11 de março de 2011

Dungeons (PC) (**)

Dungeons (PC) (**)

Desde aqueles antigos jogos de tabuleiro dos anos 1970, heróis invadem masmorras cheias de monstros em busca de tesouros. Games como Diablo e Dragon Age são centrados principalmente nisso, heróis invadindo labirintos e arrebentando inimigos.

Eis que a antiga Bullfrog teve a idéia de lançar um game que funcionava ao contrário. Dungeon Keeper, onde você era um lorde maligno, e tinha de criar uma masmorra cheia de armadilhas e monstros para matar os heróis que desciam em seus domínios.

Dungeon Keeper ganhou uma continuação, mas quando a Bullfrog faliu em 2004, nenhuma outra softwarehouse se atreveu a lançar algo parecido, e este estilo de jogo morreu... por um tempo.

Dungeons é mais uma "reencarnação" do antigo Dungeon Keeper do que um game original. Aqui você é também um lorde das trevas, que é traído pela namorada e obrigado a recomeçar seu império do zero, criando masmorras para heróis invadirem.

O game tende bastante para o humor, principalmente satirizando outros games (sobretudo Diablo e Dungeon Keeper). Mas na prática não há os absurdos e o nonsense do original, o que quebra um pouco o clima.

Na prática o jogo é bem executado, sem bugs ou quedas de velocidade. Mas também não surpreende. O gosto de "comida requentada" pesa contra dungeons, e o sentimento de nostalgia não consegue segurar os gráficos medianos, a iluminação tosca (sobretudo em tons de laranja e verde limão... chega a cansar a vista).

A jogabilidade também sofre bastante. Basicamente você tem que decorar sua dungeon com cadeiras, tochas, caveiras e correntes para atrair os aventureiros para o local certo, onde deve ter bastante tesouros para eles ficarem felizes. Então pentagramas que invocam monstros devem estar presentes para garantir que eles não sairão de sua masmorra com os tesouros. Só que a tendência dos aventureiros é andar em linha reta, pegar o tesouros, dar meia volta e sair, então ou você coloca os monstros antes do tesouro (e eles matam os aventureiros antes deles ficarem contentes, gerando menos poder para você) ou coloca depois, e os aventureiros vão ir embora com seu ouro sem passar pelos monstros.

Mesmo que você consiga um equilíbrio entre monstros e tesouros, os monstros sempre estarão em desvantagem e você muitas vezes terá de ir pessoalmente bater neles, uma vez que seus asseclas não vão dar conta do recado.

Uma dungeon bem montada também significa um bom tempo de tédio. Basta sentar e assistir aquele bando de aventureiros clichê serem massacrados sem dó, raptados e mantidos em cativeiro. Missões que obrigam você a pegar uma quantidade alta de poder ou ouro só tornam o game absurdamente lento e entediante. Vale mais a pena comprar um Pentium 2 com Windows 95 e jogar Dungeon Keeper até sua nostalgia passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário