O Halloween está chegando. Aquela data agourenta quando crianças americanas saem à noite vestidas de bruxas e fantasmas para pedir doces por aí (depois culpam a McDonalds por ficarem obesas...).
Como aqui no Brasil (e em Portugal, e no resto do mundo que fala Português e lê o Blog da Resenha =D ) essa não é lá uma festa muito popular, ficando restrita a escolas de inglês e eventualmente, colégios primários, preparamos uma lista de cinco jogos para te prender na cadeira durante o 31 de Outubro:
- Resident Evil 4:
O que é? Continuação da lendária série Resident Evil, se difere do resto por trazer uma trama mais complexa e inimigos mais rápidos e inteligentes.
Dá medo? Sim. O game começa bem tranquilo, mas a coisa só vai piorando. Os cenários vão ficando cada vez mais escuros, os inimigos vão ficando cada vez mais escabrosos e logo você estará preso em um pesadelo sem hora para acabar...
As últimas fases são extremamente claustrofóbicas, e a quantidade e letalidade do inimigos irá te tornar paranóico. Alguns momentos são dignos dos melhores filmes de terror, e fazem você berrar um "P*taquepariu!".
O Mais assustador: A diversidade de inimigos é enorme, e alguns são aberrações que realmente botam medo. Destaque para os aldeões com motosserras e para "las plagas" que vivem dentro de alguns camponeses...
-The Suffering:
O que é? Game de terror da Midway, mesma produtora da série Mortal Kombat.
Dá medo? The Suffering conseguiu algo inédito, juntar um clima soturno e sombrio com tiroteio e sanguinolência de modo a te deixar realmente com medo.
A história se passa em uma ilha-prisão mal assombrada, e você joga com um serial killer esquizofrênico. Na maior parte do tempo você não tem como ter certeza se seus inimigos ou se o lugar à sua volta são reais ou se são mais delírios do protagonista.
O Mais Assustador: A criatividade dos desenvolvedores do game é o grande diferencial. A ilha guarda várias histórias que parecem saídas de filmes de terror. Do navio negreiro encalhado onde a tripulação foi devorada por ratos até o manicômio abandonado onde os pacientes eram torturados por um médico sádico.
Os inimigos também são bem moldados, e aparecem na forma de fantasmas/zumbis/algo assim, com marcas de suas mortes (eletrecultados, enterrados vivos, decapitados...).
- Dead Space:
O que é? Jogo de ação espacial da Visceral Games e da EA.
Dá medo? Claro! Dead Space é um jogo muito bem executado. O pessoal da Visceral foi obrigado a assistir uma maratona de filmes de terror para tirar algumas idéias para este game, e se você é fã do gênero, vai reconhecer algumas delas...
O que é? Um dos grandes sucessos da Blizzard, o primeiro Diablo marcou a história dos RPGs eletrônicos com uma história densa e muita ação.
Dá medo? Sim, e muito. O som é simplesmente excelente, com uma música de fundo bem grudenta, meio medieval, só cortada por gritos e berros dos inimigos, sobretudo dos enormes demônios com chifres, que avançavam correndo e berrando para cima de seu personagem, vindos do nada.
O mais assustador: Butcher, um dos primeiros "chefes". A maioria das pessoas pensou que ele era o último chefe na primeira vez que jogaram, isso pela imensa dificuldade da criatura, e pelo enorme número de corpos mutilados que ele guarda consigo. É só abrir a porta e ouvir um "Fresh Meat!" que dá vontade de correr...
Não tem Silent Hill???
Não. A série Silent Hill é hors concours quando o assunto é game de terror. Toda a extensa mitologia em torno da cidade maldita de Silent Hill torna a série única, e o jogo Silent Hill 4: The Room é com certeza o mais assustador, lembrando os bons filmes de terror nipônicos que temos por aí.