. Tirando Age of Empires III e um ou outro jogo de estratégia, é um período muito pouco explorado, em comparação com as centenas de jogos ambientados na II Guerra Mundial que existem por aí.

A japonesa Koei resolveu este problema com um dos melhores games para PC dos últimos tempos, Uncharted Waters Online.

Uncharted Waters faz parte de uma série que começou nos antigos consoles (Nintendo, Super-Nintendo...), e praticamente não deu as caras no ocidente. Com a febre de World of Warcraft, a NetMarble e a Koei juntaram forças para criar um MMO extremamente divertido, cheio de possibilidades, com um visual maravilhoso, historicamente e geograficamente correto e, o melhor de tudo, grátis. Sim, de graça, sem pagar absolutamente nada.

Para começar, Uncharted Waters Online tem uma interface clean, sem aquele monte de janelas e ícones que costumam a assombrar os MMORPGs. Fora um minimapa no canto e uma janela de chat e pequenos botões no alto da tela, não há mais nada de menus e ícones, deixando você livre para apreciar a beleza do game. Muitas cidades, como Veneza e Piza, são maravilhosas de se visitar, com belíssimas construções, navios imensos nos portos e céu de deixar você de boca aberta.

Apesar de apresentar uma estética de anime/mangá, UWO não decai para a charge, como aconteceu com Warcraft III e World of Warcraft. Pelo contrário, o game tem uma precisão histórica e geográfica de fazer inveja à Age of Empires. Praticamente todos os portos importantes no século XVI estão representados no game, com belas cidades, monumentos famosos que estavam lá naquela época, e até personalidades importantes daquele século. Do dramaturgo inglês Shakespeare ao médico e adivinho francês Nostradamus, passando por Leonardo da Vinci, Rabelais, Vasco da Gama e outros.

Os gráficos não são tão bons quanto um Crysis, mas, em se tratando de MMOs, estão muito acima da média, com destaque para os navios, que podem ser pintados e personalizados, e tem gráficos extraordinariamente bons (embora eu tenha sentido falta dos marujos que ficam andando pelo deck em Empire e Napoleon Total War...).

O som é regular, e, embora as músicas típicas de cada país dêem um "clima" às viagens, elas são bastante repetitivas.

A jogabilidade, no entanto, compensa a música mediana. Depois de fazer seu personagem (um dos poucos MMOs que permite personagens gordos ou baixinhos...), o recomendável é que você vá à uma escola na cidade onde começa o jogo, onde você vai se inscrever em um longo (e muitas vezes chato) tutorial, até aprender todas as manhas, opções e habilidades que você tem à disposição no jogo. Uma vez terminado o tutorial, a aventura é por sua conta. Quer descobrir coisas interessantes, explorar terras desconhecidas e catalogar animais e plantas? Prefere armar seu navio com canhões e sair explodindo piratas pelos sete mares? Ou quer ganhar muito dinheiro com rotas comerciais? Tudo isso está à sua disposição, assim como milhares de quests (missões) e desafios, como dar a volta ao mundo ou descobrir a Antártida.

Apesar de ser um jogo de mundo aberto, UWO tem um sistema de "permisões de portos". Se você não for famoso o bastante, ou não tiver completado todo o tutorial, algumas cidades e nações não deixarão você aportar. É meio chato, mas é bem verídico, naquela época as permissões de porto realmente existiam, e levaram até a guerras entre nações.

Felizmente, fama é fácil de ganhar, basta descobrir novas cidades, ruínas, debulhar piratas ou obter lucros imensos e logo os reis estarão te chamando para te convidar a conhecer os portos deles.

As batalhas, tanto em terra quanto as batalhas navais, são muito bem feitas, e tem um forte componente estratégico. As batalhas navais lembram Empire e Napoleon Total War (embora eu ainda sinta falta dos marujos...), e as batalhas em terra não fogem muito do que já estamos acostumados a ver em todos os MMOs.

A comunidade de UWO é muito receptiva, inclusive com prêmios para pessoas que mais ajudam novatos, tirando dúvidas e dando dicas. Há uma ou outra "trollagem", mas nunca passa do ponto de brincadeiras entre amigos.

Se você for prestar atenção no chat do jogo, vai rir muito com piadas e discussões "nonsense" de vários jogadores, inclusive os que resolvem embarcar na fantasia e desandar a falar como as pessoas do século XVI.

Se seu inglês não é dos melhores, não se preocupe. Uma rápida passagem por Lisboa e você vai encontrar muitos brasileiros e portugueses dispostos e trocar uma idéia ou dar uma dica.

O melhor de Uncharted Waters Online é o fato dele ser 100% grátis. Sim, não há limite de nível, bônus especiais para pagantes, classes limitadas ou missões exclusivas para assinantes. É tudo grátis mesmo. A NetMarble apenas vende alguns "boost", kits que aumentam a quantidade de experiência que você ganha ou a velocidade de seu navio, mas nenhum deles é realmente necessário ou concede muita vantagem em cima dos jogadores grátis.

Some a isso o fato de UWO estar sempre recebendo melhorias. Na segunda semana de Janeiro já sai a primeira expansão para o jogo, trazendo os astecas e outros povos das américas, assim como novas cidades, navios e missões. Embora o tutorial seja meio chatinho e as músicas sejam fracas, Uncharted Waters Online é extremamente divertido, viciante e bonito de se ver. Tudo isso sem morder o seu bolso.

Para baixar gratuitamente e jogar, basta clicar no link ou acessar http://global.netmarble.com/uwo/

4 comentários:

  1. Vasco da Gama6:07 PM

    Esse jogo é sensacional. Ele é sequência online que vem desde o primeiro Uncharted Waters da Koei, lá no início dos anos 90.

    O segundo teve tantos fãs quanto o primeiro, mas grande parte no Oriente. Até chegar ao 4 para Playstation 1, com remake para DS.

    Em 2005 a versão online foi lançada no Japão, e nos anos subsequentes foi se espallhando por Koréia do Sul, China, Taiwan, etc, mas restrito a Ásia.

    Acompanhava desde 2007 todos os comentários em fóruns estrangeiros, no Youtube, em blogs, clamando pelo lançamento da sua versão ocidental.

    Em agosto de 2010 a empresa sul-coreana Netmarble resolveu nos brindar com esse belíssimo jogo que realmente faz inveja a Age of Empires (mesmo com pequenas inconsistências como junções de personalidades de épocas diferentes e fatos históricos distintos).

    Foda-se o badalado World of Warcraft! Quem curte um ótimo jogo histórico, aventuras pelos mares e está afim de uma viagem por um mundo de anime e mangá entre os sécs. XV e XVII venha para o Uncharted Waters Online!

    ResponderExcluir
  2. Se alguem aki jogar Uncharted Waters Online me adiciona no skype (kingbino10) tou tendo muitas duvidas no jogo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:51 PM

    qual o download q eu fa'co o full ou o light?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o download full, é sempre mais indicado

      Excluir