28 de março de 2012

Continua a batalha dos MMOs

Desde 2004 o terreno dos MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role Playing Games) é dominado pelos orcs, humanos e elfos de World of Warcraft. Games que tentaram competir diretamente com ele como Lord of the Rings Online, Dungeons & Dragons Online e Age of Conan, mesmo nos ombros de obras literárias, filmes e outros jogos, não conseguiram o mesmo sucesso, e até Star Wars naufragou com o MMO Galaxies.

Com o sucesso de WoW, a Blizzard praticamente relegou seus outros jogos a um segundo plano, com atrasos já medidos em décadas, para lançar expansões para seu MMO.

Eis que agora com a BioWare se aventurando no campo dos RPGs massivos, a idade está começando a pesar para o RPG da Blizzard. Desde o lançamento de Star Wars The Old Republic, mais de 2 milhões de jogadores abandonaram World of Warcraft, e coincidentemente, o MMO da Bioware só vem crescendo...

A Blizzard se diz otimista, e acredita que muita gente que parou de jogar na verdade atingiu o nível máximo e está só esperando a próxima expansão, Mists of Pandaria, que trará os pandas fofinhos de Kung-Fu Panda para o mundo de Warcraft, e voltarão em breve.

E quem está ganhando na briga entre a BioWare e a Blizzard? Acredite se quiser, mas é a EA Games. Enquanto World of Warcraft chegou a ter 12 milhões de jogadores em 2010, o singelo e pouco falado Battlefield Heroes da EA tem atualmente 10 milhões. E isso só ele. Se somar mais Need for Speed World, Battleforge e Dragon Age Legends, a Electronic Arts tem mais de 25 milhões de jogadores em seus multiplayers massivos.

O segredo, para muitos, é o fato dos jogos da EA serem gratuitos, ao contrário de World of Warcraft e Old Republic. Mas o produtor da Blizzard, Jhon Lagrave, já anunciou que não vai beber muito mais dessa água. Depois de WoW se tornar gratuito até o nível 20, muitos especularam que logo o game seguiria os passos de Lord of the Rings Online e ficaria 100% gratis. Jhon disse que WoW está muito bem com o sistema de assinaturas, dando lucro, recebendo expanções e com mais habitantes do que a grande maioria das metrópoles do mundo... muito bom para um game que tem quase uma década, e nada vai mudar por enquanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário