6 de julho de 2011

Battle Los Angeles (PC, PS3, Xbox360) (*)

Battle Los Angeles (PC, PS3, Xbox360) (*)

Apenas duas coisas são certas nessa vida: a morte e o fato de que toda adaptação de um filme para game resulta em um jogo medíocre. Fora 007 vs. Goldeneye para Nintendo 64 (a exceção que confirma a regra), todos os outros games "adaptação de filme" resultaram em catástrofes. Mas nunca nenhum, repito, nenhum, desceu tão fundo quanto Battle Los Angeles.

Se você assistiu o filme, sabe do que se trata. Extraterrestres invadem a Terra e, para poder mostrar algumas cenas de destruição em cartões postais, começam por cidades famosas, como Los Angeles, Rio de Janeiro e Paris. Em L.A., um grupo de militares americanos fica gritando "Hurra!" e comemorando enquanto são moídos pelos ETs, até encontrarem a Michelle Rodriguez (no mesmo papel que ela interpreta em todos os filmes que faz) e acertarem uma nave mãe subterrânea dos aliens. Na melhor das hipóteses, um filme ruim, tão ruim quanto o concorrente Skyline. Para variar, o game segue a tradição, adicionando algumas coisas ainda piores para garantir um lugar de prestígio no inferno dos jogos.

Logo no menu principal somos agraciados com um estranho botão chamado "How to Play" (Como jogar). Não é por nada não, mas em um planeta onde quase metade da população que vive nas grandes cidades é composta de gamers, é um tanto óbvio que pessoas que compram (ou pirateiam) games já saibam como jogar... um botão chamado "Controles" ou algo parecido seria útil se o game fugisse do padrão dos FPS ou não tivesse um tutorial logo no início da campanha single-player, o que não é o caso aqui.

A "vergonha alheia" mesmo vem na cutscene de início. Vejamos, este é um game baseado em um filme. O filme é de ação. Os primeiros 5 minutos do filme já explicam a trama toda. Que tal fazer uma montagem das cenas do filme e colocar como cutscene inicial, como a Lucasarts cansou de fazer com seus games de Star Wars? Não, a Live Action Studio optou por criar um visual de "história em quadrinho porcamente animada no Flash", com balõezinhos e tudo. Sabe aquele desenho animado do Thor, feito nos anos 70, que às vezes aparece na televisão durante a madrugada? Aquilo ali. Só que um pouco pior...

Se você ainda tem estômago pra jogar essa bomba, prepare-se. Aqui os gráficos são bem toscões, estilo desenho animado, há uma overdose de tons laranja, as animações são toscas e os inimigos são tão risíveis que é até difícil de acreditar que alguém passou horas programando sua IA...

Enquanto no filme os aliens são gororobas vagamente humanóides com muitas partes mecânicas, parcialmente vistos, sempre há distância ou a bordo de veículos, no jogo eles se parecem com batatas. Sério. Sabe aquele brinquedo do "Senhor Cabeça de Batata?", coloque uns cibernéticos e fica igual.

Mas pelo menos eles se escondem ou algo assim? Não. Eles apenas andam na sua direção, de peito aberto, implorando para que você mate todos e acabe com o sofrimento deles por estarem em um game tão ruim.

Com uma IA tão fraca, seria um game muito fácil, não fosse seu personagem extremamente lento e vulnerável. Na maior parte do jogo parece que o coitado está carregando um cofre de chumbo nas costas para justificar uma movimentação tão lenta. Some a isso os controles ruins e os já mencionados gráficos, e você terá um game muito, muito triste.

Battle LA não se dá nem mesmo o direito de inovar. É um game linear, sem novidades, sem desafios, sem puzzles, sem nada. Nem mesmo boas idéias há por aqui, apenas interpretações toscas de cenas do filme (ruim) refeitas com gráficos e animações do desenho do Thor. Indicado apenas para masoquistas... ou nem para eles...

Um comentário:

  1. Anônimo12:35 PM

    Hi Thanks for sharing your thoughts. Take care.

    ResponderExcluir