16 de agosto de 2011

Hunted The Demons Forge (PC, Xbox360, PS3) (****)

Hunted The Demons Forge (PC, Xbox360, PS3) (****)

A Bethesda ganhou respeito dos gamers depois de ter ressuscitado a série Fallout em grande estilo, e desde então tem investido em RPGs e games de alta qualidade.

Hunted the Demons Forge é um jogo de ação medieval muito bem vindo. Em um ano onde a maioria dos lançamentos são continuações ou prequels de outros games, Hunted desponta como um dos poucos  jogos "originais" de 2011.

Feito basicamente para jogar cooperativamente com um amigo, Hunted coloca o(s) jogador(es) na(s) pele(s) de uma divertida dupla de mercenários em um mundo medieval fantástico. Caddoc é um guerreiro humano veterano, já perto da velhice e especializado em combate corpo-a-corpo, e E'Lara é uma elfa arqueira (amiga de infância de Caddoc, como elfos envelhecem mais lentamente, ela está em plena adolescência), um dos últimos elfos deste mundo, e especializada em combates à distância.

Jogando sozinho é possível controlar qualquer um dos dois personagens, e com um amigo sempre é possível "trocar" os personagens quando quiser. Na maior parte dos locais há "pedras mágicas" que permitem alternar seu personagem à vontade. Ou seja, se você gosta de bancar o "sniper", pode jogar com E'Lara, ou se gosta de descer a machadada nos inimigos, pode pegar Caddoc.

O grande atrativo de Hunted é extamente a dupla Caddoc e E'Lara. Raramente se viu personagens tão bem desenvolvidos em games anteriores. Ambos são divertidos de se jogar e não ficam presos em suas especializações. Caddoc tem uma besta para ataques à distância e E'Lara carrega espada e escudo para combates de perto, fazendo ambos serem igualmente versáteis.

Os diálogos entre ambos rolam o tempo todo no game. Praticamente não se passa um corredor sem ouvir alguma conversa de ambos, e além da dublagem ser bem feita, os diálogos são muito bem escritos e transmitem muito da personalidade de cada um, sem parecer forçado.

Caddoc foge do arquétipo do bárbaro burro, embora seja extremamente forte e lute corpo-a-corpo, ele é inteligente e muito experiente, sempre buscando vantagens táticas sobre os inimigos, porém, tem fobia de aranhas (e grande parte dos inimigos do jogo são aracnídeos). E'Lara é impulsiva, infantiloide, destrutiva e ciumenta, e guarda uma profunda mágoa por ser a última elfa do mundo, detesta que as pessoas a vejam como heroína ou a confundam com humanos. A química dos dois é ótima, e muitos momentos são de rachar de rir.

O enredo em si não é lá muito interessante, e parece bem forçado de início. Basicamente Caddoc e E'Lara estão explorando uma ruína em busca de tesouros e topam com uma joia em forma de crânio. Uma mulher boazuda aparece de um portal e diz que está presa à pedra, e que seu pai, o prefeito de uma cidade próxima oferecerá uma grande recompensa para quem levar a pedra a ele. No entanto a história não é bem o que parece, a durante as fases é possível coletar cada vez mais informação até descobrir, lá para o final do jogo, o que realmente está acontecendo, quem é a mulher misteriosa e o que esta joia tem a ver com a dupla de mercenários.

O modo como a narrativa é apresentada prende a atenção, e cria uma grande expectativa. Informações colhidas aos pedaços vão formando um cutscene que conta toda a verdade da trama, mas pedaços aleatórios são descobertos fora de ordem, fazendo um sentido completamente diferente da primeira vez que você assiste...

A parte gráfica de Hunted é muito boa, com excelentes texturas e jogo de luzes. O único porém é que alguns modelos (sobretudo E'Lara e a tal mulher da jóia) parecem "achatados", mas nada que atrapalhe a ação. A parte sonora ganha destaque com as dublagens bem feitas, mas não há uma música que se destaque e os efeitos sonoros são apenas regulares.

A jogabilidade é divertida, com muitas opções de ação (magias, armas, ataques à distância), e se algum inimigo cair no chão você pode dar um "Fatality" bem sangrento nele. O desafio quase sempre é bem calculado, nunca fácil demais e raramente muito difícil. O design das fases lembra muito Gears of War, inclusive no sistema de cobertura e nas armas fixas espalhadas em áreas cheias de inimigos.

Há pouca variedade de inimigos, mas diferentes conjuntos de armas/escudos e armaduras tornam eles mais diversificados. A Inteligência Artificial é suficientemente boa, sobretudo para controlar o personagem aliado seu (Caddoc ou E'Lara) se você estiver jogando sozinho. Os inimigos também são bons em buscar proteção, dar apoio a outros e até mesmo montar emboscadas em cantos escuros das fases.

Uma divertida adição é um criador de mapas onde você pode "costurar" regiões do jogo Single Player em um mapa personalizado, definir os itens que estarão lá à espera dos jogadores, tipos de inimigos, quantidade e até limitações ou bônus especiais (só poder usar um tipo de arma, munição infinita...), salvar tudo e desafiar seus amigos a completar seu mapa. Como foi feito pensando nos consoles, o criador de mapas é fácil de usar apenas com os botões do teclado, mas é um pesadelo para se usar com o mouse...

Hunted tem alguns probleminhas em relação à bugs. Em certas partes é possível "cair" da geometria do jogo, ou seu personagem "teletransportar" para cima de uma cerca ou pedra e não conseguir sair de lá, te obrigando a dar um reload no jogo.

Em alguns momentos, inimigos comums (não chefes) simplesmente se recusavam a morrer, não importa quantos golpes, flechas e magias recebiam, provavelmente por conta de algum bug na detecção de colisão ou no algoritmo que controla a vida do bicho... Como não eram inimigos especiais, bastou passar por algumas portas para despistá-los e continuar o jogo sem problema, deixando o "highlander" para trás...

Hunted também sofre dos mesmos probleminhas de Gears of War, com fases muito lineares e previsíveis, sendo que na maioria dos locais, basta esconder atrás de uma pedra ou tronco e ficar flechando os inimigos...

Hunted the Demons Forge é uma boa novidade para quem já está de saco cheio de Warcrafts, Dragon Ages e outros games medievais. É divertido, engraçado e difícil na medida certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário