7 de janeiro de 2008

Final Fantasy - Dirge of Cerberus



Final Fantasy - Dirge of Cerberus (****)

A série Final Fantasy fez um sucesso impar no mundo dos games. A primeira tentativa de adaptá-la para o cinema, no entanto, foi um fiasco. Apesar do filme possuir uma técnica inovadora de computação gráfica, ele não tinha nada a ver com nenhum dos games da série (que, diga-se de passagem, também não tem nada a ver uns com os outros), o enredo era fraco e os gráficos ainda ficavam devendo muito.
Com o sucesso de Final Fantasy VII, a Square Enix resolveu levar Cloud e seus aliados para o DVD, lançando o filme Advent Child. E foi deste filme que saiu Dirge of Cerberus.

Cerberus
Final Fantasy Dirge of Cerberus não é um game tradicional da série, e não tras os elementos de RPG oriental. Ele é um game de ação, que narra eventos posteriores ao filme e ao game Final Fantasy VII.
Embora não seja necessário ter visto o filme ou jogado FFVII, com certeza isso ajuda muito a entender o que se passa em Dirge of Cerberus. Neste jogo, que possui um estilo similar a Tomb Raider (com visão em segunda pessoa), você controla Vincent Valentine, em sua busca por seu verdadeiro passado. O enredo segue com várias surpresas, com a volta de personagens do game anterior e do filme. A história é divertida e com certeza irá prender o jogador rapidamente.
Revelar qualquer coisa além disso seria estragar as surpresas do game.
Dirge of Cerberus tem uma boa jogabilidade, lembrando um pouco outros games de ação. Sua principal arma é a temida "Cerberus", uma pistola de três canos. O mais interessante é que ela pode ser customizada ao longo do jogo, com peças encontradas no cenário. Você pode possuir até três customizações da arma, que podem ser rapidamente trocadas na hora do combate. Com este opcional você pode transformá-la em uma metralhadora, pistola ou rifle, colocar mira telescópica, cano maior ou menor, magias e adereços à sua escolha.
A ação transcorre ferozmente. Há muitos combates divertidos, missões que exigirão muita sede de sangue, fases onde a furtividade é mais importante e outras onde tudo o que você tem a fazer é apreciar a paisagem, recolher pistas e interrogar pessoas. A variedade faz com que o enredo se desenrole tranquilamente e o jogo não fique chato. Sempre há missões secundárias e extras a serem conseguidos, o que torna animador jogar mais de uma vez o game.
Fantasia Final
Mesmo sendo um jogo divertido, Dirge of Cerberus tem alguns problemas. O primeiro deles é se diferenciar demais dos outros jogos da série de RPG, o que pode desagradar os fãs.
As fases são bastante lineares, e, na maioria delas é preciso apenas andar para a frente e atirar em qualquer inimigo à vista, até chegar em um chefe e depois assistir a cutscenes. Um pouco de criatividade e de pluzzes nas fases ajudaria o game a fugir da mesmice. Os cenários são pequenos e normalmente se resumem a labirintos, dando a impressão que os programadores usaram paredes diferentes no mesmo cenário.
Há pouca liberdade de movimento, e praticamente nenhuma liberdade de ação. Nada comparado a um GTA ou mesmo a um Final Fantasy RPG. Um pouco mais de detalhismo não faria mal a ninguém. A impressão que Dirge of Cerberus passa é de que foi um game feito às pressas, para completar a história iniciada em FFVII e continuada no filme.
No mais, é um jogo divertido se você está a fim de pregar uns tiros em alguém, ou se você é fã do filme e do jogo FFVII. Mas não espere muito dele...
<div>

Nenhum comentário:

Postar um comentário