25 de agosto de 2012

Guild Wars 2 promete...


O mundo dos MMORPGs pode ser definido entre antes e depois de World of Warcraft, da Blizzard. No período anterior a este game, tinhamos jogos como Tíbia e similares, com gráficos isométricos e visão em terceira pessoa. Após o sucesso de WoW, praticamente todos os novos MMOs resolveram seguir o mesmo estilo, com visão em segunda pessoa, cores fortes e estética similar.

Eis que Guild Wars, em sua segunda edição, promete revolucionar novamente o mundo dos MMOs. O pessoal do portal Arkade revisou o game, que será lançado dia 28 de Agosto e ressaltou alguns pontos positivos que (esperamos) passem a influenciar os novos jogos de agora em diante.

"Nossa, eu queria tanto levar um objeto de um personagem para o outro, igual a um carteiro na vida real, sabe?" - Absolutamente ninguém 
- Não Haverá Missões Estilo Carteiro!

Sabe aquela missão que você tem que encontrar um personagem, pegar um objeto com ele, levar até outro personagem e depois voltar para pegar sua recompensa? Praticamente todos os jogos hoje em dia tem uma ou mais (ou como Fable III, praticamente só tem) desse tipo de missão. E por um motivo simples, são missões fáceis de criar, "enchem linguiça" e permitem aos game designers aumentarem o tempo que demora até terminar todas as missões do jogo.

O problema no entanto é que esse tipo de missão é chato, cansativo e simplesmente sem graça. Se você ama tanto entregar correspondências, por que não arruma serviço de motoboy, carteiro ou office boy na vida real? Normalmente jogamos games para ser personagens que não podemos ser na vida real, como cavaleiros, magos, soldados e super-heróis.

Aparentemente os fabricantes de Guild Wars 2 perceberam que não adianta encher linguiça com missões de carteiro e resolveram fazer o novo game totalmente livre desse tipo de quest. Aqui haverá apenas a missão principal do seu personagem, ligada à história dele, e eventos ambientais. Andando por aí você pode encontrar alguma situação em que seu personagem possa agir, como uma batalha ou alguém precisando de ajuda, mas não haverá mais aqueles personagens estacionados nas cidades, pedindo que você leve alguma coisa para alguém em algum lugar...

"Agora eu mudei minha arma pra 'pão', sou um cuidador de pombo!"

- Mude Seu Estilo de Jogar Sem Burocracia!

MMORPG é o tipo de jogo sem fim. Enquanto tiver lugares a explorar e monstros a surrar, você poderá estar jogando. E como é comum nesse tipo de jogo, logo logo você cansa de lançar as mesmas magias, usar as mesmas armas e matar seus inimigos exatamente do mesmo jeito.

Eis que Guild Wars 2 promete um modo simples de variar o seu estilo de jogo, sem precisar criar um novo personagem ou resetar as habilidades de um que você já tenha. Ao invés de longas listas e árvores de habilidades, cada personagem terá cinco habilidades ofensivas, cinco defensivas, cinco de suporte e cinco elementos de magia, todos ligados aos equipamentos, ou seja, basta trocar de equipamento e arma para seu personagem mudar totalmente o modo de agir, com novas habilidades e poderes. Sem menus, sem burocracia, sem listas infindáveis de opções pra escolher.

Apresentando seu amigo ao jogo? Podem jogar juntos então...

- Jogue Junto com Seus Amigos, Independente de Nível!

Aconteceu comigo recentemente. Uma moça linda (que provavelmente está lendo essa matéria) me convidou pra jogar Lord of the Rings Online, game que não jogo desde que se tornou gratuito. Quando entramos no MMO, nem eu podia ver o personagem dela, nem ela podia ver o meu, já que ambos estavam em níveis muito diferentes e "realidades" diferentes, só podendo se encontrar se estivessem no mesmo nível.

Normalmete os MMORPGs isolam os jogadores iniciantes dos veteranos, tanto para impedir que veteranos fiquem matando os iniciantes a torto e a direito quanto para diminuir o número de jogadores em um só local.

Eis que Guild Wars 2 promete não fazer isso. Personagens sempre podem se encontrar, independente do nível. E para impedir que personagens mais fortes fiquem atacando os iniciantes, sempre que ambos se encontrarem, o mais forte terá seu poder reduzido ao nível do outro, mantendo eles no mesmo patamar de força.

"E ae gata!? Bora explorar umas paradas?"
- Belos Cenários Para Você Explorar!

Fora raras exceções, os cenários de MMOs são praticamente panos de fundo, colocados após barreiras para serem apreciados de longe. Que o diga os planetas aparentemente imensos de Star Trek Online, que se você chegar muito perto, simplesmente "esbarra" neles (que são poucas vezes maiores que sua nave) e "quica" para longe...

Guild Wars 2 promete deixar você explorar cada canto de seus gigantescos cenários, com direito a visões panorâmicas como as de Assassins Creed e pontos de fast travel escondidos no cenário.

Será possível até mesmo explorar embaixo d'água, com belos gráficos e novas habilidades ligadas à natação e mergulho.

"Pula, pula, rola! pula, pula, rola!"
- Combates Mais Dinâmicos!

Sabe uma coisa irritante nos MMORPGs? Combate. Veja por exemplo o mais recente Star Wars The Old Republic, as cutscenes mostram os personagens saltando, rodando, se movendo, esquivando e varrendo sabre de luz pra tudo quanto é lado. No gameplay os personagens ficam apenas parados de frente um pro outro mexendo suas armas (muitas vezes sem nem encostar no alvo) enquanto o jogo decide se causou dano, se ouve esquiva ou se um morreu. Nenhum deles dá um passo fora do lugar, apenas repete mecânicamente aqueles golpes pré-programados... sempre do mesmo jeito.

Guild Wars 2 promete injetar mais dinamismo no combate, possibilitar ao jogador se esquivar, andar em volta do inimigo e saltar para perto ou longe enquanto ataca. Algo mais próximo de um Assassins Creed ou qualquer outro jogo offline atual.

Se Guild Wars 2 cumprir tudo o que promete, provavelmente teremos um novo marco na história do MMORPG. Vamos esperar e torcer para que seja realmente um ótimo game!

Enquanto o dia 28 não chega, podemos curtir o trailer, muito bem feito, por sinal:


Nenhum comentário:

Postar um comentário