28 de julho de 2008

Detonado - Return to Castle Wolfenstein


(PS2, PC, Xbox) (*****)
Bem vindos a mais um detonado do Blog da Resenha. Wolfenstein 3D foi o primeiro shooter da história da informática, após muitos anos, o game voltou à ativa com o espetacular Return to Castle Wolfenstein.
.
Mistura de Indiana Jones com James Bond, Medal of Honor, Hellboy e Battlefield 1943, Return to Castle Wolfenstein tem um pouco de tudo. Clima de segunda guerra mundial, fases dignas de um Medal of Honor, Nazi-ocultistas e cientistas malucos, mortos-vivos, experimentos secretos, catacumbas cheias de armadilhas e muito mais.
.
Embora seja um clássico, praticamente não há detonados deste game em português. Não havia. Agora o Blog da Resenha orgulhosamente apresente a detonação deste game na língua do Camões!
.
Então prepare-se para caçar alguns mortos-vivos e nazistas no melhor estilo!
.
- Ferramentas:
.
Como já é tradição, antes do Detonado propriamente dito, vamos começar apresentando as belezinhas que estarão à sua disposição neste game!
.

- Faca:
.
Como já é costume em shooters, aqui você tem uma faca (oh!). Não perca seu tempo usando ela contra os inimigos, pois ela é muito fraca (oh!). Ao invés disso, use-a para quebrar objetos e revelar passagens secretas, assim você não gasta munição (muito rara nesse jogo...) à toa.

.
-Pistola:
.
Basicamente você tem duas pistolas: Uma Luger alemã e uma pistola americana. As duas são absurdamente fracas, e só servem mesmo para serem usadas caso você esteja sem munição para qualquer outra arma. Para compensar, pelo menos elas tem uma boa mira e não é difícil acertar na cabeça dos inimigos com ela...
.

-MP 40:
.
A submetralhadora clichê dos nazistas de games e filmes. Não é muito forte, e também tem uma mira ruim, mas tem a vantagem de ter muuuuiiiittttaaaa munição espalhada pelo game. Em quase todas as fases você vai ter que recorrer a ela quando sua munição para as outras armas acabar.
.
-Thompson:
.
A submetralhadora clichê dos americanos de filmes e games de 2ª Guerra Mundial. É forte, sobretudo contra os mortos-vivos. Guarde-a para usar contra eles e contra nazistas de elite, incluindo as mulheres da SS. Sua munição é extremamente rara, por isso não use quando não for extremamente necessário!
.

- Sten:
.
Submetralhadora britânica equipada com silenciador. Muito boa para eliminar inimigos em silêncio. O problema é que ela esquenta depois de algum tempo atirando, e ae se tem que esperar ela esfriar para continuar a matança...
.
-FG42 Paratrooper Rifle:
.
A melhor arma do jogo. Sua munição não é tão rara, sua mira é ótima e tem zoom, e seu dano não faz você passar vergonha. Sempre que tiver munição disponível, use-a, sobretudo quando estiver enfrentando elites nazi ou monstros.
.
- Venom:
.
Não, não é o inimigo do Homem-Aranha. Mas causa o mesmo estrago! Esta enorme metralhadora é extremamente pesada e causa um dano absurdo, bom para combater Ubersoldats e outros monstros. No entanto ela tem uma mira péssima à longa distância e leva algum tempo para começar a atirar depois que o botão de tiro foi pressionado. Tempo esse que pode custar sua vida...
.

- Mouser
.
Rifle de atirador de elite alemão. Sua munição não é tão rara, e ela tem um ótimo zoom. No entanto, cada tiro deste rifle faz um barulho infernal, capaz de ser ouvido a longas distâncias.
Embora seja eficiente para matar inimigos, ela é uma arma muito barulhenta, e irá inevitavelmente denunciar sua posição para todos os inimigos na área.
.

-M1S OSA Snooper:
.
Este é o melhor rifle sniper do jogo. Sutil, silencioso, poderoso e com visão noturna. No entanto, o game se passa nos anos 40, logo, o rifle é um trambolho muito pior que o da foto, a mira noturna tem a visão muito esverdeada e às vezes é difícil distinguir um inimigo com ela. Sua munição também é raríssima.
.
- Tesla
.
No começo do século XX, o físico Nicolai Tesla inventou uma arma chamada "raio da morte", capaz de disparar uma dose letal de eletricidade em forma de um raio. Depois que Tesla abandonou o projeto, ninguém até hoje foi capaz de reconstruir tal arma.
.
Em Return to Castle Wolfenstein, a arma Tesla existe e é considerada secreta pela SS. Ela dispara um raio que pode atingir mais de um alvo ao mesmo tempo. No entanto, ela dificilmente mata, e causa muito pouco dano em comparação às outras armas. Use-a apenas se ficar sem munição com outra armas
.
- Lança Chamas:
.
Essa arma é uma das melhores do jogo. Letal, poderosa e incendiária, o lança chamas tem como única desvantagem o fato de ser alcance ser limitado.
.
É especialmente útil contra zumbis, mortos-vivos, monstros e outras coisas estranhas. Sua munição é rara, e seu efeito nos Ubersoldats é quase nulo.
.
.
.
-Panzerfaust:
.
Bazuca alemã usada nos últimos dias de resistência do III Reich. Barata e simples de fabricar, o Panzerfaust tem poder para arrebentar um tanque de guerra como se fosse papel. E faz milhares de vezes mais dano contra soldados.
.
Como não é tão comum, melhor usá-la apenas contra Ubersoldats e outros "cascas-grossas" imunes a armas mais singelas.

2 comentários:

  1. Muito legal todas as informações que vc postou sobre o clássico game: Return to Castle Wolfenstein.
    As fotos e nomes das armas também, o detonado então nem se fala, presta uma imensa ajuda para um fã desse game como eu.
    Só me resta parabenizá-lo pelo blog, pela atitude, pelo belo trabalho realizado!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:20 PM

    t uma merda!!!!

    ResponderExcluir