28 de novembro de 2008

Detonado - Rome Total War - parte 3


DETONADVM - Rome Total War
Parte III

Agora vamos observar a parte mais divertida de Rome Total War, o combate!

Se você já jogou algum RTS antes, não vai ter maiores dificuldades aqui. Clicando com o botão esquerdo você seleciona as unidades, com o botão direito ordena para onde elas devem se mover, se você clicar com este sobre um inimigo, as unidades selecionadas atacarão. Apertando Ctrl + um número você designa as unidades selecionadas para um grupo, quando apertar o número novamente, o grupo será automaticamente selecionado. Tudo praticamente igual a qualquer outro RTS (Command & Conquer, Warcraft...).

No lado esquerdo do HUD há um mini-mapa, e no lado direito há uma série de botões para ordens especiais da unidade. São eles:

- O Comandante: Clicando nele você será centralizado no seu comandante. Seja ele um herói ou uma unidade qualquer.

-Parar: Clicando nele as unidades param o que estiverem fazendo.

-Grupo: Tira ou coloca uma unidade em um grupo. A mesma coisa de Ctrl + Número.

-Auto-Battle: "Piloto Automático", o computador controla suas unidades para você.

-Rendição: Sua tropa bate em retirada.

-Formação perto/distante: Alterna entre deixar suas unidades espremidas umas com as outras ou dispersas. Dispersas elas são menos vulneráveis a flechas e armas de distância, mas ocupam muito espaço no mapa. Quando dispersas elas também podem abalar a moral do inimigo, que pensa que tem mais soldados no local do que realmente tem. Se elas ficarem espremidas, parecem menos soldados, e isso pode ser usado para armar armadilhas...

-Modo guerrilha: Unidades de ataque à distância, quando este botão está ativado, irão fugir de inimigos que cheguem perto demais.

-Modo Atirar à Vontade: Unidades de ataque à distância, quando este botão está ativado, vão atirar em qualquer inimigo que entre em seu alcance.

-Habilidade Especial: Este botão liga as habilidades especiais das unidades. As mais comuns são Círculo Catabáreo (A maioria dos arqueiros montados podem fazer, dificulta para serem atingidos por flechas), Falange (os lanceiros formam um bloco massivo de lanças, mata cavalaria facilmente), Testudo (os legionários romanos colocam os escudos para cima, protegendo-se de flechas) e Inspirar Tropas (Os comandantes gritam ordens para os covardes, fazendo com que eles lutem direito).

-Modo Guarda: Se estiver ativado, o modo guarda fará com que os soldados tentem manter a formação we impedirá que eles persigam inimigos.

-Modo Correr/Andar: Correndo as unidades chegam mais rápido e causam mais dano (ataque de carga), mas se cansam facilmente.

-Formações: O botão pequeno com uma águia. Clique nele e abrirá um painel com oito opções de formações militares. Você pode criar as suas próprias colocando os soldados no campo de batalha e ativando o Modo Guarda. Eles tentarão não sair da formação na qual você mandou eles ficarem.

Além destes botões, no lado esquerdo há uma ampulheta que marca o tempo da batalha. Cada batalha pode durar até meia-hora, ao final deste tempo, o lado defensor vence. Abaixo da ampulheta há a barra azul e vermelha, indicando a porcentagem de unidades vivas em campo para os lados envolvidos no confronto. Abaixo dela há opções de pausar o jogo e de mudar a velocidade.

- Unidades:
As suas unidades são a espinha dorsal do seu exército. E elas agem, sentem e são motivadas por vários fatores. Colocando o mouse sobre elas, você verá uma caixa de texto indicando o nome da unidade, quantos soldados ela tem, seu tipo, sua moral e seu fôlego. Estes fatores são cruciais para a batalha.

Muitos soldados de Rome Total War não são realmente soldados treinados, mas sim aldeões ou escravos com armas e obrigados a lutar no campo de batalha. Se eles se verem em desvantagem numérica, mesmo que seja apenas ilusão, eles podem ficar com medo, largar suas armas e sairem correndo... Por isso é importante observar quantos soldados tem em cada unidade. Se o inimigo tem muitos homens, é bom dar um encorajamento para que seus soldados não se acovardem...

O tipo das unidades afeta bastante o jogo. Certos tipos são fortes contra outros e fracos contra alguns. É importante sempre ter em mente quem usar para combater cada tipo de unidade.

A moral e o fôlego também são fatores importantes. Soldados desmotivados, amedrontados ou cansados irão desistir da luta facilmente, e muitas vezes é possível derrotar um exército muito maior apenas cansando ele o bastante.

Há outros fatores que também são cruciais para você se tornar um verdadeiro general em Rome Total War, como as peculiaridades das unidades, que podem ser vistas em suas descrições fora do mapa de combate e o próprio terreno.

-Tipos de Unidade:
Há oito tipos de unidades em Rome Total War, cada um com suas utilidades no campo de batalha:

-- Infrantaria Leve (Light Infantary): Soldados à pé, normalmente com pouca ou nenhuma armadura e armas de curto alcance. Não servem para combate direto contra outros oponentes, e são particularmente vulneráveis à cavalaria. No entanto, são rápidos ao se movimentar pelo mapa, e podem ser usados para cercar lanceiros que estejam em formação de Falange, e também para atacar arqueiros.

-- Infrantaria Pesada (Heavy Infantary): Soldados pesadamente equipados com armadura e armas de boa qualidade. Lutam à pé, e não são tão velozes quanto os infrantes leves, mas podem sobreviver mais tempo a uma luta homem-a-homem. São melhor empregados para destruir infrantaria leve e pesada, e são úteis para guardar muralhas.

-- Lanceiros (Spearman): Soldados à pé portando lanças. Todos os lanceiros são efetivos para lutar contra cavalaria, e também são competentes contra infrantaria leve e pesada. Geralmente são lentos demais para alcançar arqueiros. Lanceiros que tenham lanças longas ou extra-longas podem formar Falanges. A formação de Falange é capaz de matar toda uma unidade de cavalaria que ataque os lanceiros, sem que um único soldado seu receba sequer um arranhão. Ela também é eficaz contra infrantaria, mantendo-os longe e impedindo-os de ferir seus soldados. Os lanceiros que formam Falanges também são capazes de derrotar facilmente cavalaria exótica, como elefantes, carros de guerra e camelos.

-- Arqueiros (Missile Infrantary): Compreende unidades que lutam à pé e usam armas de distância, quer sejam arcos, quer sejam fundas, lanças, bestas ou qualquer outra coisa. Arqueiros em geral são fracos, frágeis e covardes, por isso ficam longe da batalha, atacando à distância. Se forem alcançados pela cavalaria inimiga, morrem aos montes. Eles são úteis para atacar quase todo tipo de unidade (exceto cavalaria que faz círculo catabárico ou infrantaria em formação de Falange ou Testudo). No entanto, sua munição é limitada, e uma vez que acaba eles viram infrantaria leve da pior espécie.

-- Armas de Cerco (Siege Weapons): Balistas, Scorpions, Onagers, Catapultas... Armas feitas principalmente para derrubar muralhas, portões e formações sólidas de inimigos. Se movem tão lentamente que nem vale a pena tentar fugir do inimigo com elas. Normalmente tem um mira péssima, e erram o alvo com frequência... mas quando acertam, podem matar dezenas de uma só vez. Particularmente eu não recomendo o uso delas. Nunca. Em nenhum lugar.

-- Cavalaria Leve (Light Cavalary): São soldados montados, com pouca armadura e armas leves. Sua utilidade é principalmente eliminar arqueiros e armas de cerco, passando rapidamente (e longe deles) pelos lanceiros e soldados inimigos e investindo com tudo para cima da artilharia deles. A cavalaria leve é muito frágil, portanto não a deixe parada muito tempo, mande-a ficar sempre em movimento, pois causam muito mais dano quando correm antes do ataque (normalmente arremessando soldados no ar!). Ela também é útil para matar inimigos covardes que estão fugindo da luta.

-- Arqueiros Montados (Missile Cavalary): São soldados montados que atacam à distância, normalmente com arcos e flechas, embora alguns usem lanças. Muitos podem fazer uma formação chamada Círculo Catabárico (Catabarian Circle), que permite que eles fiquem correndo em círculos ao redor ou longe do oponente, dificultando que estes os acertem com armas de longa distância. No entanto, quando estão no círculo, eles se movem mais lentamente e podem ser alcançados por outros cavaleiros ou mesmo pela infrantaria.
Arqueiros montados são muito úteis no modo Guerrilha, pois ficam atirando no inimigo sem deixar ele chegar perto.

-- Cavalaria Pesada (Heavy Cavalary): Estes são cavaleiros muito bem equipados, com armaduras pesadas e armas poderosas. Aqui temos várias unidades exóticas, como carros de combate, elefantes, cavaleiros pesados que também usam arco e a maioria dos camelos. Eles são efetivos contra quase tudo, desde que fiquem longe de lanceiros...

-Moral e Fôlego:
A Moral e o Fôlego definem o que os soldados estão sentindo. Se você tem instalado a expansão Barbarian Invasions, pode ver também o motivo pelo qual eles estão sentindo-se daquela forma. Os principais estados de Moral e Fôlego são:

-- Eager (tranquilo): Os soldados estão tranquilos. A maioria deles começa assim o combate.

-- Fresh (descansado): Os soldados não se movimentaram muito ainda. Eles irão atacar com mais dificuldade por ainda não estarem "no clima" da batalha, mas estão "satisfeitos" com suas ordens e não vão se acovardar tão cedo.

-- Impetuous (impetuoso): Os soldados estão eufóricos. Normalmente estão em vantagem numérica e/ou estratégica, o inimigo está fugindo e eles querem a cabeça dos oponentes. Algumas unidades mais bárbaras podem atacar por conta própria, sem receberem ordens suas. Os ataques são mais mortais quando as unidades estão se sentindo impetuosas.

-- Warmed Up (Aquecido): Os soldados já entraram "no clima" da batalha e lutarão com força total.

-- Unhappy (infeliz): Os soldados não estão gostando da batalha, talvez estejam perdendo ou estejam bem cansados. Logo logo vão entrar em pânico e ir embora do mapa...

-- Winded (distraido): Os soldados se cansaram e agora estão lutando de maneira distraída, sem prestar muita atenção na movimentação dos inimigos e dos aliados no campo de batalha. Eles podem perder o interesse na batalha rapidamente e desertarem.

--Broken (algo como "acovardado", literalmente "quebrado"): Os soldados se acovardaram e vão fugir do mapa. Você pode tentar convencê-los a voltar e lutar levando o general do exército para perto deles e usando a habilidade especial dele (ele grita algo como "Volte covarde!"). Se a situação melhorar para você, as unidades que estiverem "broken" podem querer retornar. Você não pode comandar uma unidade que esteja "broken", elas correm para o limite do campo de batalha e não dão ouvidos à você.

-- Tired (cansado): A unidade está cansada, e lutará com menos força. Cuidado, pois ela pode desertar logo...

-- Panicked (Em Pânico): Trocentos bárbaros maus, cobertos de sangue e pedaços humanos pularam da floresta em cima de seus soldados? Sua unidade foi atingida por um jarro enorme cheio de óleo fervente, lançado por uma catapulta? Esse tipo de coisa faz as unidades ficarem em pânico e desertarem. Elas estão à um passo de ficarem "broken".

--Very Tired (muito cansado): A unidade andou demais, lutou demais e agora está cansada pra valer. Luta com muito menos força e está a um passo de ficar "broken".

--Fighting to Death (lutando até a morte): A unidade foi pega em uma situação que não tem como fugir. Pode estar em cima de uma muralha ou cercada por inimigos, mas a única solução é a morte, entao porque não levar alguns inimigos junto?
As unidades neste estado saem do seu controle, ficam paradas e preparadas para a porrada. Elas causam mais dano, mas não se preocupam tanto com a segurança, sofrendo mais dano também.

--Exausted (Exausto): A unidade não consegue mais dar um passo de tão cansada, e logo ficará "broken". Não se sabe de onde eles arranjam energia para correr tanto ao ficarem "broken"...

Um comentário:

  1. Anônimo1:35 AM

    muito legal

    eu jogo e mais d um ano nao conseguia ganhrs

    quando dominava metade o mapa fudia tudo!!!1

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