5 de dezembro de 2008

Últimas Notícias

Últimas Notícias do Mundo dos Games:



- Exército americano vira produtor de games:

O Exército dos Estados Unidos planeja investir US$ 50 milhões em games para o treinamento de soldados, informou o jornal militar "Stars and Stripes".

O programa terá início em 2010 e vai durar cinco anos. A idéia é acompanhar as tendências dos games modernos e identificar tecnologias que possam ser aplicadas para treinar soldados. A iniciativa não pretende competir comercialmente com os jogos já disponíveis no mercado.

A unidade de games do Exército dos EUA também planeja comprar os direitos de algum jogo de tiro comercial e modificá-lo para os treinamentos. Chamado de "Game after ambush", esse jogo vai substituir "Darwars Ambush", que é usado atualmente pelas forças armadas. O novo jogo, ao contrário do antigo, vai permitir que o usuário modifique os terrenos e as missões.

O melhor exemplo de games usados como forma de treinamento militar é "America's army", jogo de tiro e simulação lançado publicamente em 2002 para atrair jovens para o serviço militar dos EUA.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,MUL880213-9666,00-EXERCITO+AMERICANO+VAI+INVESTIR+US+MILHOES+EM+GAMES+MILITARES.html

Comentário do Blog da Resenha: É, acho que a grana anda curta para os militares americanos. Como todos sabem, o mercado de games é o que mais lucra em todo o mundo, lucra mais do que o cinema, e mais até do que o narcotráfico. Claro que os militares americanos não vão perder a chance de abocanhar essa também.

Agora imagina se a moda pega... Logo teremos o "Brazil Army", "Russian Army" e por ai vai... Se bem que diante dos games de guerra capengas que andam saindo, não seria má idéia!


- Vício em games nem sempre é vício:

AMSTERDÃ - Cerca de 90% dos jovens que procuram tratamento por se considerarem jogadores compulsivos de videogame não estão viciados, segundo o fundador da única clínica da Europa dedicada ao problema.

Keith Bakker, do Centro Smith & Jones, em Amsterdã, na Holanda, já tratou centenas de jovens desde que a clínica foi inaugurada, em 2006.

Mas o centro está mudando a maneira como cuida de seus pacientes depois de perceber que jogar videogame compulsivamente é um problema mais social do que psicológico.

Usando o tradicional modelo baseado na abstinência, a clínica foi bem-sucedida na maioria dos casos em que os jovens também apresentavam outros tipos de vício, como o abuso de drogas ou álcool.

Mas Bakker diz acreditar que os vícios múltiplos afetam apenas 10% dos jogadores compulsivos. Para os outros 90% que dizem passar pelo menos quatro horas por dia diante do videogame, o fundador da clínica duvida que o aconselhamento psicológico seja o melhor tratamento.

"Esses garotos chegam ao centro com alguns sintomas parecidos com os de outros tipos de vício ou dependência química", afirma Bakker, em entrevista à BBC.

"Mas quanto mais lidamos com eles, menos tendo a crer que possamos chamar o problema de vício. O que a maioria deles precisa é dos pais e dos professores", avalia. "É um problema social."

Segundo o fundador da clínica de Amsterdã, a intervenção pode ser a única maneira de quebrar o círculo vicioso para os mais jovens. Isso às vezes significa literalmente tirar a criança do computador por um tempo até ela se dar conta de seus hábitos e começar a ver que existem outras opções na vida.

"É uma escolha", diz Bakker. "Esses jovens sabem exatamente o que estão fazendo e simplesmente não querem mudar. Se ninguém ajudá-los, nada vai acontecer."

Ele afirma que, se houvesse um comprometimento maior dos pais e educadores em ouvir o que as crianças dizem, problemas como isolamento e frustração poderiam ser cortados pela raiz, levando esses jovens do mundo virtual de volta ao mundo real.

A clínica agora começou a modificar seu programa de tratamento, concentrando-se mais em realizar atividades que desenvolvam as habilidades sociais e de comunicação dos pacientes, para ajudá-los a se reintegrar à sociedade.

"O problema do jogo compulsivo é resultado da maneira como vivemos hoje em dia", afirma Bakker. "Cerca de 80% dos jovens que passam por nossa clínica sofreram abusos de colegas de escola e se sentem isolados. Muitos de seus sintomas podem ser resolvidos voltando às velhas noções de comunicação."

Ao oferecer aos pacientes um espaço onde eles se sentem aceitos e ouvidos, a clínica diz ter descoberto que a maioria conseguiu abandonar o jogo e reconstruir suas vidas.

Fonte: http://www.estadao.com.br/geral/not_ger283476,0.htm

Blog da Resenha: Peraí! Na Holanda, onde todo tipo de droga é liberada, o pessoal tá procurando clínicas de reabilitação para tratarem vício em games!!! Vai ser nerd assim lá na p.... !

Pelo menos um dado interessante, se a maioria dos viciados em games não são realmente viciados, isso quer dizer que a próxima vez que te chamarem de viciado, você saberá que provavelmente não sofre desse mal...


- Empresas investem nos portáteis para as férias

Com a chegada das férias se aproximando, os produtores de games estão garantindo que o mercado tenha jogos e aparelhos disponíveis para uso em trens, aviões e automóveis.

A Nintendo lança dois pacotes de edição limitada para o portátil DS, em 28 de novembro: o Mario Red Nintendo DS, com o jogo "New super Mario bros",e o Ice Blue Nintendo DS, com uma capa de transporte e uma cópia de "Brain age".

No Japão, a Nintendo introduziu recentemente seu novo portátil, o Nintendo DSi, que acrescenta duas câmeras, uma entrada para cartão SD, uma loja on-line de jogos, capacidades musicais avançadas, telas maiores e um corpo mais "esbelto" ao aparelho portátil de tela dupla.

O Nintendo DSi será lançado na América do Norte e na Europa em 2009, cerca de cinco anos depois da estréia do DS original no mercado norte-americano. As vendas acumuladas do modelo até o momento são de 84 milhões de unidades.

Já a Sony tem um novo portátil, o PSP 3000, que oferece tela de alta resolução e um microfone incorporado, para permitir que os usuários se comuniquem com os amigos, entre jogos e filmes.

Desde a estréia do PlayStation Portable original, em dezembro de 2004, no Japão, a Sony já vendeu 40 milhões de unidades em todo o mundo.

Enquanto isso, o iPhone 3G e o iPod Touch, da Apple, também se tornaram populares como aparelhos para jogos, nas férias. Há mais de 13 milhões de iPhones 3G em circulação no mundo e a App Store oferece mais de 1,5 mil títulos de jogos. As informações são do G1, da Globo.

Fonte: http://atribunadigital.globo.com/games/noticias/?opr=626&cod=386903

Blog da Resenha: Os portáteis realmente estão se preparando para uma briga feia. Com a evolução das memórias flash, das telas de LCD e dos microprocessadores, os videogames portáteis estão se tornando tão bons quanto os seus primos grandões. Foi-se o tempo daqueles joguinhos de camelô 999 em 1...


- Tec Toy lança um console, o Zeebo

RIO - A TecToy anunciou, nesta quarta-feira, um novo console de games chamado Zeebo, que deverá chegar ao mercado nacional em julho de 2009. A principal novidade é que os jogos não terão cartuchos ou qualquer tipo de mídia física. A estratégia, segundo a empresa, é combater a pirataria, já que mercado mundial de games está em R$ 42 bilhões em 2008 e nos mercados emergentes uma grande fatia desse mercado é comida pela pirataria.

O console vai funcionar conectado com redes 3G de telefonia celular. Dentro do equipamento há um simcard da operadora Claro, que torna possível a conexão direta do console com as redes 3G (onde estas não estiverem disponíveis, ele se conectará às redes EDGE). Através dessa conexão, os usuários poderão comprar os jogos para o console como compram jogos para celular. Os títulos podem ser adquiridos via e-credit através do próprio console, cuja interface é como a de um celular, com a diferença de possuir também uma central para a compra de games. O equipamento também pode ser ligado à TV.

O console já vai trazer alguns games embutidos, como o já conhecido Quake I, que está estreando em plataformas de consoles. A idéia da TecToy é oferecer apenas jogos em português. O preço do produto ficará em torno de R$ 600. Cada jogo custará cerca de R$ 30 e, os mais antigos, sairão por R$ 10.

Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/11/13/tectoy_lanca_console_de_games-586384492.asp

Blog da Resenha: Hummmm... Console brazuca movido a rede 3G? Parece ficção científica. Falta saber se esse "Zeebo" será bom o bastante para competir com, digamos, o Wii ou o PS2. Se ele vem com Quake 1, é provável que seja, no máximo, tão poderoso quanto um PS1...

Pode ser uma boa opção para os nostálgicos, mas 600 reais é um preço bem elevado (um PS2 tá saindo por esse preço também) para um console tão tecnologicamente fraco, e o acesso da rede 3G, se for pago, pode inviabilizar o console. Acabaria sendo um PS1 com um custo muuuiiittttoooo alto para atingir o terceiro mundo.

Pelo menos ele é bonitinho. Melhor do que o Dinavision, que é feio horrores.

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