14 de janeiro de 2013

Museu dos Arcades Soviéticos

Na União Soviética, o game joga VOCÊ!!!

Talvez muitos leitores sejam jovens demais para se lembrar de como era a vida nos anos 80 e 70, quando um simples Atari fazia a diversão de toda uma escola e os moleques se acotovelavam nos fliperamas para jogar Pong ou Space Invaders nos arcades de tela branca e preta.

Mas certamente (mesmo que por influência de games e filmes) você já ouviu falar da União Soviética, e como o pessoal por aqui, nas Américas, viam os russos como um bando de bêbados violentos armados até os dentes.

No entanto, a vida na União Soviética era bastante normal e muito mais parecida com a nossa aqui do que imaginávamos. Além da Vodka, das loiras bonitas e dos fuzis AK-47, os russos também tinham parques, praias, gibis, escolas, desenhos animados e, é claro, videogames!

E para relembrar a era dos arcades soviéticos, os russos abriram o Museu do Fliperama Soviético, onde você pode inclusive jogar uma versão em Flash do game de Batalha Naval deles.

Batalha Naval!
Embora bastante básico, o jogo não faz feio aos outros da época, do lado de cá da Cortina de Ferro. Com vários níveis de dificuldade, multiplayer cooperativo e incríveis periscópios de submarino (de verdade), o arcade de Batalha Naval deve ter feito a festa de muito garotinho russo naquele tempo.

O museu ainda tem outros tipos de jogos, todos bastante conhecidos por aqui, incluindo games de corrida, tiro e simuladores de aviões (tinha até penbolim!). Ao todo 20 deles ainda estão funcionando e podem ser jogados todos os dias no museu.

Como na União Soviética não existiam indústrias privadas, ao invés da Atari e outras empresas produzirem os games, eram as Forças Armadas que inventavam, montavam e distribuiam os arcades por todo o bloco comunista.

Aproveite se você der uma passada na Rússia e, depois de tomar uma vodka, é claro, dê uma visitada no museu. Nada como uma boa dose de nostalgia para quem viveu a época dos fliperamas no lado capitalista do mundo...





Simulador de Caça

Corrida
Tiro ao alvo

Penbolim (aka. totó)

Muitos arcades dos anos 70 e 80 à disposição!


4 comentários:

  1. Adoro as noticias, mas gostaria de saber, quais serao os proximos jogos que serao analisados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere por Far Cry 3, Grand Ages Rome, Battlefield Bad Company 2, Chivalry Medieval Warfare e Hitman Absolution em breve!

      Excluir
    2. Aguardando ansiosamente :D

      Excluir
    3. Angelo Jr12:30 PM

      Grand Ages Rome, outro jogo que não conhecia, estou vendo aki, vi o trailer e vou jogar. Junto com Mount and Blade, estou arranjando uns jogos muito bacanas aki

      Excluir