24 de novembro de 2008

Detonado - Rome Total War - parte 2


Detonadvm Rome Total War
Parte II
"Mapa Mundi"

A maior parte do game Rome Total War envolve gerir o complexo e enorme Império Romano. Ao começar sua primeira campanha single-player, você terá a oportunidade de escolher entre três grandes clãs romanos: Os Scipii, os Brutii e os Julii. Basicamente todos os três são iguais, possuem as mesmas unidades e construções, o que os difere é os inimigos que terão que enfrentar.

Os Scipii terão de cruzar o Mediterrâneo para lutar contra os cartagineses, enquanto os Brutii irão conquistar os decadentes impérios gregos e macedônicos, e os Julii irão se aventurar no norte da Europa, contra os gauleses (aqueles mesmo do Asterix!) e similares.

Mesmo no modo Multiplayer, a primeira coisa que você verá é o HUD do "mundo romano". Há um mapa mundi do império, da fronteira da Rússia ao Egito e do Marrocos ao Iraque. O mapa é dividido em províncias. Cada província possui uma capital, uma cidade que deve ser conquistada para se tomar aquela província. As capitais são o centro do mundo de Rome Total War, é lá que se treina as unidades, contrói muralhas e quartéis e se faz diplomacia. Exércitos, heróis, diplomatas e espiões são mostrados como personagens andando no mapa. Rotas comerciais por terra são caravanas andando nas estradas e por mar são navios. Há também os navios de guerra, que são distintos por possuirem bandeiras de seus donos.

Abaixo do mapa há um minimapa e alguns botões. O botão que mostra dois homens cortando madeira abre um menu de construções que podem ser feitas dentro ou fora da cidade. O botão com os soldados abre o menu de treinamento de tropas ou recrutamento de mercenários. O botão com o símbolo de sua facção abre um menu com as informações de diplomacia, situação do Senado Romano (SPQR - Senatvs Popvli Quae Romanvm, Senado Popular do Povo Romano. Tão sujo e corrupto quanto o de Brasília hoje, hehehehe), a "Árvore Genealógica" dos seus heróis, situação econômica e opções de auto-gerenciamento das cidades.

Clicando em qualquer cidade abrirá o menu daquela cidade, com opções de construção, dados locais e botões que permitem ver em gráfico o quanto a cidade arrecada e gasta, e quanto o público dela está feliz.


Clicando em unidades com o botão direito do mouse mostra um menu com a descrição dela, seus atributos de combate e, no caso de heróis, seus "trait" e "retinue". Trait são características do personagem, que normalmente (mas nem sempre) dão bônus ou penalidade no jogo. Eles são modificados de acordo com os eventos. Um herói que tenha fugido de uma batalha pode ficar "coward" (covarde), e perder moral com suas tropas (quem vai confiar em um general medroso?). Ao mesmo tempo, um general sanguinário pode ficar "Fearfull" (assustador) e dar penalidades aos inimigos.

Nem todos os traits dependem de eventos do jogo. Alguns vêm quase que aleatoriamente. Um personagem pode se tornar beberrão (drunk), ganhar moral com o povão e perder com as elites (alguém falou no presidente Lula?). Ou o personagem pode se tornar Fanático por Corridas de Cavalo ("Races fan"), e ganhar moral com os cidadãos, que em sua maioria também gostam de corrida...

Retinue são "seguidores" que o personagem ganha, e que também podem ou não lhe dar algum bônus ou penalidade. Gente que acaba convivendo e seguindo o herói por onde ele vá. Um escriba ("writer") e um sábio ("sage") podem auxiliar o herói a governar cidades, enquanto um "barbarian turncoat" (bárbaro vira-casaca) escolheu trair seu povo para auxiliar o personagem a destruí-los. Mais uma vez os retinue podem ou não ser ganhos com eventos do jogo. Contrate alguns mercenários e seu personagem ganhará "Mercenary Capitan" (Capitão Mercenário), um retinue que lhe dará desconto na contratação de soldados de aluguel. Viaje ao egito e ganhe uma "Exotic Slave" (Escrava Exótica), e assim por diante.

Seus batalhões de soldados são mostrados na grande barra do HUD. Cada um deles conta com quatro símbolos à sua direita que podem mudar durante o game. Quando eles ganham experiência em combate ou treinando, aparece uma gradação militar ao lado deles. ">" mostra que eles já lutaram algumas vezes, ">>" que eles são veteranos, e ">>>" que eles são verdadeiros especialistas na arte da guerra. Quanto maior a gradação mais forte é a unidade e menor é a possibilidade dela fugir com medo de uma batalha.

Abaixo das gradações vêm um símbolo de uma espada e um de um escudo, que aparecem quando você contrói ferreiros (blacksmith) na cidade onde as unidades estão e escolhe treiná-las (retrain). A espada laranja indica que a unidade usa armas de cobre, a cinza que ela usa armas de bronze e a amarelha que ela usa armas de ferro. A mesma coisa para o escudo em relação à armadura. Quanto melhor o material (cobre-bronze-ferro), maior o dano causado pela unidade e melhor sua proteção contra dano.

Acima das gradações pode aparecer uma estrela. Ela indica que aquela unidade está comandando o batalhão, caso não haja nenhum herói junto com aquelas tropas. Heróis sempre tem a tal estrela, pois eles sempre comandam. Caso dois heróis estejam juntos, uma das estrelas ficará amarela, mostrando que aquele é o chefe do outro.

6 comentários:

  1. Henrique4:26 PM

    Interessante que nas tuas tropas podemos ver mais de 100 soldados como é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:34 PM

      Se vc for no menu do game e ir em opções de video aparecera a scala de unidade ai e so vc colocar no maximo vlw XD

      Excluir
  2. Anônimo7:35 AM

    Só uma correção, o acrônimo SPQR que simbolizava o Antigo Império Romano não significa "Senatvs Popvli Quae Romanvm", além do erro utilizando "V" no lugar de "U" na escrita em Latim, a tradução também esta errada, pois o certo para Senado do Povo Romano, seria Senatum Populi Romani e estaria faltando a letra Q do acrônimo. Com isso o certo é "Senatus populusque Romanus", que traduzindo quer dizer, O Senado e o Povo Romano! Mas é apenas uma correção, pois este blog é muito bem feito e argumentado, ótima matéria sobre este grandioso game que é ROME TOTAL WAR! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Anonymous! O "Tio Wikipédia" tem tudo em detalhes http://en.wikipedia.org/wiki/SPQR

    E sim, Rome Total War é um game muito, muito épico!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:41 PM

    Olá gostaria que me ajudasse a encontrar aonde fica aquelas batalhas que quando terminam aparecem duas espadas indicando sites of batles famous.
    Desde agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:13 PM

    Pessoal, por gentileza, como fasso para coloca dois exércitos no mesmo campo de batalha sem o auxílio do computador(AI)?

    ResponderExcluir