11 de janeiro de 2008

Clichês de RPGs eletrônicos

Clichês de RPGs eletrônicos

Olhando na internet, achei essa matéria, que além de muito engraçada, também é muito verdadeira...
Se você gosta de RPGs eletrônicos (Zelda, Final Fantasy, Baldurs Gate, Neverwinter Nights...) provavelmente já percebeu alguns pontos em comum entre eles.

"Com o passar dos anos provou-se muito fácil fazer seu próprio RPG de sucesso, a seguir simples passos:

- Mundo

O mundo precisa ter todos estes elementos: no máximo 2 continentes grandes, desertos, oceanos, ilhas, cachoeiras, penhascos, lagoas, rios, pontes, pastos verdejantes, cavernas, florestas inoportunas e negras, montanhas nevadas, montanhas comuns, cidade pequena, cidade minúscula(a sua), cidade média, cidade gigantesca, cidade voadora, cidade subterranea, e mais alguns lugares secretos variantes.
O mapa não pode ter nenhuma lógica geográfica, e deve ser construído de modo que seu personagem só possa acessar "uma" cidade de cada vez, tendo no meio do caminho de uma pra outra, um dos elemtos geógraficos citados acima, como penhasco, caverna, etc. Sempre, SEMPRE, SEMPRE quando voce chegar numa borda do mapa, tem que aparecer na borda oposta. e lembrem-se precisa conter todos os elementos que impeçam você de chegar de maneira rápida e direta aos lugares, à não ser perto do fim, quando voce pega alguma máquina voadora que te permite ir a qualquer lugar, mas ae o jogo perde totalmente a graça.

-Início

O jogo precisa necessariamente começar com uma tela pedindo seu nome. Ou um apelido que transmita uma sensação de poder e virilidade ao jogador.
O jogo precisa começar com uma tela preta e uma voz te chamando pra acordar. Seja uma entidade que fala por sonho, seja um parente (mãe, tio) que tenta te acordar. Aliás, seu personagem está sempre dormindo.
Caso não esteja dormindo, o jogo começa numa cena aparentemente desconexa e sem sentido, que mais tarde se revelará como um evento futuro no jogo. Aí precisa acontecer um flashback que leva a alguns dias ou anos no passado, onde seu personagem se encontra dormindo.
O protagonista do jogo é sempre um sujeitinho mudo, sem a menor força de vontade. O protagonista precisa sempre concordar com as idéias alheias, não importando se estão pedindo para entrar numa caverna infestada de monstros só para recuperar um ursinho de pelúcia. Você deve concordar com tudo que os outros dizem ou o jogo não segue.

-Desenvolvimento

Você precisa fazer alguma tarefinha básica, tipo cortar lenha, alimentar os porcos, sair pra caçar ou levar um item de uma pessoa a outra, mas de qualquer modo saindo da village (vila).
Dentre os monstros iniciais você precisa matar slimes(monstros gelatinoso). TODO RPG tem monstros gelatinosos, "TODO".
Porque assim que você voltar, a cidade precisa estar toda arrasada e seus pais (ou tios, avós, lêmures ou qualquer coisa que tenha te criado) mortos e assassinados. Todos os villagers (vileiros) também devem estar mortos, bem como os Elders e os Blacksmiths. Eventualmente, a cidade pode estar em chamas. Alguém que ainda sobrar vivo precisa contar que quem fez isso estava atrás de você Geralmente um fulano tosco e mau, de pele laranja, com um nariz enorme, chamado Ganondorf que ri da sua cara com uma gargalhada excêntrica no decorrer do jogo.
Por quê? Não adianta tentar saber porque ninguém vai te contar. Apesar de que todos já sabem. Você precisa sair matando abelhas, coelhos, arbustos e outros monstros. Tudo com uma espada. Aliás, você precisa de uma espada para qualquer coisa. Qualquer coisa.
O mundo fictício precisa ser acomedido de ares de letargia e catatonia, ou magia negra, que façam os personagens atacarem um de cada vez. Isto é, os inimigos ficam te encarando até você resolver o que fazer. Alguns jogadores usam isso como vantagem e até chegam a bolar estratégias.
Geralmente as histórias se resume em "colete todas as pedras Elementais (a palavra "elemento" sempre é bem vindo em um RPG de video-game) antes que o mundo vire um caos, ou evite que o inimigo as colete ou qualquer variante do tipo!!!
Você precisa entrar em todas as casas cujas portas não estejam trancadas e levar todos os objetos de valor, seja apenas uma barra de chocolate ou 20.000 moedas de ouro, e sair sem dar a menor explicação aos moradores (não que eles liguem).
Nenhum NPC(personagem trivial) pode falar com você à menos que voce fale com ele, e ele só pode te dar informações inúteis, ou comentários acerca da catastrofe que acomete a cidade.
Em algum ponto do jogo você precisa ser preso numa cadeia, para que possa escapar de lá, em todo RPG você é preso, sendo inocente ou não, a maioria das vezes inocente.
Em algum momento você tambem precisa enfrentar um inimigo MUITO mais foda que você e tomar uma sova daquelas, porque ele é imortal naquela batalha, mas por algum motivo não dá game over, e você acorda ou numa cadeia(lol) ou numa cama desconhecida sendo tratado por alguem, então o cara que te matou ou entra pro teu grupo, ou você enfrenta mais tarde, e dá uma surra nele.
-Clímax

Eventualmente você precisa encontrar mais pessoas que se juntem à sua "festa" (ou party, como os jogadores costumam dizer). A saber, uma menina loira (que mais tarde se revelará como princesa ou algo do gênero), um personagem bizarro que servirá de alívio cômico (e que não vai servir pra nada no jogo exceto para o discurso de "Como as coisas mudaram depois que te conheci") e um cara de cabelo comprido, que é o tipo misterioso de passado obscuro e que você encontra numa cidade grande (que precisa se chamar Midgard).
Como já mencionado, você vai precisar ir pra uma cidade imensa chamada Midgard fazer compras. Lá você encontrará:

-um rei enfeitiçado (que você precisa desenfeitiçar)
-uma mãe que perdeu o filho (que você precisa encontrar)
-um velhinho louco que vai falar de algum monstro lendário que vive numa caverna local (que você precisa matar)
-o cara de cabelo comprido (que precisa entrar na sua equipe)
-camelôs

O jogo precisa revelar que você é um messias, uma profecia, salvador, libertador ou qualquer coisa do gênero, motivo pelos quais os inimigos destruíram sua vila de vileiros, e agora só você pode salvar o mundo (ou pelo menos o mapa que o representa)

- Conclusão

O vilão principal precisa ter um discurso interminável, fazer piadinhas, ter cabelo comprido e franja emo.
Se você foi acordado no começo por uma entidade de sonho, ela precisa se revelar agora.
No começo da luta, alguém precisa morrer. Geralmente o cara de cabelo comprido.
Você precisa agora pegar sua Steel Greatsword, seu Hunter LongBattleBow, usar todos os seus charms, potions, poderes com elementos (água, terra, fogo, vento, coração, capitão planeta) e passar o rodo no vilão emo. Mas ele não morre. Quando morre, ele se transforma em um dragão que mal cabe na tela do PC e morre em dez segundos, além de ter um nome que você nunca vai descobrir a não ser que hackeie o jogo e descubra que é "Seck Leader Gom".
Quem o mata precisa ser o cara de cabelo comprido que todos achavam ter morrido, mas que na verdade só "levou um arranhão". Ele revela seu passado, que precisa ser alguém que:
-perdeu a família
-perdeu o povo
-perdeu tudo
-perdeu as botas
-perdeu o cachorro
-perdeu o PC
-perdeu o gato
-perdeu o cérebro
-perdeu uma partida de truco
-perdeu uma partida de futebol
-perdeu uma partida de Street Fighter
-perdeu a mulher
-perdeu a vida
-perdeu a razão
-perdeu o celular com câmera e MP3
-perdeu a vergonha na cara
-perdeu um capítulo de RBD
-perdeu seu super nintendo
-perdeu sua "account" no MU
-perdeu a fortuna no cassino
-perdeu uma partida de GunBound
-descobriu que gun bound é plagio de Worms
-brigou com a sogra
-morreu
-ressucitou como emo.
-ressucitou como cachorro
-Levou um Fatalite no Mortal Kombat
-brigou com o cachorro
-perdeu o juízo
-baixou vírus
-é um ET
-é uma entidade interestelar
-jogava Tibia
-Foi morto por um PK em Carlin
-Foi morto por um rato em Rookgaard

O vilão precisa morrer, a paz ser restaurada e os cenários que eram cinzas e secos precisam ser esverdeados, com adição de cachoeiras e gatinhos saltitantes.
A menina loira precisa se declarar pra você.(Nota: ela se declara mas só em palavras pois em nenhum momento ela o beija ou qualquer coisa do genero, isso pq os gráficos eram um lixo, ou porque ainda eram crianças, ou ficaram crianças, ahhh é RPG!!!!!)
O cara de cabelo comprido precisa ir embora porque ele deve seguir em frente em alguma busca interior e pessoal. Otário.
Você volta pra casa e sua mãe (tio, avô) nem ficou sabendo que você saiu. Isto é, se eles não morreram no ataque do começo, ou se foram ressuscitados por algum método estapafúrdio.

- Não esqueça:
-Lendas são sempre reais, boatos são sempre verdadeiros, e profecias sempre se cumprem. Com você.
-Uma noite numa estalagem vale mais do que um ano de UTI.
-Se alguém disser que vai se vingar, acredite!!!!!
-Se mais de duas pessoas falar sobre qualquer assunto é porque envolve (ou vai envolver) você.
-Se algum monstro falar mais de duas linhas de texto, é porque a luta vai durar mais que 20 segundos.
-Quando chegar por uma cidade que ainda não tinha visitado, vá comprar em qualquer lugar. Com certeza tem algo mais forte do que o seu equipamento atual.
-Quando encontrar o mesmo monstro com uma cor diferente, é porque ele é mais forte que o anterior.
-Espada ganha de Machado, Machado ganha de Lança e Lança ganha de Espada (não me pergunte o porquê).
-Luz ganha de Trevas, Trevas ganha de Elemental e Elemental ganha de Luz (também não pergunte). "

(extraído e adaptado da Desciclopédia (http://www.desciclo.pedia.ws/)

Um comentário:

  1. uhauauhauhauhau!! o melhor é:
    -Uma noite numa estalagem vale mais do que um ano de UTI.

    ResponderExcluir