25 de julho de 2011

6 Terríveis Segredos dos Games

6 Terríveis Segredos dos Games

Quem gosta de games e de tecnologia está familiarizado com o termo "Easter Eggs" ("Ovos de Páscoa"). Easter Eggs normalmente são extras escondidos em programas, filmes, músicas e outras mídias, que aparecem apenas em algumas circunstâncias. Games também costumam ter um monte de "extras" escondidos aqui ou ali... e alguns são realmente perturbadores...


Com vocês, alguns dos extras mais terríveis da história dos videogames:


- Mario: Luigi está morto, Daisy é deformada, Aliens seguem Mario


Mario (ou Jumpmen, como era conhecido) é um dos personagens mais queridos dos videogames. Desde os primórdios do Atari até hoje, o encanador com cara de italiano, bigodão e jardineira vermelha é praticamente um símbolo dos videogames, e o mais conhecido personagem da Nintendo... Mas a série de games do Mário guarda alguns segredos... intrigantes.


Se você já jogou Super Mário Galaxy 2, deve se lembrar dessa fase:





Nada que não já tenha visto antes, não é? Acontece que na borda dos precipícios, há certas figuras...hummm...estranhas:



O que são estes aliens de olhos esbugalhados no alto das montanhas? Não demorou muito para o assunto tomar conta de listas de discussão na net, e algumas pessoas repararam nesses seres em outros games do Mário. Um sujeito resolveu dar uma hackeada nos arquivos do jogo e descobriu algo ainda mais perturbador. As imagens que formam esta textura tem o nome "BeyondHellValley" (Além do Vale do Inferno), e os "ETs" são um arquivo de imagem de nome "HellValleySkyTree" (Árvore do Céu do Vale do Inferno). 

Em nenhum jogo da Nintendo há qualquer menção a um "Vale do Inferno", e, falando nisso, sabe o que tem em um vale no inferno, segundo a Divina Comédia de Dante Aligheri?


...um lugar onde os pecadores eram transformados em árvores até a metade do corpo, ficando "enraizados" no chão para a eternidade...

E não é só isso. Outros jogos tem seus próprios segredos sombrios. Vamos pegar como exemplo o Luigi, aquele irmão do Mário que, por muito tempo foi só um coadjuvante. Um dos games do antigo Gamecube trazia o encanador como protagonista, Luigi's Mansion, onde ele teria de caçar fantasmas em uma mansão mal-assombrada. Em certo lugar do game, a sombra de Luigi na parede parecia bastante deslocada do chão, como se ele estivesse pendurado... ou enforcado





Ok, isso não é lá muito raro de acontecer com sombras de personagens, e pode ser apenas um erro de programação... ou não. O assunto costuma aparecer com frequência em fóruns sobre games, e há arquivos dentro do jogo (que só podem ser acessados hackeando o programa) que mostram que Luigi's Mansion era para ser muito mais estranho. Mais próximo de um Silent Hill do que de um Super Mario Bros...


Mas, por qual razão Luigi se mataria? Talvez por sua namorada ser deformada. Como?


Em 1989, quando Mario já estava bem acompanhado de Peach, o pessoal da Nintendo não quis deixar Luigi sozinho e criaram a princesa Daisy no game Super Mario Land. Os rumores bizarros sobre a princesa não começaram até 2001, com o lançamento de Super Smash Bros Melee. Um dos "troféis" do jogo, a princesa Daisy, quando vista de costas, em certo ângulo, mostrava algo... estranho:



Sim, um olho. Na nuca. Muitos se perguntaram se foi erro de modelagem da personagem, mas é curioso que este olho não se parece muito com os olhos normais da Daisy. Mas... quem teria um olho na nuca? Ninguém, certo?

Na verdade não. Há muitos ocultistas e entusiastas de mistérios que acreditam que, quando Atlântida afundou, uma outra massa de terra, chamada Mu (ou Lemúria, ou ambos) também foi para o fundo do oceano, e seus habitantes teriam dois olhos na frente da cabeça e um atrás... 

- Portal: Abuso, violência, bondage, clones e insanidade

Portal foi um FPS diferente. Ao invés de sair atirando em todo mundo e matando monstros/terroristas/nazistas (ou qualquer combinação deles), seu objetivo era passar diversas "câmaras de teste" usando um equipamento de teletransporte chamado Portal Gun (Arma de Portais). 

Ao longo do jogo, no entanto, é comum encontrar locais assim:

Salas cheias de sujeira e, principalmente, pichações nas paredes. Quem jogou Portal 2 sabe o quanto o local é enorme, e quantos corredores e partes de difícil acesso existem por trás das tais câmaras. Quem andou fazendo todo esta sujeira por lá? 

Segundo o gibi lançado entre Portal e Portal 2, o responsável pela pichação é um tal Doug Rattmann, um cientista maluco que sobreviveu à tentativa da IA GlaDOS de assassinar todas as pessoas na instalação. Mas os fãs levantam uma hipótese muito, mas muito mais sinistra. 

Se você não jogou Portal nem Portal 2, e não gosta de Spoilers, feche os olhos, pare de ler ou desligue seu monitor. HÁ SPOILERS ABAIXO!


Ok, no final de Portal, a protagonista, Chell, parece ter morrido ou fugido da instalação Aperture. No começo de Portal 2, vemos Chell em um quarto/prisão/algo assim, uma voz manda ela levantar, fazer alguns exercícios e deitar denovo, sem nenhuma menção aos eventos do primeiro jogo. Quando ela levanta novamente, o colchão está no formato dela, como se a protagonista estivesse dormindo na mesma posição por um longo tempo. E não é só isso, logo podemos ver um monte de outros "quartos". 

Quando GlaDOS é "acordada" novamente, ela olha para Chell e a reconhece como sendo a protagonista do jogo anterior, "só que mais gorda". Perai! O que está acontecendo aqui? Esta claramente não é a Chell do primeiro Portal, mas é semelhante o bastante para confundir GlaDOS. 
Estaria a Aperture fazendo experiências com clonagem? Será que a Chell original morreu ou escapou há muito tempo, e desde então GlaDOS tem empregado clones dela para suas câmaras de teste? Em certa parte onde Weathley menciona que "encontrou câmaras de teste abandonadas e cheias de esqueletos dentro", o que leva a supor que outras "Chell" foram testadas antes, e apenas uma conseguiu chegar até GlaDOS e eliminá-la. 

Parte dos escritos podem ter sido deixados lá pelas Chell anteriores. Mas, como GlaDOS não sabe que a Chell de Portal 2 é um clone? Simples, a IA sofre um reboot sempre que o objeto de teste morre, o que explica ela também não se lembrar das câmaras de testes cheias de esqueletos que Weathley encontrou. Talvez outra IA seria responsável pelos clones e por todo o processo de clonagem...

Em falar na GlaDOS, se você jogou Portal 2, sabe que ela foi, na verdade, uma funcionária da Aperture, Caroline, que, sob ordens de seu patrão, teve o cérebro removido, analisado e transformado em Inteligência Artificial. Em certa parte de Portal 2, Chell encontraria um áudio onde Caroline, sob ordens do presidente da Aperture, Cave Johnson, seria obrigada a se submeter ao procedimento... A dubladora de GlaDOS e Caroline, Ellen McLain, chegou a gravar o áudio, mas o dublador de Cave Johnson se recusou por achar que parecia uma cena de estupro... 

Por falar em GlaDOS, Jeremy Bennett, designer artístico da Valve, explica que o "corpo" robótico da personagem foi feito em alusão ao quadro de Botticelli "O Nascimento de Venus":


No entanto, GlaDOS não parece nada com a Venus de Botticelli. Ao contrário, ela parece algo um pouco mais "proibido para menores":

Sim, várias pessoas perceberam que GlaDOS parece uma pessoa amarrada em bondage (fetishe sexual que envolve cordas, amarrações em posições desconfortáveis e é normalmente associada à sadomasoquismo), em uma posição bem próxima do brasileiríssimo "pau de arara". Obrigada contra a vontade a ter sua mente transmitida para um computador e passar a eternidade presa a um suporte nesta posição, não é de se espantar que GlaDOS tenha ficado louca...

- World of Warcraft: Fantasmas, satanismo e uma dungeon inteira cheia de cadáveres:

Lá pelos anos 90, a Blizzard era uma das softwarehouses que mais flertavam com temas pesados no mundo dos games. Jogos como Blackthorne, Warcraft e Diablo tinham um clima sinistro, tons escuros e violência... e também símbolos normalmente associados com satanismo na cultura popular (embora não sejam bem assim...). Cruzes invertidas, pentagramas, crânios com chifres e até aquele sinal do "chifrinho" que o pessoal faz com o dedo indicador e o mindinho em shows de heavy metal eram comuns nos jogos da empresa:

Mas depois de Diablo II, a Blizzard resolveu pisar no freio. Warcraft 3 praticamente não menciona as palavras "demônio" ou "diabo", substituindo ambos por uma tal "Legião Flamejante", no maior esforço para ganhar jogadores que evitavam os games da empresa por motivos religiosos...

World of Warcraft, no entanto, começou a ser feito nos moldes antigos e, quando parte dos funcionários da Blizzard sairam para fundar a Flagship Studios (responsável por Hellgate: London), alguns resquícios do passado, digamos, sombrio da empresa ficou. 

Uma parte podemos encontrar no local conhecido como Lower Karazhan. Parte da dungeon ficou "em obras", trancada por um portão. Seguindo esses passos você pode penetrar na parte inacabada. Ela é mais ou menos assim:


Uma cena subaquática, cheia de correntes e corpos amarrados de cabeça para baixo. Parece algo que encontraríamos em um "Diablo 3", e não algo do colorido e "family friendly" como World of Warcraft...
Em falar em Diablo, há outro "extra" meio macabro em World of Warcraft. Em Goldshire, perto do Crystal Lake, há uma casa vazia. Todos os dias, quando são 7:00 na hora do servidor, um grupo de crianças sai da cidade e vai para a casa, sempre em uma formação que lembra um pentagrama:




Outro extra comum em World of Warcraft são os fantasmas. Em Ruins of Loarderon é possível visitar o castelo da Aliança, destruido durante os eventos de Warcraft 3. Se aumentar o volume no máximo, é possível ouvir as vozes das cutscenes deste jogo.





Não chega a ser lá muito assustador, mas é uma estranha lembrança da chacina de Arthas...


- Half Life 2: Mensagens ao contrário:


Na série Half Life temos aqueles simpáticos monstrinhos chamado Head Crabs, alienígenas que pulam na cabeça da vítima e transformam ela em zumbi.






Estes zumbis normalmente fazem um barulho estranho, parecendo uma voz, só que ininteligível. Ou não...






Estes sons são, na verdade, falas gravadas por dubladores e rodadas ao contrário, da mesma maneira que o pessoal dos anos 1980 acreditavam que cantores escondiam mensagens subliminares em seus discos.





- GTA IV: O coração da estátua:


GTA IV acontece no equivalente da Rockstar para Nova York. E assim como nos EUA "de verdade" temos a Estátua da Liberdade, em Liberty City temos a Estátua da Felicidade:




Nada de mais, correto? Na verdade não. A estátua só pode ser visitada de helicóptero, barco ou nadando, e, uma vez dentro dela, você encontra uma divertida placa informando que não há nenhum conteúdo extra aqui...



Mas tudo não passa de mentira, continue e logo você verá algo bizarro. No centro da estátua, preso por correntes incandescentes está um enorme coração. Não adianta atirar, essa abominação não morre!





- Hitman Contracts: O fantasma do banheiro


Hitman é uma série bem realista, certo? Nem tanto.


Na missão Traditions of the Trade, no hotel, há uma ala fechada com uma placa na porta:



Ao entrar, você verá uma sala toda ensanguentada, e um quarto que parece cena de um crime. 


Nada de mais, afinal, o Agente 47 é um assassino profissional e está acostumado com coisas assim... Vá ao banheiro e olhe no espelho. Ai sim está algo com o qual o pobre agente não está familiarizado!








------------------------------------------------------------------------------------------------
Inspirado por: www.cracked.com

6 comentários:

  1. Arrepios! Mario e WoW, quem diria que teria tanta coisa estranha...
    Seguindo seu blog desde já o/

    ResponderExcluir
  2. Sinistro! Arrepiei em pensar sobre essas imagens no Mario, e pior, no WoW! o.O

    ResponderExcluir
  3. no Gta IV na hora que o video mostra o personagem saindo se ouve gritos e no Hitman quando ele atira no fantasma se tem espirros de sangue?!

    ResponderExcluir
  4. o Metal Gear Solid do ps1 tem os ghosts, que são os idealizadores e programadores do jogo, as seqüencias dessa franquia te fatos meio sem explicação, como o minijogo no MGS3 osjogos da Konami e os da Rockstar como Bully, Gta, e Manhunt tem diversos segredos e referencias. esse assunto se remexer mais se acha mais coisa

    ResponderExcluir
  5. Puxa, muito bom o post. Curiosidades bem intrigantes...só conhecia o da estátua da felicidade do GTA 4. Aliás, os jogos da Rockstar são mesmo repletos de easter eggs como citou o H_B_Oliveira.

    A série Metal Gear tem vários.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:58 AM

    Hi Thank you! I always wanted to write in my site something like that. Can I take part of your post to my blog?

    ResponderExcluir