29 de outubro de 2009

Cinco jogos de Horror para seu Halloween

Cinco Jogos de Horror para seu Halloween

O Halloween está chegando. Aquela data agourenta quando crianças americanas saem à noite vestidas de bruxas e fantasmas para pedir doces por aí (depois culpam a McDonalds por ficarem obesas...).

Como aqui no Brasil (e em Portugal, e no resto do mundo que fala Português e lê o Blog da Resenha =D ) essa não é lá uma festa muito popular, ficando restrita a escolas de inglês e eventualmente, colégios primários, preparamos uma lista de cinco jogos para te prender na cadeira durante o 31 de Outubro:


- Resident Evil 4:

O que é? Continuação da lendária série Resident Evil, se difere do resto por trazer uma trama mais complexa e inimigos mais rápidos e inteligentes.

Dá medo? Sim. O game começa bem tranquilo, mas a coisa só vai piorando. Os cenários vão ficando cada vez mais escuros, os inimigos vão ficando cada vez mais escabrosos e logo você estará preso em um pesadelo sem hora para acabar...

As últimas fases são extremamente claustrofóbicas, e a quantidade e letalidade do inimigos irá te tornar paranóico. Alguns momentos são dignos dos melhores filmes de terror, e fazem você berrar um "P*taquepariu!".

O Mais assustador: A diversidade de inimigos é enorme, e alguns são aberrações que realmente botam medo. Destaque para os aldeões com motosserras e para "las plagas" que vivem dentro de alguns camponeses...



-The Suffering:

O que é? Game de terror da Midway, mesma produtora da série Mortal Kombat.

Dá medo? The Suffering conseguiu algo inédito, juntar um clima soturno e sombrio com tiroteio e sanguinolência de modo a te deixar realmente com medo.

A história se passa em uma ilha-prisão mal assombrada, e você joga com um serial killer esquizofrênico. Na maior parte do tempo você não tem como ter certeza se seus inimigos ou se o lugar à sua volta são reais ou se são mais delírios do protagonista.

O Mais Assustador: A criatividade dos desenvolvedores do game é o grande diferencial. A ilha guarda várias histórias que parecem saídas de filmes de terror. Do navio negreiro encalhado onde a tripulação foi devorada por ratos até o manicômio abandonado onde os pacientes eram torturados por um médico sádico.

Os inimigos também são bem moldados, e aparecem na forma de fantasmas/zumbis/algo assim, com marcas de suas mortes (eletrecultados, enterrados vivos, decapitados...).


- Dead Space:

O que é? Jogo de ação espacial da Visceral Games e da EA.

Dá medo? Claro! Dead Space é um jogo muito bem executado. O pessoal da Visceral foi obrigado a assistir uma maratona de filmes de terror para tirar algumas idéias para este game, e se você é fã do gênero, vai reconhecer algumas delas...

Tem a música infantil cantada de forma sombria, à moda A Hora do Pesadelo (no caso o clássico Twinkle twinkle little star, "Brilha, brilha estrelinha"), os alienígenas nojentos à moda de Alien, os tentáculos mutantes do filme Tentáculos... Tudo bem clichê, mas bem feito a ponto de te manter com o coração na mão durante boa parte do game...
O mais assustador: O som de Dead Space muitas vezes é mais terrível do que os monstros. A música sombria ao fundo, o barulho dos monstros (que lembram o som de alguém vomitando as próprias tripas...), os estalos e vibrações das paredes... Tudo é feito para te deixar com um constante sentimento de estar sendo observado...
- Fatal Frame:
O que é? Primeiro game da série de terror para PS2.
Dá Medo? Sim, bastante. Você joga com uma garota indefesa, perdida em uma mansão para lá de má assombrada (que por sinal existe de verdade no Japão, o que garante a frase "baseado em fatos reais" na caixa do game...), contando apenas com uma câmera.
Toda vez que uma aparição se aproxima, o controle treme. Você só poder ver o fantasma com a câmera, e muitas das fotos que você tira no game são dignas de ir para sites como www.assustador.com ou www.medob.blogspot.com...
O Mais Assustador: Com certeza é a fragilidade de sua personagem. E o fato de precisar da câmera para ver os espíritos, e muitas vezes estas visões são beeeemmmm desagradáveis.

- Diablo:


O que é? Um dos grandes sucessos da Blizzard, o primeiro Diablo marcou a história dos RPGs eletrônicos com uma história densa e muita ação.

Dá medo? Sim, e muito. O som é simplesmente excelente, com uma música de fundo bem grudenta, meio medieval, só cortada por gritos e berros dos inimigos, sobretudo dos enormes demônios com chifres, que avançavam correndo e berrando para cima de seu personagem, vindos do nada.

O mais assustador: Butcher, um dos primeiros "chefes". A maioria das pessoas pensou que ele era o último chefe na primeira vez que jogaram, isso pela imensa dificuldade da criatura, e pelo enorme número de corpos mutilados que ele guarda consigo. É só abrir a porta e ouvir um "Fresh Meat!" que dá vontade de correr...

Não tem Silent Hill???
Não. A série Silent Hill é hors concours quando o assunto é game de terror. Toda a extensa mitologia em torno da cidade maldita de Silent Hill torna a série única, e o jogo Silent Hill 4: The Room é com certeza o mais assustador, lembrando os bons filmes de terror nipônicos que temos por aí.

26 de outubro de 2009

Nova RPG Magazine

Nova RPG Magazine:

Jogar games é bom, mas cedo ou tarde acaba a eletricidade no bairro, dá pau no PC, seu Xbox 360 dá o "círculo vermelho da morte", ou coisa assim. Ai então só resta jogar RPG fora dos consoles, com papel, caneta e dados.

É voltado para este tipo de jogo que a RPG Magazine é feita. Mas ela também trás uma parceiria com o Blog da Resenha. Por isso aproveite e pegue sua revista (é de graça!) hoje mesmo!















21 de outubro de 2009

DUST 514 Trailer

Um amigo meu estava entrando na sala e me pegou vendo esse trailer:
"_ Isso é Killzone?"

Não, não é, mas que parece, parece...




more about "DUST 514 Trailer", posted with vodpod

Undead Knights Trailer

Não tem problema o trailer ser em japonês, dá pra entender bem do que se trata...

O game (para PSP) parece uma mistura de Overlord com Diablo, mas com zumbis ao invés de imps. É bem tosqueira, do estilo que japonês gosta, mas parece divertido...




more about "Undead Knights Trailer ", posted with vodpod

Dragon Age Origins (Sacred Ashes)

Dragon Age Origins pretende ser o novo grande título de RPG ocidental para o mundo dos games. E pelo que parece, tem tudo para ser mesmo!




more about "Dragon Age Origins (Sacred Ashes)", posted with vodpod

Halo 3: ODST trailer

Trailer do novo Halo ODST (Orbital Drop Shock Trooper - algo como "Tropa de Choque de Paraquedistas Orbitais").

Tomara que o filme de Halo seja tão bom quanto os trailers...




more about "Halo 3: ODST trailer ", posted with vodpod

X-Men Origins x Wolverine Video Game Trailer

Wolverine Origins parece ser um bom game... o difícil deve ter sido criar um game minimamente desafiador com um personagem que é praticamente imortal...




more about "X-Men Origins x Wolverine Video Game ...", posted with vodpod

Aliens Vs Predator Trailer

Novo trailer do game Alien vs. Predator, o mais novo remake do shooter de sucesso. Parece que o alien recebeu uma vitaminada nos gráficos, vamos esperar que seja um jogo tão bom quanto foram os antigos =D




more about "Aliens Vs Predator Trailer ", posted with vodpod

Jurassic: The Hunted trailer

Alguns bons games surgem sem muito alarde, e esse parece ser o caso.

Fica a dúvida: É mais um jogo da série Jurassic Park?

Lembra bastante Turok...




more about "Jurassic: The Hunted trailer ", posted with vodpod

17 de outubro de 2009

Dragon Age: Origins: Trailer

Em Novembro agora vai sair o novo RPG da BioWare, Dragon Age Origins. Vendo este trailer, espero que ele tenha a mesma qualidade de um Mass Effect.




more about "Dragon Age: Origins: Trailer ", posted with vodpod

8 de outubro de 2009

Quantum Theory Trailer

Monstros de outro mundo devastando a Terra?
Resistance?
Gears of War?
Hellgate London?
Quantum Theory parece misturar esses três títulos em um só. O trailer é meio longo e bem escuro, mas o game promete.




more about "Quantum Theory Trailer", posted with vodpod

Ninety-Nine Nights II Video Game

Mulheres com roupas minúsculas?
Peitos de fora?
Violência gratuita?
Inimigos gigantescos?

Ninety Nine Nights parece querer ser um novo God of War. Pessoalmente eu espero que seja tão bom quanto.

Mas será que esse velhinho da cabeça branca vai chegar aos pés do brutal Kratos?




more about "Ninety-Nine Nights II Video Game", posted with vodpod

Nier Gestalt Video Game

Mais RPG Japonês !




more about "Nier Gestalt Video Game", posted with vodpod

God of War III

Kratos chega mais uma vez, com sua violência e crueldade de sempre.

Esse trailer é de virar o estômago dos mais fracos, pra Chuck Norris nenhum botar defeito.

E dessa vez ele, junto com os Titãs (da mitologia grega, não a banda) pretende destruir o Olimpo sem dó nem piedade!




more about "God of War III ", posted with vodpod

TGS: Final Fantasy XIV

A Square Enix já anuncia a próxima versão de Final Fantasy. Dessa vez com um clima de "Grandes Navegações".

O trailer tem uma cara de "carta de Pero Vaz de Caminha", mas parece ser um excelente game.

(A propóstio, os caras tavam jogando Magic The Gathering no trailer? Oo)




more about "TGS: Final Fantasy XIV", posted with vodpod

Resident Evil 5: Alternative Edition Video Game, TGS 09: Japanese Debut Trailer | Game Trailers & Videos | GameTrailers.com

Resident Evil 5 Versão Alternativa?
Eles voltaram para Racoon City?
Albert Wesker virou um zumbi?
WTF?




more about "Resident Evil 5: Alternative Edition ...", posted with vodpod

The Sims 3 World Adventures Expansion Pack official game trailer for PC and Macintosh - 'China'

Finalmente a EA Games aprendeu que construir casinhas e ver personagens virtuais fazerem compras é legal, mas perde a graça rapidamente.

Depois de Spore ganhar a expansão Aventuras Galáticas, é a vez de The Sims 3 ganhar também um pacote de aventuras.




more about "The Sims 3 World Adventures Expansion...", posted with vodpod

Resonance of Fate - Trailer TGS 2009 - PS3/Xbox360

End of Eternity (no ocidente será Ressonance of Fate, não me perguntem porque...) parece mais um RPG japonês nos moldes de Final Fantasy. Homens com cabelo estranho, cientistas com óculos enormes, mocinhas dóceis e apaixonadas...

O toque steampunk parece interessante, e com certeza será um daqueles games com legiões de fãs e cosplayers gostosas em stands da E3...




more about "Resonance of Fate - Trailer TGS 2009 ...", posted with vodpod

Interstellar Marines Video Game, The Vault Debut Trailer

Interstellar Marines? Seriam parentes dos Space Marines de Warhammer 40k? Tubarões terrestres?

É, se o trailer diz alguma coisa sobre um game, esse parece bem estranho...




more about "Interstellar Marines Video Game, The ...", posted with vodpod

Modern Warfare 2 Infamy (Official HD)

Call of Duty finalmente saiu do ramo "jogo de tiro na Segunda Guerra Mundial", inovou e chegou ao futuro próximo.

Rolam notícias na internet que Call of Duty Modern Warfare 2 terá cenários no Brasil, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.

Se for verdade, muito provavelmente será um jogo proibido pelo Ministério Público... heheheheheh




more about "Modern Warfare 2 Infamy (Official HD)", posted with vodpod

MAG Video Game, E3 2008:

Battlefield e Counter Strike dominaram as Lan Houses por muito tempo. Agora, com conexões de internet mais rápidas e a nova geração de consoles conectados na rede, a tendência é a de games massivos on-line se tornarem cada vez mais populares.

MAG vem com sede de abocanhar esse mercado, trazendo para o mesmo mundo mais de duas centenas de jogadores simultâneos. Se for tudo isso o que tá prometendo, e se a minha conexão de internet aguentar, pode esperar por umas cinco "*" no Blog da Resenha...




more about "MAG Video Game, E3 2008: ", posted with vodpod

Operation Flashpoint: Dragon Rising

Seria Operation Flashpoint o novo herdeiro de Battlefield?




more about "Operation Flashpoint: Dragon Rising ", posted with vodpod

Risen Video Game, Nightwish Teaser Trailer

Ultimamente bons RPGs estão em falta no mercado. Eis que Risen promete reverter isso.

Com estes gráficos e com a trilha sonora do grupo Nightwish, as chances são grandes!




more about "Risen Video Game, Nightwish Teaser Tr...", posted with vodpod

Demon's Souls trailer (PS3)

O que acontece quando se mistura Baldur's Gate + Final Fantasy + Diablo? Um RPG fantástico e macabro?

Demon Souls promete exatamente isso para PS3. Vamos torcer para que as promessas sejam cumpridas...




more about "Demon's Souls trailer (PS3)", posted with vodpod

Dead Space: Extraction Video Game, E3 09: Trailer

Saudades dos monstros de Dead Space? A EA Games e a Visceral retomaram o projeto com este novo game, para Wii.

Mas não se anime muito. Apesar de ser um "shooter", Dead Space Extraction é daqueles "estilo arcade" onde você não controla a movimentação do personagem, apenas mira e atira em tudo o que se move na sua frente...




more about "Dead Space: Extraction Video Game, E3...", posted with vodpod

Order of War - Official E3 Trailer

A Square Enix é conhecida por seus games de RPG, incluindo a famosa série Final Fantasy. Eis que eles agora decidiram investir no ramo do RTS.

Embora o tema seja bem batido (Segunda Guerra Mundial... já tem "n" jogos sobre ela...), os gráficos parecem bem feitos.




more about "Order of War - Official E3 Trailer", posted with vodpod

Warhammer 40.000 Dawn of War Dark Crusade (*****) (PC)

- Warhammer 40.000 Dawn of War Dark Crusade (*****) (PC)

O mundo de Warhammer 40.000 começou a tomar forma com o jogo de tabuleiro lançado pela empresa canadense Games Workshop nos anos 1980.

De lá para cá, o rico universo de Warhammer 40.000 já migrou diversas vezes para o RPG, para os games eletrônicos, card games, gibis e diversas outras mídias, influenciando produtos tão díspares quanto o game Starcraft e o filme Starship Troopers.

No entanto, o universo de Warhammer 40.000 se tornou tão grande, complexo e bagunçado que poucos conseguem saber o bastante sobre o cenário. Para fins de comparação, o universo de Warhammer tem mais que o triplo de facções, planetas e personagens do que o universo de Star Wars ou Star Trek.

Foi então que a THQ e a Games Workshop decidiram entrar de cabeça no mundo dos RTS, com os excelentes Warhammer 40.000 Dawn of War e a expansão deste, Winter Assault.

No entanto, o universo de Warhammer 40.000 ainda era muito grande, e apenas uma pequena parte estava sendo mostrada nestes RTS. Por isso (e para ganhar mais umas verdinhas, sendo que os dois primeiros games fizeram sucesso), as duas empresas resolveram continuar a parceiria e lançaram mais um game da série.

Ao contrário do que alguns acham, Dark Crusade NÃO É um pacote de expansão para Warhammer 40.000 Dawn of War, mas sim um jogo idependente, que continua a série sem precisar do primeiro instalado.

Também ao contrário de Warhammer 40.000 Dawn of War, Dark Crusade não possúi uma campanha cheia de fases e missões. No começo da campanha offline você escolhe uma facção, e é então apresentado ao planeta Kronus e ao que seu povo resolveu fazer lá. Então cabe a você, em um mapa estratégico do planeta, dividido em províncias, decidir onde e como atacar.

A cada ataque você pode levar apenas seu comandante e algumas unidades de elite, e em terra, no mapa RTS similar ao dos primeiros Dawn of War, você pode construir quartéis e pedir reforços.

A narrativa é muito bem custurada, e a presença das facções faz todo o sentido no planeta Kronus. As facções de Dawn of War (Space Marines, soldados humanos futuristas geneticamente modificados, cheios de alta tecnologia; Orks, seres verdes e bestiais, com tecnologia tosca e improvisada) e Winter Assault (Imperial Guard, soldados humanos comuns; Eldar, elfos espaciais futuristas e furtivos; e Chaos Space Marines, Space Marines satanistas e degenerados) já estavam em Kronus quando o planeta foi "fechado" por uma "tempestade espacial" (Warp Storm). Essa "tempestade espacial" impede que naves cheguem ou saiam da órbita do planeta, o que obrigou as facções a resolverem seus problemas sem poderem retroceder ou chamar mais reforços.

Duas novas facções estão presentes no game. Os Necrons (que fizeram ponta em Winter Assault) são mortos-vivos cibernéticos (algo como os seres do filme Virus) que buscam eliminar todo tipo de vida orgênica. Já os Tau são alienígenas (parecidos com os Grey, aqueles cabeçudinhos que andaram visitando Varginha, em Minas Gerais) com alta tecnologia mas pouca resistência física, que contam com camuflagem, veículos, snipers e aliados de seu planeta (os bestiais Krootox) para sobreviver.

Cada facção tem seus interesses próprios em Kronus, e cada uma possúi um quartel-general que, quando invadido provê uma longa batalha cheia de objetivos secundários e cutscenes.

A liberdade de ação, os excelentes gráficos, a violência gratuita e as absurdas citações "filosóficas" do universo de Warhammer fazem de Dark Crusade um game espetacular, capaz de tirar lágrimas dos olhos dos fãs mais hardcore e também de cativar qualquer um que não conheça ainda o rico universo de Warhammer 40.000.

5 de outubro de 2009

RPG Magazine e Blog da Resenha

-RPG Magazine e Blog da Resenha:

Se você gosta de games, já deve saber o que é RPG. Aquele tipo de jogo onde você faz escolhas e controla seu personagem em uma aventura cheia de interação com outros personagens. Jogos como Zelda, Neverwinter Nights, Baldurs Gate, Fallout...

No entanto, quando a eletricidade acaba, o PC pifa ou a TV quebra, o jeito é jogar RPG "offline" com seus amigos, na tranquilidade de sua casa. Eis que a melhor revista gratuita online de RPG firmou parceiria com o Blog da Resenha. Agora em toda RPG Magazine haverá resenhas de games, dicas e matérias, incluindo as feitas para RPGs "offline".




Por isso não perca tempo e pegue já a sua no link: http://www.4shared.com/file/135979018/e0cee736/RPG_MAGAZINE_04.html
É de graça, pô!
E também não perca nossa comunidade no Orkut:

Black & White 2 (PC) (**)

- Black & White 2 (PC) (**)

Jogos de RTS te fazem se sentir um deus? Mandando um monte de soldadinhos para encontrar a morte certa, sem que eles questionem suas ordens? Arrasando cidades? Construindo prédios muitas vezes do nada, usando apenas pedra, madeira, ouro e comida?

Eis que a Lionhead e a EA Games tiveram a idéia de trazer um pouco mais dessa sensação para os RTS, com o primeiro Black & White. A premissa deve ter gerado muita confusão com os extremistas religiosos, afinal, no jogo, você faria literalmente o papel de um deus.

Apesar de original, o primeiro Black & White tinha bastante falhas, incluindo sua impossibilidade de criar um exército. Seu "povo escolhido" era sempre pacífico, manso, ficava lá, no canto deles, enquanto você tinha que fazer todo o trabalho pesado através de magia ou de sua criatura, um monstro gigante que te representava no mundo.

Eis que surge Black & White 2, com a mesma idéia, mas com novos recursos para te tornar um deus mais completo.

Preto no Branco (sem racismo e sem viadagem)
Vamos primeiro ao que Black & White 2 promete. Exércitos? Confere! Criaturas gigantes? Confere! Possibilidade de se tornar um deus bom ou mal? Confere! Unidades e construções que mudam de acordo com sua bondade ou maldade? Confere! Magias? Confere! Batalhas titânicas estilo Senhor dos Anéis e com criaturas no meio? Confere!
Como pode-se ver, Black & White 2 promete muito, mas cumpre pouco...
Há pouca mudança em relação ao primeiro Black & White no que diz respeito à jogabilidade. Seus fiéis ainda tem que explorar três recursos: grãos, madeira e pedras. Fiéis ainda visitam templos para lhe dar poder. Magias aumentam a produtividade dos campos, e você pode construir diversas estruturas usando seus poderes divinos ou colocando os seus fiéis para trabalhar.
A quantidade de estruturas aumentou bastante. Há diversos tipos diferentes de moradias, fora quartéis, templos, prisões, muralhas e castelos. A maior parte de seus poderes ainda é restrita à uma área em volta de onde moram seus fiéis. Fora do local onde eles te adoram você não pode mover objetos, lançar magias ou coisas assim.
Para interagir com essas áreas você tem as criaturas, monstros imensos que você cria e ensina, através de tapas ou afagos, o que eles podem ou não fazer. Estes monstros podem ser instigados contra seus inimigos ou usados para fazer trabalhos pesados, como de construção, colheita e corte de árvores.
E ainda há a dupla de um anjo velho e um diabo (extremamente engraçado) que brigam para te tornar um deus bom ou mal. Eles talvez sejam um alívio cômico necessário para um game extremamente estressante...
Os problemas de Black & White 2 começam nos controles. Como no game original, os controles de movimentação do Mouse são confusos e exagerados. Arrumar no menu Opções para o padrão "WSAD" ajuda bastante, mas os ângulos de visão são confusos, e o zoom costuma ou distanciar demais (sendo difícil ver as unidades) ou aproximar demais, perdendo-se a noção de espaço.
A Inteligência Artificial é extremamente capenga. O jogo não é realmente desafiador em nenhuma parte, e oscila entre um game de administração (estilo Caesar ou CivCity) ruim e um RTS bem tosco.
As opções de ser um deus maligno ou bondoso acabam se tornando ser um jogador masoquista ou não. Basicamente as ações cometidas contra seu "povo escolhido" pesam muito mais na sua "moral" do que as cometidas contra os de fora. Lá se vai a vontade de ser um Sauron da vida.
Tirando em miúdos, se você não constrói casas, não tem pessoal suficiente para formar um exército. Se você não formar um exército, não tem como invadir os inimigos e ganhar "maldade" e vencer a fase. Se você constrói casas, a quantidade de "bondade" que você ganha é muito maior do que a de "maldade" que ganharia por invadir os inimigos, e você acaba como um deus "bondoso".
Os exércitos também são decepcionantes. Basicamente você pode criar apenas arqueiros ou infantaria. Esperando batalhas sangrentas como em um Total War? Pode esperar sentado. As batalhas em Black & White 2 são mais similares aos desenhos animados de Asterix e Obelix do que a filmes como Coração Valente. Os soldados se acertam e um deles voa longe. Só isso.
O pior ainda é a campanha single player. A narrativa é a mais sem lógica possível. Imagine: gregos sendo atacados por astecas que querem dominar o mundo com ajuda de nórdicos e japoneses. Sentiu? É... saudades da família Black do Age of Empires III...
Ainda pior são os sons do jogo. Durante a campanha single-player você pode "ouvir" os pensamentos dos deuses seus inimigos. Na prática isso é um pé no saco, ficar ouvindo frases repetitivas tipo "Os astecas não consiguirão dominar o mundo enquanto os gregos ainda existirem" ou "Os gregos estão crescendo, vou fazer um exército". O pior é que são as mesmas frases, o tempo inteiro, de cinco em cinco segundos... Argh!

Os efeitos sonoros também são ruinzinhos, principalmente no grunhido das criaturas, que além de desagradáveis são agudos e bem chatinhos...
No mais, Black & White 2 é um game que precisa de paciência para ser jogado. Com o som desligado, de preferência...