29 de novembro de 2010

Star Wars The Force Unleashed II (Wii, PC, Xbox360, PS3) (**)

Star Wars The Force Unleashed II (Wii, PC, Xbox360, PS3) (**)


Imagine a seguinte cena. Em uma sala, George Lucas, os produtores da LucasArts e o time de desenvolvimento de Force Unleashed. A trilha sonora é a marcha imperial.

Time de Desenvolvimento: _ Ok, em 2008 nós criamos um jogo incrível, com vários cenários e planetas novos, uma trama inteligente, contando parte da história de Star Wars que não aparece nos filmes, lutas entre jedis que foram épicas e sequências inesquecíveis... O que vamos fazer para Force Unleashed II?

George Lucas: _ O que vocês estavam pensando?

Time de Desenvolvimento: _Uma continuação épica, com novos mundos que jamais apareceram na saga, novos personagens, batalhas grandiosas, possibilidade de escolher entre o lado claro e o lado negro da Força, uma história épica...

Produtores: _Bobagem! Sabe God of War? Todo mundo gosta de God of War! Faz um God of War com jedis e coloca a marca de Star Wars, todos os nerds vão comprar e vamos lucrar milhões!!!

George Lucas: _Lucrar Milhões!!!! MWHAHAHAHAHAHHAHA

Agora você tem uma idéia do que é Force Unleashed II. É God of War. Com Jedis. Ponto.

Na verdade o jogo é até... hummm... jogável. Os gráficos são bons, embora bastante pesados, e há sequências divertidas, como nas partes onde você salta de uma torre ou cai em um abismo e tem que usar a Força para se livrar de entulhos e inimigos. Mas no geral, o jogo peca exatamente por jogar fora tudo o que o primeiro Force Unleashed tinha, a originalidade e a narrativa épica.

A narrativa é surpreendentemente curta. O aprendiz de Darth Vader (que agora tem nome, se chama Starkiller...) já não existe mais (...ou não), e você joga com um clone dele, criado em Kamino, aquele planeta cheio de água da nova trilogia. Darth Vader chega no planeta para ver como está se saindo o clone, mas você começa a ter flashbacks do Starkiller original, ataca Vader e foge do planeta.

A partir dai você visitará apenas outro planeta "inédito" e depois voltará para Kamino. Ponto. Nada dos locais exóticos ou do universo extendido do primeiro game. Na verdade, Force Unleashed II é um tanto claustrofóbico, te obrigando a seguir sempre em frente por diversos túneis matando stormtroopers e robôs imperiais.

O problema é que, teoricamente, a narrativa deveria se passar anos antes de Star Wars IV. Mas a tecnologia do Império é infinitamente maior do que a mostrada nos filmes. O que aconteceu nestes anos? O Império "desaprendeu" a construir robôs gigantes atiradores de laser e resolveu investir tudo em stormtroopers ruins de mira e tanques bípedes facilmente derrotados por (ewoks) ursinhos de pelúcia da idade da pedra

Outra coisa "fora de escala" é o poder do tal Starkiller. Ele sozinho derrotaria o Império todo e ainda faria Luke Skywalker limpar o chão. O cara é tão absurdamente poderoso que parece mais fugido de Dragon Ball Z do que de Star Wars. Tudo bem se no universo de Star Wars todo mundo fosse tão forte, mas não é. Fica estranho, fora de escala, Darth Vader clonar um exército de super-jedis mais fortes do que qualquer outro personagem da saga...

O pior é a duração minúscula do game. É possível terminar o jogo em uma tarde, mesmo nos níveis difíceis. É tudo muito rápido, com cara de demo, nem parece ser o jogo completo. Force Unleashed II não parece ser nem 10% do Force Unleashed original, considerando o tempo de jogo, extras, roupas e sabres de luz...

Em resumo, Force Unleashed II é um tanto decepcionante. Curto, pequeno, megalomaníaco... para os fãs do estilo de God of War, Bayonetta e Dante's Inferno, é divertido, mas está muito aquém do original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário