27 de maio de 2011

Project Cafe

Project Cafe

Lembra dos anos 90, quando o Super Nintendo e o Nintendinho faziam a alegria da galera? Naquela época a empresa japonesa era praticamente dominante no mundo dos games, enfrentando poucos adversários de peso como os Master Systems e Mega Drives da Sega.

Quando a Sony apareceu com a idéia de usar CDs em seu console Playstation, a Nintendo derrapou na pista e insistiu nos velhos cartuchões movidos a "energia eólica" (você tinha que soprar eles ou o game não rodava) em seu Nintendo 64. Na atual geração de consoles a empresa recuperou terreno com o divertido Wii, investindo em tecnologia de detecção de movimento que acabou fazendo as rivais Microsoft e Sony correrem atrás para seus consoles (com o Kinetic e Playstation Move).

O problema é que o Wii ainda tinha gráficos e processadores bem antigos. Enquanto o PS3 e o Xbox360 investiam em games com qualidade visual espetacular, centenas de inimigos e explosões ao mesmo tempo e IA avançada, o Wii ficou meio relegado a jogos de esportes e às franquias da própria Nintendo (Mario, Zelda, Metroid...)

Há alguns dias vazou na net notícias do protótipo do novo console da empresa, batizado de Project Cafe (não, nada a ver com nossa bebida ou com a planta do café, em inglês "Cafe" significa "bar" ou "lanchonete").

Não se sabe ainda se a foto acima é real ou se será o modelo final do console, mas uma coisa é certa, parece bastante com o Wii. A falta de plugues e fios na frente sugere que também terá controles sem fio, a exemplo do Wiimote.

Por falar em controles, corre o boato de que o controle do Cafe será uma mistura dos antigos controles do Nintendo 64 com telas touchscreen no estilo Nintendo DS. Dependendo do jogo, a telinha poderia ajudar bastante, mostrando o inventário do personagem enquanto a tela mostra a ação do jogo. Imagine games no estilo Resident Evil ou Zelda, onde você tem que ficar alternando telas de inventário e características do personagem... seria uma ótima idéia, não?

Outros boatos apontam um controle ainda mais inovador. Com a popularidade dos tablets (graças ao iPad da Apple), o novo "Cafe-mote" poderia muito bem ser um tablet. Com o console desligado, funcionaria para anotar recado ou como um mini-console para games mais casuais, com o Cafe ligado, seria um controle bem interessante, deixando a pessoa "desenhar", escrever e jogar com uma caneta ou por toque.

Um híbrido de controle e tablet que pudesse rodar games mais simples de forma independente realmente seria inovador. Se este boato for verdadeiro, pode ser o início de uma nova era de convergência entre os consoles. Imagine usar seu PSP2 como controle para o PS4? Ou um Nintendo 3DS2 como controle para o Nintendo Cafe? Quem sabe isso até não traz a Apple de volta aos consoles, com um iPhone ou iPad/iPod servindo de controle para um "iGame"?

Outra dúvida sobre o Project Cafe é a mídia dos games. A Sony e a Microsoft provaram que há muito problema em relação à mídias. O uso de CDs e DVDs leva os games a serem facilmente pirateáveis, como acontece com o Xbox360, já o uso de mídias caras como o BlueRay acaba tornando os jogos (e os consoles) obscenamente caros. A distribuição de games por redes fechadas como a PSN e o XboxLive pareciam ser a saída, até que a invasão da PSN este ano acabou com o sonho dourado de uma rede "livre de piratas" e ganhando dinheiro com mensalidades de jogadores. Nem todos os países tem acesso à essas redes também, o que limitaria o mercado em certos locais...

Por enquanto quase tudo o que se sabe sobre o Project Cafe são especulações. Vamos esperar que a Nintendo esteja mesmo pensando alto, e que tenhamos uma nova geração de consoles ainda mais poderosos que os atuais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário