3 de novembro de 2008

Star Wars The Force Unleashed (PS2)

- Star Wars: The Force Unleashed (PS2) (****)























 Há muito tempo atrás, em uma galáxia distante, havia uma pequena produtora de games chamada Lucasarts. Na época anterior ao Windows 95 ela já havia produzido ótimos games, como The Dig e Full Throttle. Com o advento de novas plataformas para PC, a Lucasarts começou a colocar no mundo excelentes
 games baseados na série cinematográfica de seu chefe, George Lucas. 

  Star Wars se tornou sinônimo de ótimos games. A série de Kyle Katarn (Dark Forces; Dark Forces II: Jedi Knight...) e até mesmo o fraquinho Histórias de Yoda eram muito superiores a muitos games da época, tanto no enredo quanto nos gráficos e na jogabilidade.

No entando, veio uma época sombria. Com o lançamento da nova trilogia de StarWars, os games decaíram tanto quanto os filmes. 

  Star Wars Battleground, aka. "Age of Empires Star Wars" era apenas uma adaptação tosca de Age of Empires II para o universo Star Wars. Era praticamente o mesmo game, só as unidades que eram graficamente diferentes, embora fizessem os mesmos papéis em ambos os jogos. Algumas vezes os tiros de laser dos stormtroopers ficavam pregados no chão, da mesma forma que as flechas e lanças de Age of Empires (!!!). Os funestos Episódio I, Episódio II, Episódio III e Episódio I Racer, de tão ruins, não merecem sequer uma menção aqui. Em alguns casos estes games chegaram a ser lançados ANTES que os filmes, o que deixa dúvidas sobre qual era baseado em qual...

Recentemente, no entanto, as coisas tem mudado. Lego Star Wars e Lego Star Wars II já foram considerados os melhores games de Star Wars quando lançados. Isso para se ter uma idéia o quando andavam capengas os jogos da série...  

Depois deles, no entanto, surgeo novíssimo Star Wars The Force Unleashed.


O Lado Negro poderoso é...

Este game, lançado para PS2, PC, PS3, Xbox360 e Wii é a grande aposta de Lucasarts para revigorar os games da série. E para isso conta com uma poderosa engine gráfica, enredo inédito (nada de ficar seguindo os passos dos heróis dos filmes) e um sistema completamente novo de se usar o poder da Força.

Portanto, prepare seu sabre de luz e vamos nessa, jedi!

O game conta a história de um garoto que é treinado por Darth Vader como um Sith, com a finalidade de matar o imperador Palpatine e levar seu mestre ao trono do Império. O garoto, uma figura bizarra, corcunda, magrelo e com olhar insano, tem uma história própria, que se passa logo após o filme Star Wars: Episódio III. 

Ainda há muitos jedis foragidos, e Darth Vader precisa de alguém para caçá-los. A oportunidade é tanto um treinamento para seu aprendiz quanto um serviço sujo a ser feito sem esforço, no entanto o lorde Sith tem mais planos para o protagonista do que deixa transparecer...

O game tem uma jogabilidade fluida que lembra, em alguns momentos, God of War, embora a câmera seja mais livre para ser direcionada de acordo com as necessidades do jogador. Os cenários são bem construídos, e vão desde naves e bases típicas de Star Wars até planetas cheios de sucata e um odioso e nojento mundo tomado por fungos.

As cutscenes são excelentemente bem construídas, e muitas são melhores do que os três novos filmes de Star Wars. Juntos. 

O som não chega a decepcionar, mas também nao faz feio. Os efeitos sonoros são bem colocados, incluindo os muitos efeitos criados pelo sabre de luz. 

A grande vedete de Star Wars The Force Unleashed é, na verdade, as batalhas contra os chefões e sub-shefes. De Rancors a robôs gigantes, de jedis a siths, você vai enfrentar um pouco de tudo. Os combates são estilosos, com duelos de sabre de luz, poderes da Força e, em certas partes, apertando os botões que apare
cem na tela em uma certa ordem, é possível executar um ataque monstruosamente exagerado e quase sempre muuuuiiiitttttooooo divertido. Já pensou em amassar um AT-ST do Império com o piloto dentro, usando apenas a Força? E cegar o Rancor com seu sabre de luz depois de eletrecultar o estômago dele? E bater com um jedi na parede até ele virar purê? 

Ao longo das fases, em locais escuros ou embaixo de peças do cenário há vários holocrons, cubos de hologramas. Quanto mais deles você pegar, mais vai liberar "extras" que vão de roupas novas a sabres de luz diferentes para seu personagem, além da arte original do game. 

Problemas, eles tem...

Comparado aos outros games recentes de Star Wars, este é inigualavelmente bom. No entanto, há algumas considerações sobre ele. 

A principal é sobre os "poderes da Força". Usados na maioria das vezes como "combos de botões", estes poderes nem sempre funcionam na versão de PS2 (testada aqui). Muitas vezes o jogo simplesmente não reconhece a diferença entre "apertar um botão" e "apertar e segurar" o mesmo. 

Apertar um botão tem efeitos dife
rentes de apertar e segurar, ou apertar várias vezes seguidas, e às vezes o jogo se antecipa e simplesmente lança um poder que você não quer usar, logo que você aperta o botão, sem te dar tempo para apertar mais de uma vez ou segurá-lo...

A telecinésia da Força (poder de pegar objetos e pessoas à distância) é um tanto mal feita. Você pode pegar um objeto e movê-lo para os lados, para frente e para trás, mas não para cima ou para baixo.... Em questão de telecinésia, a do extraterrestre Crypto em Destroy All Humans era muito melhor. 

Há algumas falhas menores de programação, como personagens que simplesmente "se deixam matar" sem reagir, mesmo estando armados. Também há pequenos "bugs" gráficos, como partes do corpo que "passam através" de paredes e roupas. 

No entanto, uma vez que você liga o sabre de luz e começa a picotar tudo à sua frente, estes pequenos defeitos nem fazem muita diferença...


















Nenhum comentário:

Postar um comentário