21 de janeiro de 2013

Dead Island Riptide - Zombie bait e a polêmica da vez...


De uns tempos para cá as empresas de game descobriram uma forma de ganhar um extra com o lançamento de seus games. As famosas (e/ou infames) "Edições Especiais" trazem um monte de buginganga relacionada ao game, normalmente na forma de livros de concept art, gibis, discos de extras, making-of, músicas, bonecos e várias outras coisas.

Recentemente a Deep Silver anunciou que o novo Dead Island, um dos jogos de zumbi mais derivatidos que já tive o prazer de jogar, irá sair em breve para Xbox360, PC e PS3, e trará a ilha do primeiro jogo completamente remodelada após um tsunami, com várias áreas alagadas, devastadas e completamente diferentes.

Eis que a Deep Silver anunciou também como serão as versões "Especiais" do jogo. Já prevendo polêmica, ainda mais agora que os políticos americanos ressuscitaram a idéia caduca de que os games são os únicos responsáveis pela violência estudantil, a versão para as Américas é bem branda. Além do game, ela virá com um abridor de latas em forma de mãozinha zumbi, uma bonequinha dançarina zumbi e uma chave de hotel do jogo, tudo dentro de uma mala de viagem bem divertida:


Versão "Rigor Mortis"

Mas para a Europa e resto do mundo, onde a Deep Silver esperava que as pessoas fossem mais tranquilas em relação a games, a empresa veio com uma bizarra versão especial que vem com... pasmem... um busto mutilado de uma mulher usando sutiã com a bandeira da Inglaterra, a "Zombie Bait Edition" (Edição Isca de Zumbi)

Goleiro Bruno deve ter curtido muito essa versão...

No entanto, a versão Zombie Bait causou polêmica pelo mal gosto, ainda mais na Europa, onde grupos feministas como o Femen se revoltam a todo momento. O Twitter e as redes sociais ferveram depois do anúncio, criticando o tal busto, que estaria banalizando a violência contra a mulher e/ou objetificando as mulheres, ao cortar fora o corpo todo e deixar só os peitões a mostra.

Pessoalmente acho que o pessoal exagera demais nesse chororô todo. Provavelmente a Deep Silver saiu com esse negócio apenas para as pessoas ficarem chocadas e sairem falando do game, naquele velho esquema "falem mal, mas falem de mim".

Mas olhando bem, esse busto é feio pra caramba! Além de ser bem tosco também... será que essa versão vai vender bastante? Além do Goleiro Bruno do Flamengo, do Chris Brown, do Kadu Moliterno e do Netinho, quem mais irá comprar um negócio feio desses?

Por via das dúvidas a Deep Silver já se pronunciou e pediu desculpas pelo busto, mas não disse que iria tirar essa "Versão Especial" do mercado quando o game saísse...

Um comentário:

  1. O primeiro game tinha muitos defeitos, mas apesar de tudo era divertido, essa polemica toda é bobagem, esse Femen é um grupo feminista bem inutil se me permite dizer.

    ResponderExcluir