Se você jogava games de estratégia nos anos 90, com certeza há um espaço em seu coração reservado para Jagged Alliance. A série que já passou pelas mãos da Strategy First (Disciples, Soldiers at War) e de várias outras softwarehouses da época em que o Nintendo 64 ainda era o videogame do momento, deixou saudades com sua divertida mistura de ação, estratégia e RPG.
Eis que a Kalypso resolveu adquirir os direitos da série e criar um remake do jogo mais emblemático dela, Jagged Alliance 2. Se você jogou ele na época em que foi lançado (1999), irá sofrer de nostalgia a cada momento, com Back in Action trazendo os mercenários e locais deste jogo para o mundo de hoje.
Back in Action e Jagged Alliance 2, saudades? |
Para os que não conhecem, ou eram muito novos na época, Jagged Alliance é um game que mistura RPG, estratégia e ação, e, ao lado de X-COM criou um estilo próprio que foi seguido por outros excelentes jogos dos anos 90 (Fallout Brotherhood of Steel, Soldiers at War e Commandos). Aqui você controla o comandante de uma tropa mercenária contratado para dar fim à ditadura da autoproclamada Rainha Deidranna, que deu um golpe no monarca do pequeno e insignificante país de Arulco, uma "república das bananas" cujo único produto de exportação são os diamantes de suas minas.
Com essa missão cabe a você contratar mercenários entre dezenas de opções, cada um com seu próprio equipamento, perícias, aptidões e dublagem. Cada mercenário tem seu preço e personalidade, o que influi bastante na hora de escolher quem levar para as missões. Prefere contratar apenas um mercenário experiente ou quatro iniciantes? Quer colocar mercenários que se odeiam no mesmo time e ver o moral de ambos cair ou prefere pagar mais e montar um time diferente? Prefere deixar mercenários machões com moral alto e colocar uma mulher no grupo, mesmo que ela fique com moral baixo?
Uma vez em campo o jogo aparece de uma perspectiva isométrica, muito semelhante ao antigo Jagged Alliance 2, com a diferença que ele é totalmente tridimensional e você pode rodar a câmera e dar zoom à vontade para ver melhor o ambiente e planejar sua estratégia.
Rambo? Você por aqui!? |
Embora o jogo seja bastante desafiador, o tutorial de Jagged Alliance Back to Action é muito bom e dá uma boa noção de como comandar seus soldados. Em pouco tempo você já estará atuando com perfeição atrás das linhas inimigas.
Graficamente, Back in Action tem altos e baixos. A maior parte do jogo é bem satisfatória, com cenários grandes e detalhados, mais ou menos no estilo de jogos de estratégia e administração como Tropico. Os menus e principalmente os rostos dos personagens e suas animações deixam bastante a desejar, sendo tão toscos que parecem ter vindo direto de 1999, sem qualquer atualização.
Os efeitos de luz são bons mas não impressionam muito. Camuflagem faz bastante diferença dependendo da hora do dia e de como a luz está batendo no terreno, mas não há reflexos dinâmicos de iluminação e o sombreamento dos personagens é bem capenga.
"Cuidado, cara, a cozinha tá meio interditada..." |
A trilha sonora é bem divertida e os efeitos (incluindo os tiros das armas) convencem bastante, embora não sejam lá tão memoráveis.
Falando em piadinhas, há muita coisa divertida escondida ao longo do jogo, do nome das armas (ligeiramente modificados para não precisar pagar royalities às empresas) à revistas que você acha pelo cenário e particularidades de cada mercenário.
Se você gosta de estratégia e estava a muitos anos sem ver um bom game neste estilo ou se tem saudades dos anos 90, Jagged Alliance Back in Action é um excelente jogo. Vamos esperar que ele venda bem e que a Kalypso decida dar continuidade à série...
What day isn't today?
ResponderExcluir