23 de fevereiro de 2012

Dead Rising 2 - Off the Record (PC, Xbox360, PS3) (****)


Quando Dead Rising 2 saiu, em 2010, muita gente se divertiu com a atmosfera bizarra e engraçada desse apocalipse zumbi capaz de mesclar drama, comédia e muita violência em um único jogo. Com seus vários finais diferentes, inimigos perigosos, armas improvisadas e sobreviventes para resgatar, este jogo se manteve firme por mais uns dois anos. 

No entanto, o primeiro Dead Rising havia passado meio em branco, principalmente por ser exclusivo para Xbox, deixando os usuários do console da Sony e do PC fora do jogo. Para remediar isso (e ganhar uns trocados a mais), a Capcom lançou Off the Record, uma expansão para Dead Rising 2 trazendo o irreverente Frank West, repórter fanfarrão do primeiro jogo. 

Enquanto rolava muito mimimi sobre Off the Record ser apenas Dead Rising 2 com outra skin de personagem, fomos tirar a prova e matar alguns zumbis...

Frank West não é apenas um rostinho bonito!

Que fique claro, Off the Record é uma expansão, não um "Dead Rising 3", portanto não espere muita novidade, gráficos melhores ou um novo enredo. Ainda é o bom e velho Dead Rising 2, com os mesmos cassinos e shopping centers de Fortune City.

O lado bom é que, uma vez que o principal já estava pronto (inimigos, gráficos, enredo, som...), a Capcom teve bastante tempo livre para se dedicar ao personagem. Jogar com Frank é realmente ver o quebra-pau de Fortune City por outros olhos. O personagem é mais sarcástico e irônico do que Chuck Greene, protagonista do Dead Rising 2, e suas reações aos mesmos acontecimentos realmente o marcam como um sujeito único e diferente.

Enquanto Chuck estava preocupado em salvar sua filha e limpar seu nome, Frank, como todo repórter, adora um quebra-pau, e quer conseguir as melhores fotos e investigar os acontecimentos para decolar sua carreira, e quanto mais bizarro e perigoso o ambiente, mais ele se diverte.

Repórteres adoram ver o circo pegar fogo... ou topeiras mutantes tomarem vasos de plantas na cabeça...

Fisicamente Frank é bem mais gordo e lento do que Chuck, obrigando ao jogador adotar táticas um pouco diferentes e procurar caminhos menos perigosos. Ao mesmo tempo, ele possúi uma câmera fotográfica que ele pode ser usada para tirar retratos de outros personagens e do ambiente. Quanto mais elementos estiverem em cena, mais experiência (PPs) você ganha. Cada tipo de foto tem um "estilo", e mesclar estilos aumenta ainda mais seus PPs, tire foto de zumbis e será uma foto de "terror", mire no decote de personagens femininas para fotos "eróticas" ou em cenas de carnificina para imagens de "brutalidade".

Além do novo protagonista, Off the Record trás várias melhorias no jogo original. A melhor foi balancear os psicopatas que apareciam no Dead Rising 2. Normalmente eles eram extremamente fortes, rápidos e resistentes, praticamente impossíveis de matar em nível baixo, e mesmo em níveis altos levavam muito tempo e gastavam muitos recursos. Em Off the Record eles continuam desafiadores (e vão te matar uma ou duas vezes antes que você dê cabo deles), mas são mais "enfrentáveis" em níveis mais baixos.

Digam "X"!!!

Além de balancear melhor os psicopatas, Off the Record ainda trás mais armas improvisadas e um espaço totalmente novo, um parque de diversões espacial, com direito a zumbis vestidos de extraterrestres, novos objetos para serem usados como armas e itens.

Duas boas adições são um modo Sandbox, onde vc pode se divertir matando zumbi e resgatando sobreviventes sem se preocupar com o tempo e a narrativa principal, e um modo cooperativo, onde um jogador encarna Chuck Greene e outro Frank West para descer o sarrafo nos zumbis.

Caso jogue no modo singleplayer, Chuck faz uma participação especial como psicopata, e pedaços da filha dele podem ser encontrados logo no começo do game.

Como um todo, Off the Record cumpre seu papel como expanção, trás mais diversão para Dead Rising 2, uma nova narrativa principal, novas áreas, novos itens e armas e modos de jogo. Uma falta importante foi a dos painéis e posters da revista Playboy, que apareciam em todo canto no jogo original e sumiram na expansão. Pelo visto parece que o Hugh Hefner não quis patrocinar o Frank West nesta expansão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário