31 de julho de 2008

Detonado - Return to Castle Wolfenstein - Parte 3: Armas da Vingança

Parte 3: Armas da Vingança (Floresta, Base de Mísseis e Aeroporto)



Muito bem, soldado. Anteriormente você havia fugido do infame Castelo Wolfenstein, cruzado uma pequena vila no sopé da montanha e adentrado uma grande rede de túneis cheias de mortos-vivos e monstros, e depois saído em uma igreja profanada e enfrentado um monstro gigantesco.



Agora sua missão é, digamos, mais "normal". Nada de monstros ou mortos-vivos por enquanto. A terceira parte de Return to Castle Wolenstein se parece com Medal of Honor e, guardando as devidas proporções, com 007 Goldeneye (para o antigo Nintendo 64). Aqui sua missão é se infiltrar escondido em uma base nazista, pegar carona escondido em um caminhão, descer em uma base de lançamento de mísseis e impedir que uma ogiva carregada de armas químicas seja lançada. Depois é só cruzar as montanhas rumo a uma base aérea do III Reich e roubar um avião à jato Kobra, protótipo raríssimo de avião à jato da II Guerra Mundial.



Para tanto você é deixado em uma floresta na imediação da base nazista. Inicialmente você conta com uma Sten (com silenciador) e sua faca. Do outro lado da floresta está um prótotipo de rifle sniper com mira infravermelha.



Ande pela floresta até encontrar uma cabana. Tem um nazi passeando do lado de fora e outro na janela. Mate-os com a Sten, sem fazer muito barulho se possível. Do outro lado do lago há alguns suprimentos, pegue-os e depois continue.



Você sairá em uma grande planície. Há duas torres de vigia, uma ponte, uma casa e dois túneis alemães, um aberto e outro fechado. Esgueire-se por trás da casa, sem que o guarda te veja. Lá dentro tem um oficial ouvindo música. Ignore-o e continue reto, até o túnel que está fechado. Sempre abaixado e se esgueirando. Fique atento também para o guarda que está de patrulha perto da casa e não deixe ele te ver.



Um dos objetivos é NÃO disparar o alarme, por isso salve o jogo a cada inimigo que você matar ou a cada local que chegar depois de algum sacrifício. Caso algum soldado te aviste e você perca a fase, não vai começar muito longe de onde parou.



Quando chegar no túnel fechado, dê uma volta longa por trás das torres. Quando ninguém estiver olhando, suba em uma delas e mate o vigia, pegue a Mauser e depois faça a mesma coisa com o outro vigia. Os alarmes ficam nas duas torres e nas guaritas na ponte, portanto, não deixe nenhum guarda correr para estes locais. Se você estiver em cima de uma torre e for avistado pelo vigia da outra ou pelo soldado da ponte, pegue a Mauser e seja rápido. Mate o vigia da torre (o alarme dele é mais perto) e depois o soldado da ponte.



Não use a Mauser se não for absolutamente necessário. Ela é muito barulhenta e vai alertar qualquer soldado na região. Quando ver um caminhão passando pela estrada, preste atenção no trajeto dele. Assim que tiver terminado com os guardas do local, siga-o pelo túnel, mas tome cuidado para não ser visto pelos soldados.

Do outro lado do túnel, procure por seu sniper especial e sua Thompson, que cairam de para-quedas no vale. Assim que a recuperar, aproveite para fazer a chacina. Cuidado pois ela tem pouca munição, e dificilmente você encontrará mais balas para ela em quase todo o jogo. Atire somente quando tiver certeza de que vai acertar.

Elimine os guardas das torres de vigia, portão do complexo inimigo e todo e qualquer soldado que você ver lá dentro. Se estiver longe o bastante, pode usar a Mauser para poupar munição da Snooper.




Depois que tiver eliminado todo mundo, circunde a base e ache uma janela entreaberta. É por lá que você vai entrar. Uma vez dentro, use a Sten para matar qualquer nazista que cruze seu caminho, e corra pela lateral da base em direção ao caminhão, de preferência sem que os soldados próximos a ele vejam você. Na traseira do caminhão, aperte o botão de "ação" e pronto, a fase está terminada.

Esta caminhão vai te levar para a base de mísseis nazista, onde acontece a segunda parte desta fase. Lá sua missão é sabotar o míssel deles.

Basicamente tudo o que você tem que fazer nesta fase é pregar bala em todo mundo que passar na sua frente. Saia do caminhão e comece a explorar a base. No segundo andar há uma sala com um botão vermelho grande e redondo (por que botões de autodestruição são sempre assim?). Aperte-o e mande pelos ares o foguete do Reich. Isso vai soar um alarme, e atrair dezenas de nazistas para levar chumbo. Pegue suas armas e derrube todos eles.

Quando eles estiverem mortos, vá para a plataforma de metal e procure pela entrada do tubo de ventilação. Ela vai te levar para a próxima parte da fase.


A próxima parte acontece em uma instalação de radar. Seu objetivo é mandar o radar pelos ares o mais rápido possível. Saia do túnel de ventilação e mate os soldados que estão fugindo do fogo. Depois continue reto, matando todo mundo, até chegar em uma metralhadora fixa. Use a Mauser para detonar o nazi que está nela ou entre pela construção ao lado dela (a janela leva à metralhadora).

Pegue a metranca e faça chover balas em todos os nazis que vierem pelo túnel. Depois pegue sua Mouser. O resto da fase é ideal para snipers, pois há vários nazis com Mausers ou Panzerfausts nas muralhas do complexo, e se você não derrubá-los primeiro, eles o farão tão logo tenham a oportunidade.

Depois de muito andar, você vai chegar em uma casa escrito "Faldlazarett". Entre para pegar kits médicos. Se possível, evite entrar na casa escrito "Kaserne", pois lá é o dormitório dos soldados, e você vai dar de cara com um monte de nazis mal encarados por lá.

Logo depois há uma construção com um imenso radar em cima. Plantar a bomba pode ser enjoado, pois ela tem o costume de explodir com você ainda por perto. Há duas estratégias para isso, e ambas requerem que você mate todo mundo por perto, para não ser atrapalhado na hora errada.

Pessoalmente eu prefiro plantar a bomba e sair de "marcha ré", pois se você for se virar de frente para a porta vai perder tempo e explodir junto com o radar. Em alguns detonados em inglês os autores sugerem que você jogue a bomba em qualquer lugar dentro da construção onde tem o radar, fique longe e atire nela. Eu não tenho certeza se é possível fazer isso, pois nunca tentei...

Depois de explodir o radar, continue matando os nazistas até chegar no final da fase.


Agora começa a última parte desta missão. Seu objetivo é fugir com um avião à jato experimental do III Reich, o "Kobra". E para isso você vai ter que se infiltrar na base aérea deles.

O começo é um paraíso para quem gosta de bancar o sniper. Pegue sua Mauser (ou a Snooper, mas é melhor economizar a munição dela para as outras fases) e acerte todos os soldados que conseguir ver. Tem muitos na pista de pouso, nas torres, e quando eles acabarem chegará um caminhão lotado deles, só para você acertá-los. A dica é se manter abaixado e dentro do túnel onde você começa a fase. Assim dificilmente os tiros inimigos vão te acertar, e se você começar a sofrer muito dano, pode retroceder mais para dentro do túnel.

Depois de matar todo mundo, vá para a construção mais próxima e entre por ela, matando mais e mais soldados. Se você quiser, pode explorar os hangares para matar mais gente ainda, mas não há nada particularmente útil por lá. À direita da construção de onde você saiu (a direita do personagem) há uma torre e um enorme portão. Suba na torre, mate o guarda e abra o portão. Aproveite que está la em cima e teste sua Mauser nos nazis que vão passar pelo local.

Quando descer da torre, pegue sua Mauser novamente. Há snipers nazistas em todo o caminho até a construção grande, onde você tem que entrar. Um deles tem uma Panzerfaust, e esse merece uma bala na testa pra deixar de ser engraçadinho...

Depois de eliminar os atiradores, entre na construção. Lá dentro há bastante nazistas, e a briga vai ser boa. Dentro do local você precisa ativar três alavancas para fazer o Kobra funcionar. As instruções estão em uma placa na parede (todas as salas das alavancas tem), e os desenhos mostram o que apertar até para quem não sabe inglês. Quando sair da sala da alavanca que fica no terraço da construção, você vai ver paraquedistas descendo dos céus. Assim que eles chegarem ao chão, vão começar a te caçar por dentro da construção. E as armas deles são melhores que as suas. Portanto, aproiveite para eliminar a maioria enquanto estão caindo.

Em alguns detonados em inglês é aconselhado atirar nos paraquedas deles para vê-los se esborrachar no chão. Eu nunca testei isso, e não estou certo se funciona em todas as plataformas do jogo (PC, Xbox, PS2). Pessoalmente eu prefiro fuzilar os paraquedistas com a Thompson. Se você for rápido, pode pegar todos ou quase todos antes que eles aterrisem. Caso alguns escapem da morte, fique de guarda perto das escadas verticais de algumas das plataformas externas da construção. Para chegar até você os paraquedistas vão ter que subir as escadas, e a cabeça deles é a primeira coisa que vai aparecer em sua mira quando eles fizerem isso (heheheh). Se muitos deles escaparam, você pode resolver o problema com uma granada jogada no alçapão da escada quando eles estiverem lá embaixo...

Certifique-se de ter pego todos os fuzis dos paraquedistas. O FG42 é uma das melhores armas do jogo, e você vai usá-lo em todas as fases seguintes. Depois de acertar todas as alavancas (elas não ativam se não forem apertadas na sequência certa, olho vivo nos símbolos!), siga pela porta que abriu até a nave e voe para a liberdade!

5 comentários:

  1. Anônimo9:11 PM

    depois de pegar a snooper e matar os nazistas vc anda atrás de uma casa e sove pela janela, depois vc mata um nazi e volta para outra janela (nã o a q vc veio)e depois suba nas caixas,
    depois no telhado e assim siga pela corda e entre na passagem,[you found a secret area] exploda um tipo de barril e pegue o tesouro, depois é so seguir o detonado.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:32 PM

    Ae conseguir passar graças a este detonado vlw !

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:02 AM

    Cara não consigo passa essa fase ................. matei todos.................. mas entro no caminhão e nada

    ResponderExcluir
  4. ME AJUDEMM TEM UM NAZISTA LOGO MA ENTRADA PERTO DO CAMINHA PRA EU ENTRAR MAS JA TENTEI DE TUDOOOO E ELE SEMPRE ME VÊ AAAAAAA TENHO QUE JOGAR DESDE O COMEÇO? PQ FUI PRA AREA SECRETA E ELE ME AVISTOU EM CIMA E LIGOU O ALARME E SE EU MATAR ELE A MISSAO FALHA TBM AAAAA

    ResponderExcluir