2 de dezembro de 2008

Detonado - Rome Total War - parte 3 (continuação)


DETONADVM - ROME TOTAL WAR
Parte 3 (continuação)

Agora que já falamos dos tipos das unidades e dos estados em que elas se encontram, vamos falar da batalha em si. Seguindo algumas dicas simples é possível se tornar praticamente invencível neste jogo, tanto lutando contra o computador quanto no modo multiplayer.

- Vencendo ou perdendo a batalha:
Há diferentes maneiras de terminar uma batalha. Basicamente a luta termina quando:

-O tempo (30 minutos, se você tiver a expansão Barbarian Invasion instalada, pode configurar para que não tenha tempo nas batalhas) do combate termina.

-Um dos exércitos é completamente esmagado e não sobra nenhum soldado vivo.

-Um dos exércitos deserta em massa e foge pelos limites do campo de batalha.

-Não há meios para continuar (quando se chega em uma muralha sem armas de cerco, por exemplo).

-A praça central de uma cidade é invadida pelo exército inimigo, que consegue mantê-la em seu poder por longos 3 minutos.

Qualquer uma destas condições pode acabar um combate. Se você tem um exército menor, sem muitas chances de vencer um inimigo, pode tentar fazê-lo desertar ou simplesmente impedí-lo de invadir sua cidade, se estiver defendendo uma. Nem sempre é necessário aniquilar todos os seus inimigos de uma só vez.

No entanto, vale tomar cuidado ao se render ou desertar para fugir de um combate sem perspectivas. Em alguns casos seu exército todo será morto se fizer isso. Se ele já vai morrer de qualquer maneira, pelo menos leve alguns inimigos junto...

-Estratégias:
A estratégia é a chave para se fazer invencível em Rome Total War. Antes de tudo, procure prestar atenção a alguns pontos importantes:

- Descubra quais unidades da sua civilização são as melhores. Cada uma tem foco em um tipo ou uma unidade em especial. Os romanos mesmo são ruins de cavalaria, lanceiros e arqueiros, enquanto os egípcios são fortes exatamente no uso destas unidades. Para descobrir quais são os focos da sua civilização, leia o texto antes de escolher com qual jogar.

- Tenha em mente os detalhes dos tipos de unidade. Não importa quantos Eagle Legionaries tem em sua tropa, se você deixar eles ao alcance dos carros de guerra egípcios, vão ser exterminados em segundos e sem nenhuma dificuldade para os inimigos. Se sua tropa só tem infrantaria leve e arqueiros e você quer combater cavalaria, sobretudo elefantes ou carros de guerra, contrate alguns lanceiros mercenários antes, ou prepare-se para ser esmagado.

- Use o terreno. Se você foi atacado, coloque suas tropas o mais distante possível dos inimigos, sobretudo em cima de alguma elevação. Até chegarem em você os oponentes vão estar tão cansados que vão desertar facilmente. Colocando soldados nas florestas você pode emboscar os oponentes e fazer o moral deles ir embora rapidamente. Uma única fileira de lanceiros na boca de uma ponte pode exterminar toda uma tropa de cavalaria ou infrantaria.

- Ataque o moral dos oponentes. Ok, você tem alguma cavalaria e o inimigo tem centenas de aldeões armados com forcados e um general. Destrua o general. Matar generais ou usar algumas habilidades especiais (warcry, fire arrows, berserk...) pode fazer um exército inteiro debandar rapidamente.

- Seja impiedoso. O exército inimigo desertou? Mate-os antes que cheguem na fronteira, ou você os verá denovo no próximo turno...

- Combatendo em campo aberto:
A maioria dos combates costuma ocorrer no campo aberto. Mesmo que você se tranque nas cidades, cedo ou tarde seu exército será emboscado ou surgirão saqueadores (brigands) nas estradas que impedirão o comércio da cidade se não forem destruidos.

A primeira coisa a fazer em um combate em campo aberto é analisar o terreno. Veja se existem elevações, florestas (mesmo que sejam pequenas), locais de grama alta ou paredões de rocha. Se você está na defensiva, procure colocar seu exército o mais distante possível do oponente, se possível em um local alto ou escondido nas matas. Seu comandante nunca poderá esconder-se, para o inimigo ficará parecendo que ele está ali sozinho, e estes irão confiantes para cima dele, até toparem com seus soldados escondidos nas árvores...

Também é interessante colocar os soldados de costas para um paredão de rocha, se houver um. Isso aumenta a moral deles, já que não há para onde correr em caso de ataque.

O segundo passo é dispor suas tropas. Dê uma olhada no inimigo antes da luta começar. Se ele estiver em maior número, é uma boa idéia intimidá-lo, colocando seus soldados em modo disperso, para que pareçam em grande número também.

Caso você esteja em vantagem, pode também colocar as unidades mais coladas entre si, ou usar a formação de coluna, para parecer que tem poucos soldados e atrair o oponente e depois pegá-lo de surpresa.

É uma boa idéia sempre colocar os lanceiros em fileira (na formação de falange, sempre que possível), na frente do resto da infrantaria e cavalaria. Eles irão conter qualquer ataque de carga (quando a unidade corre antes de atacar, aumentando o dano dos golpes) , e depois que estiverem enganjados, dê a volta com as outras unidades para cercá-los.

Mantenha seu comandante perto das outras tropas. A habilidade especial dele irá melhorar a moral dos soldados e fazê-los lutar melhor. Enquanto espera os oponentes chegarem até você, fique inspirando as tropas para que eles fiquem motivados (algumas unidades mudam de status para "impetuous").

Arqueiros não precisam ficar junto com o resto das tropas. Leve-os para mais perto dos inimigos (a não ser se eles tiverem cavalaria) e ponha eles em modo guerrilha (skirmish). Assim eles irão atirar nos oponentes sem serem alcançados.

Procure sempre cercar seus inimigos durante a batalha, sobretudo com cavalaria. Pegue uma distância razoável e clique duas vezes contra os oponentes e ela atacará em carga, arremessando infrantaria para cima. Isso acaba com a moral dos inimigos.

Use também sua cavalaria para caçar arqueiros e comandantes enquanto seus lanceiros e infrantaria cuidam do "grosso" dos inimigos. Matar comandates inimigos já aumenta em muito as chances do exército dele desertar em massa.

Se você é que está atacando, coloque seus soldados o mais próximo possível da linha que separa o seu território do território inimigo. Procure colocar a cavalaria na frente, seguida de arqueiros, lanceiros e infrantaria. Lanceiros em geral são lentos, e vão "empacar" as demais unidades quando você precisar avançar.

Se o inimigo tiver lanceiros, use os arqueiros para eliminá-los à distância. Se a cavalaria inimiga vier para cima, mande a sua derrotá-la e depois volte a gastar todas as suas flechas no oponente. Caso não haja lanceiros entre os oponentes, faça uma carga de cavalaria e depois recue ela, enquanto seus lanceiros e infrantaria avançam para cima deles. Se o oponente for só infrantaria, use os arqueiros para destruí-los e depois chute o resto com um ataque de carga geral de suas forças.

Tome cuidado, pois o inimigo, se for esperto, vai usar a mesma tática de defesa contra você, armando emboscadas na floresta ou se posicionando em montanhas. No caso de emboscada, mande uma unidade de cavalaria ligeiramente à frente do resto das suas tropas. Assim que ela for atacada, recue-a e mande o resto avançar para cima do inimigo. É tiro e queda.

Se o oponente estiver em uma montanha, o jeito é ir até ele. Mas mande os arqueiros na frente, seguidos dos lanceiros. Se algum inimigo investir nos arqueiros, também dará de cara com seus lanceiros...

Quando estiver deslocando suas tropas, evite mandar elas correrem. Mande que elas andem, e com o general as incentivando, pois assim ficarão menos cansadas.

Lembre-se também de sempre clicar com o botão direito sobre as unidades quando não estiver em combate (no mapa do "mundo"). Além da figura e da história delas, o jogo te informará algumas habilidades especiais que podem ser úteis. Sabia que cavalos tem medo de camelos? Então mande seus cavaleiros de camelos para cima da cavalaria inimiga e os veja correr. Sabia que se tomarem muito dano, elefantes ficam loucos e saem esmagando tudo o que há por perto? Então mande os elefantes para o meio dos inimigos, veja-os ficarem malucos e pisotearem seus oponentes.

-Combatendo em um Cerco:
Um cerco, ou um sítio, é quando um exército ataca uma cidade ou fortaleza e a luta envolve muralhas e equipamentos próprios para invadir o local. Neste caso, preste atenção a alguns fatores:

Primeiro, antes do cerco, certifique-se de quem você tem infrantaria no seu exército. As armas de cerco, que destroem muralhas, são operadas por infrantaria. Na falta dela, lanceiros e arqueiros também podem operá-las, mas não podem, por exemplo, soltá-las e pegá-las de volta depois...

Se você está defendendo, é importante possuir alguma infrantaria para proteger as muralhas, sobretudo se forem muralhas de pedra. Lanceiros lutam porcamente em cima de muralhas. Como não há espaço para manejar as lanças, eles são obrigados a se valer, na maioria das vezes, de adagas e espadas curtas que causam muito pouco dano.

Se você está atacando, primeiro terá que fazer armas de cerco. Catapultas e balistas são bonitas e tem gráficos legais, mas são dispensáveis, custam muito e fazem o mesmo efeito, mais lentamente, do que um aríete e escadas. Se o oponente tem muralhas de madeira, construa três aríetes (battering ram). Quando começar o combate, mande um destruir o portão e os outros dois destruirem os muros ao lado deste. Assim você já abre três brechas e dificulta que o inimigo empurre o exército dele contra suas tropas durante a invasão.

Ao invadir, fique atento. Nesta hora seus lanceiros ficam despreparados e seus soldados em geral se tornam presas fáceis. Leve alguns arqueiros para perto do portão para espantar inimigos que fiquem nas redondezas.

Após entrar, rume para a praça central. Dependendo da cidade ela pode ficar muito longe da muralha, e é bom não perder tempo. Se há lanceiros defendendo ela, envie a infrantaria na frente, se não há, mande logo uma carga de cavalaria.

Quando for invadir uma cidade, é sempre bom colocar seus soldados em formação de coluna, pois assim eles se locomovem mais rapidamente nas ruas apertadas e passam mais rápido pelos portões ou buracos nas muralhas.

Se a cidade inimiga tem muralhas de pedra, sua invasão vai ficar mais complicada. Muralhas de pedra tem muitas torres que são absurdamente acuradas para matar seus soldados. Elas também tem dispositivos que jogam óleo quente nos soldados que tentarem arrebentar os portões com um aríete (ou mesmo passar pelos portões já abertos). O melhor jeito é invadir por cima.

Pessoalmente eu aconselho a escolher construir escadas. Elas são mais rápidas de transportar, possibilitam subir mais soldados ao mesmo tempo e pode-se fazer muitas delas em um só turno.

Torres de cerco (siege tower) também são boas, e possuem balistas no topo delas que podem fazer um belo estrago no inimigo, mas elas tem duas grandes desvantagens: Primeiramente são muito lentas, até chegarem nas muralhas, metade de sua tropa foi abatida pelas torres da cidade ou por eventuais lanceiros. Segundo que, se ela levar alguma flecha de fogo (as torres tratam de atirar elas), tem a possibilidade de se incendiar. Uma torre de cerco em chamas vai desmoronar em poucos segundos e matar qualquer um que esteja perto dela...

Túneis (undermines) são uma opção boa para quem tem um exército com muitas unidades de cavalaria. Cavalos não sobem muros, e abrir um buraco na muralha pode dar acesso rápido e fácil a seus cavaleiros. No entanto, o muro que você demoliu, você terá que reconstruir (e com dinheiro do seu bolso) logo que conquistar a cidade. Fora que os túneis não resolvem o problema das torres, que vão continuar acertando suas unidades enquanto elas invadem o local...

O melhor é equipar sua melhor infrantaria com escadas, e, logo atrás delas, enviar mais infrantaria, lanceiros e arqueiros. Quando as escadas estiverem em posição, selecione as outras unidades e clique com o botão direito em cima da muralha e eles também subirão pela escada. É sempre bom mandar um batalhão de infrantaria leve correr pela muralha (pela parte de cima) para "conquistar" as torres delas, assim elas param de atirar em suas unidades e passam a atirar em seus inimigos. A sua infrantaria pesada, por outro lado, deve correr para o barbacã (a estrutura em cima do portão). Assim que ele for conquistado, sua cavalaria vai poder entrar na cidade sem medo.

Arqueiros atiram melhor de locais elevados, e de cima da muralha poderão acertar boa parte dos inimigos que estiverem do outro lado. Os lanceiros e demais infrantarias leves irão "fazer massa", fazer com que seu exército pareça maior para que os inimigos fiquem abalados. Sempre envie duas tropas ou mais portando escadas, para poder pegar os defensores da muralha pela frente e por trás (hummmmm...), o número ideal é de quatro conjuntos de escadas, dois de cada lado do portão.

Se você estiver defendendo, sua defesa vai depender do exército inimigo e do seu. Se o exército inimigo é muuuuuiiiiittttooooo grande, e tem muitas armas de cerco, o ideal é recuar todos os defensores para a praça da cidade e usar as ruas estreitas (normalmente duas dão acesso ao local, embora em algumas cidades hajam três ou mesmo uma só) para se defender. Coloque lanceiros nos acessos , seguidos de mais lanceiros, arqueiros e depois infrantaria e cavalaria. Apenas os lanceiros já vão conseguir segurar os inimigos até o tempo acabar, ou mesmo matar todos, mas se isso não acontecer, você tem reforços (a infrantaria) para impedir que eles cheguem na praça da cidade.

Se o exército inimigo não for tão grande ou não possuir muitas armas de cerco (só uma, duas ou três), vale a pena pegá-los na entrada da cidade. Procure identificar onde cada aríete vai derrubar (em uma muralha de madeira) e posicione seus lanceiros em forma de "caixa" logo na entrada. Ou seja, coloque um grupo deles à esquerda do local, com as lanças viradas para a direita (para dentro da "caixa"), outro à direita com as lanças viradas para seus colegas e um outro tampando, de maneira que fique um quadrado onde um dos lados é a muralha e três são paredes de lanças afiadas. Assim que os inimigos entrarem, serão espetados até a morte, de todos os lados. Caso não tenha lanceiros o suficiente, coloque os poucos que tem na frente do local que será quebrado na muralha, formando uma "segunda parede" para barrar o avanço inimigo.

Estas estratégias também valem para os portões, ainda mais para os das muralhas de pedra.

Se tiver muralhas de pedra, coloque sua infrantaria pesada nela, nos dois acessos ao barbacã. Coloque seus arqueiros no barbacã ou atrás destas infrantarias, e coloque outras infrantarias, leves ou pesadas, no local onde os inimigos subirão pelas escadas ou torres de cerco, e um pouco atrás, de forma a poder dar um ataque de carga neles se estiverem ganhando terreno.

É importante também mandar os arqueiros atirarem flechas de fogo nas torres de cerco inimigas ou nos aríetes. Estes equipamentos podem pegar fogo e ficarem inúteis, e até desmoronarem em cima dos soldados inimigos se você tiver sorte.

Seguindo estas dicas, e com um pouco de prática, ninguém será páreo para você em Rome Total War!

Um comentário:

  1. "...Sempre envie duas tropas ou mais portando escadas, para poder pegar os defensores da muralha pela frente e por trás (hummmmm...),..."

    KKKKK' Rahei nessa parte xD
    Muito bom detonado, já to botando em prática com meus Cartaginianos 8)

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