27 de junho de 2012

Star Trek Online (PC, MMO) ***


Os criadores da série de TV que começou em 1966 nos EUA nunca poderiam imaginar o quanto a ficção científica despretensiosa e até mesmo tosca iria marcar tanto a cultura pop. Hoje o universo de Star Trek (conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas) conta com 11 filmes de longa metragem (com mais um saindo ano que vem), seis séries diferentes para TV e um batalhão de fãs (coletivamente conhecidos como trekkies).

No entanto a série praticamente não despontou no mundo dos games. Enquanto os filmes de Star Wars já foram honrados com tantos jogos bons (Shadow of the Empire, Dark Forces, Jedi Knight, Knights of the Old Republic...), Star Trek coleciona uma série de jogos medianos e muitos terrivelmente ruins.

Eis que nessa era de MMORPGs, games massivos pela internet com milhares (às vezes milhões) de jogadores ao mesmo tempo, a Atari resolveu tentar a sorte com um jogo capaz de agradar trekkies e não-trekkies.

Nos anos 60, os americanos imaginavam que estaríamos assim no século 21...
Pessoalmente não sou trekkie e nem mesmo muito fã de Star Trek, no máximo assisti alguns episódios da série original de 1966 naquelas reprises de fim de noite na TV a cabo e um ou outro filme que passou na televisão. Mas praticamente todo mundo com acesso à internet e cultura pop hoje já viu alguma coisa sobre esse universo, nem que seja uma imagem do orelhudo espacial Spock fazendo aquele gesto de mão típico da raça dele. Em resumo, no futuro (que era distante para os anos 60, nem tanto para nós) os seres humanos descobrem que não estão sozinhos no espaço, e acabam se juntando à Federação, um grupo de alienígenas boa pinta das vizinhanças que buscam a paz, comércio e harmonia entre eles, mais ou menos como a ONU, só que no espaço.

Do outro lado há raças de alienígenas que não curtem muito essa história de paz e harmonia, como os Klingon, uma raça de testudos brutões, os Romulanos, orelhudos que vivem como uma "Roma antiga espacial", e os Borg, ciborgues espaciais que querem "assimilar" todas as formas de vida, transformando-as em ciborgues também. Nas séries e filmes normalmente as tramas envolviam estas e outras raças alienígenas como antagonistas, muitas vezes membros isolados e insanos destes povos que, por um motivo ou outro, queriam causar caos e quebra-pau nos mundos da Federação.

E é nesse universo que se inicia a campanha de Star Trek Online, com Klingons em uma guerra declarada contra a Federação, Romulanos grilados por terem perdido seu planeta natal e os Borg arrumando problemas para todo mundo.

Muuuuuuuuuuuuuitas opções de customização tornam Star Trek Online ótimo para quem gosta de customizar personagens
O que mais chama a atenção em Star Trek Online, no entanto, são as possibilidades de customização. Praticamente tudo pode ser modificado ou customizado, da raça de seu personagem (com alguma paciência dá pra fazer o Alien, o Predador ou qualquer coisa humanóide que vc quiser inventar) às roupas que ele veste, incluindo sua nave e todos os seus oficiais que vão te auxiliar em suas missões. Praticamente não se vê personagens iguais ou sequer parecidos no jogo...


Além das opções há também itens das séries e filmes que você pode comprar (com dinheiro real) para incrementar seu personagem ou espaçonave. Quer os brincos da Tenente Uhura da série de 1966? Ou que tal a camiseta que o Capitão Jean-Luc Picard usou no filme Nemesis de 2002? Estão todos a venda...


No que diz respeito a naves, as opções são mais restritas. Basicamente há três modelos de cada tipo de nave (mais um que pode ser comprado com dinheiro real), e você pode trocar partes específicas de um modelo para outro e mudar algumas cores e disposição das janelas, assim como escolher a decoração do interior dela. 


Para quem gosta de customização, Star Trek é uma experiência bastante divertida. Quer toda a sua tripulação com cabelo verde e uniformes amarelo-caneta-marca-texto? Ou todo mundo careca? Ou botar todos os seus oficiais com dreadlocks e uniformes com as cores da bandeira da Jamaica? As oportunidades para personagens engraçados, bizarros e divertidos são imensos. Embora o jogo não deixe você customizar (demais) as raças de seus oficiais, coisas como cor de pele, cabelo e roupas estão sempre à disposição para serem modificadas. 


"Tenente Lady Gaga, apresente-se na ponte de comando!"
Em termos de gameplay, o jogo se divide em duas partes bem distintas, a "fase espacial" onde você controla sua nave, e a parte onde você controla seu personagem. A parte espacial é, sem sombra de dúvidas, muito divertida. Você pode ir a qualquer canto da galáxia, explorar sistemas estrelares em busca de novos materiais/energia/formas de vida ou outras coisas, lutar contra grupos de inimigos que aparecem pelas redondezas com certa frequência, fazer comércio com outras naves e, depois de certo nível, recrutar uma tripulação e dar missões variadas a eles, como recalibrar suas armas (para ganhar bônus de combate), explorar planetas ou resolver pequenos problemas com políticos, comerciantes e contrabandistas em troca de dinheiro e experiência. 


Se fizer amizades no espaço, pode convidar seu camarada para visitar sua nave espacial, passando para a parte de controle de personagem e visitando as mais diversas partes de seu veículo, do quarto do seu personagem ao bar, da enfermaria ao motor...


Os combates espaciais são divertidos e bastante táticos. Toda nave tem escudos, campos de força em volta do casco, e você pode controlar a intensidade deles. Se seu escudo traseiro foi atingido e o inimigo está atrás da nave, você pode tirar energia do escudo frontal e colocar no que está sob ataque, da mesma forma que os capitães das naves costumam fazer na série e nos filmes. Diferentes tipos de armas afetam escudos e casco de maneira diferente, e uma boa combinação delas é necessária para diferentes inimigos, e explodir uma nave realmente grande é algo bonito e ao mesmo tempo entusiasmante. 


A parte espacial é bem feita graficamente. Embora tenha alguns problemas engraçados (chegue muito perto de um planeta e sua nave "quica" nele como se ele fosse uma bolona de plástico...), em geral os cenários são bonitos, os efeitos de luz são bem feitos e há uma surpreendente variedade de ambientes, de campos de asteróides a nebulosas e estrelas distantes de cores exóticas.


"Toda a força para os escudos dianteiros! Spock, lançe torpedos!"
A parte onde você controla seu personagem, em contraste, não é lá grande coisa. Graficamente ela lembra Knights of the Old Republic 2, de 2005, mas com animações mais toscas (seu personagem parece flutuar a alguns milímetros do chão...), texturas meia-boca e uma grande tendência para bugs e lags...


Em locais mais cheios de personagens, como na Terra ou em algumas estações espaciais, lags são constantes, e normalmente acontecem como se seu personagem fosse "puxado" para trás, como um "moonwalk" bizarro a cada cinco ou seis passos. 


Bugs também são comuns, como uma missão onde meus oficiais (e inimigos) literalmente "afundaram" na superfície do planeta e ficaram presos na geometria do solo.


A jogabilidade em geral tem altos e baixos. As missões da narrativa se tornam repetitivas rápido, e quase todas se resumem a ir a um planeta específico (difícil de encontrar no mapa confuso que fizeram pro jogo), enfrentar naves inimigas em órbita, descer para a superfície do planeta ou alguma base/nave inimiga e eliminar os oponentes, voltar para sua nave e destruir uma nave deles que estava camuflada só esperando para dar fuga aos safados. É divertido nas duas primeiras vezes, na centésima você já não aguenta mais...


Pelo lado bom, sendo um MMO, você não precisa seguir a narrativa principal. Há sempre dezenas de missões secundárias, pelo menos três "eventos" acontecendo todos os dias (que vão de promoções de itens em algum lugar a uma invasão em larga escala) e o melhor de tudo, missões desenvolvidas pelos próprios jogadores. 


Você pode criar missões com um criador próprio dentro do jogo, alguma paciência e prática, e muitos trekkers viram isso como a oportunidade perfeita para criar suas próprias séries. Muitas dessas missões são extremamente bem feitas (melhores que as da narrativa principal a maioria já é) e as melhores de todas ganham lugar de destaque no menu de eventos. 


A parte de controlar um personagem é bem tosca, parece um jogo de sete anos atrás...
Algumas possibilidades, como a produção de itens, são sub-exploradas, só podendo ser usadas em um local específico (no universo!!!) e não sendo nada úteis. Outras, como delegar missões à sua tripulação e promover seus oficiais, são úteis mas ficam enterradas sob uma tonelada de menus.


De modo geral, Star Trek Online precisa de uma faxina obrigatória. O HUD é carregado demais, e embora você possa se livrar de alguns botões e menus usando a tecla F12, praticamente todos são necessários e/ou não podem ser acessados de outra forma. Alguns exigem manobras enormes para serem abertos. Só para parâmetros de comparação, levei quase dois dias explorando os menus para encontrar onde eu poderia ver meus Achievements... 


Star Trek Online é um MMO divertido para quem gosta de ficção científica e não quer desembolsar uma grana para jogar The Old Republic. Sendo gratuito e podendo ser baixado pela Steam, é um jogo obrigatório para trekkers e ainda assim muito bom para quem nunca viu nenhum filme ou série de Star Trek. Embora algumas partes sejam um pouco "feias" ou poluídas com menus demais, as partes de customização e o constante suporte tornam esse jogo um dos melhores MMO gratuitos que se tem hoje...




Nenhum comentário:

Postar um comentário