18 de novembro de 2008

Warhammer Mark of Chaos

-Warhammer Mark of Chaos (PC) (****)

 A série Warhammer existe desde os anos 70 sob forma de jogos de tabuleiro. Situada em uma idade média fantástica, ela traz a eterna luta do Império e seus aliados, os anões e os elfos, contra as forças do caos, compostas de orcs, homens-rato, demônios e humanos deformados.

Transportado para o futuro longínquo no título-irmão Warhammer 40.000, a série continuou seu sucesso nos tabuleiros. Com o advento do computador pessoal e dos consoles de videogame, ambos os títulos vem tendo sucessivas adaptaões para as novas mídias.

Ao lado do excelente e bem sucedido Warhammer 40.000 Dawn of War, Warhammer Mark of Chaos traz para o PC toda a brutalidade da idade das trevas do mundo de Warhammer.

Warhammer Total War ?

  Se você conhece algum dos excelentes games da série Total War (Rome Total War, já resenhado aqui, e também Medieval Total War, Medieval 2 Total War e Shogun Total War) não terá como deixar de lado a comparação com Warhammer Mark of Chaos.

  Este game é praticamente um "Warhammer Total War". As batalhas seguem exatamente o mesmo estilo, com poucas variações, você monta seu exército em alguma cidade ou acampamento, coloca ele em campo e vê centenas de unidades na tela, exatamente como os games da série Total War.  Até mesmo os controles são similares.

  Uma das poucas diferenças é a presença de "heróis", unidades especiais que podem ser acopladas em certos batalhões de soldados. Os heróis usualmente possuem magias e habilidades especiais que podem ser utilizadas na batalha. Eles também podem ser equipados com itens mágicos, armaduras e armas específicas. Quando dois heróis inimigos se encontram no campo de batalha tem início um duelo entre os dois. Durante o duelo nenhuma outra unidade pode atacar os heróis. Nesta situação o seu herói pode utilizar habilidades específicas e estratégias próprias. 

 
  Assim como na série Total War, há, além dos campos de batalha, um "mapa mundi" onde você 
pode mover seu exército. Aqui, no entanto, o jogo segue um caminho predeterminado, onde você passa por cidades e acampamentos a fim de recuperar suas tropas ou treinar novas unidades, comprar upgrades para elas e armas para seus heróis, e então depois segue para o próximo campo de batalha. 

  Os gráficos do jogo só podem ser classificados como excelentes. As cutscenes são muito bem feitas, sobretudo a que abre o game, que de tão boa parece até um filme. Os sons também são 
competentes, e a jogabilidade é fácil e fluida, sobretudo para quem já está acostumado com os games da série Total War. 

   No modo campanha você pode escolher lutar pelo Império ou pelas forças do Caos, e cada um segue uma campanha independente, sendo ambas bem montadas, com histórias interessantes e personagens épicos. 

"For the Emperor!"

   Se há algumas coisas a ressaltar sobre Warhammer Mark of Chaos é a falta de compatibilidade do game com a maioria dos PCs. Testei seis cópias originais em oito computadores diferentes, com configurações diferentes, mas dentro das especificações do jogo, e apenas um deles aceitou apenas uma das cópias... 

 
  Problemas com Windows XP são corriqueiros, desde "telas azuis da morte" até mensagens de erro "fatal" na execução do jogo. Embora seja um ótimo game, parece haver algum problema que impeça ele de funcionar corretamente em todas as máquinas que preencham os requisitos mínimos ou recomendados expressos na caixa...

  Outra coisa que pode decepcionar alguns fans é a excessiva linearidade das campanhas, e sua rapidez. É possível terminar uma campanha em apenas algumas horas de jogo. E fora o modo 
multiplayer, não há outros modos de jogo contra o computador, o que torna Warhammer Mark of Chaos um game muito rápido de ser terminado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário