27 de novembro de 2010

Arcania Gothic 4 (*) (Xbox 360, PC)

Arcania Gothic 4 (*) (Xbox 360, PC)


Você é um fazendeiro. O jogo começa em uma vila pacífica. Sua primeira missão é matar roedores... Ei, você já viu isso um milhão de vezes!

Sim, esse é Arcania Gothic 4. Pra falar a verdade, eu nunca tinha jogado nenhum game desta série... e pela impressão deixada por este aqui, nem quero jogar...

Resumindo, Arcania Gothic 4 é um game que parece ter sido feito seguindo à risca as listas de clichês de RPGs eletrônicos encontradas na net. Some isso a uma péssima dublagem e à gráficos que apesar de bonitos, são absurdamente pesados.

Assim que começa, Arcania Gothic 4 não parece tão ruim. Os gráficos são bonitos, principalmente as texturas, muito bem trabalhadas. Curiosamente, fugindo da tendência atual, você não é convidado a criar um personagem, mas já pega um "pronto". É um cara carismático de personalidade forte, estilo Cloud de Final Fantasy, certo? Não, é um pastor de ovelhas genérico, sem graça e totalmente sem personalidade, do tipo que é explorado por todo mundo na vila, até o orc escravo do local manda nele.

Mas ele é "O Escolhido" que irá salvar o mundo e tudo mais, certo? Não, ele é só um manézão que quer casar com uma mulher na vila (sinceramente, a mulher mais feia que já vi em um jogo de RPG...). Para ter a permissão para se casar, o sogrão exige que ele passe por três desafios absurdamente ridículos. Ele foge com a garota e é perseguido por assassinos enviados pelo sogro? Não, o otário vai fazer os desafios...

E que desafios! Que tal roubar uma adaga de uma tumba cheia de roedores? Que tipo de sogro exige que seu futuro genro seja um LADRÃO DE TÚMULOS? Porra, se ele não fosse gay, o Ronaldo Esper seria o genro ideal pra esse cara!

Depois o sogro exige que você expulse um pirata da ilha. Ok, é um grande e poderoso lorde pirata que vem saqueando o local e aterrorizando os aldeões? Não, é um velhinho aposentado que fica rindo da sua cara e, ao que parece, é o ÚNICO mercador local!

Depois de convencer o pirata de se mudar, você terá que realisar mais uma tarefa pro sogrão. Dragões? Monstros? Provar sua bravura? Não, caçar veados!

Pouca coisa é mais ridícula do que as missões desse jogo. E o pior, se fossem pelo menos uma sátira, como é Fable, seriam aceitáveis, mas o jogo leva tudo a sério, como se roubar túmulos, matar roedores, caçar veados e expulsar velhinhos de uma ilha fosse o cúmulo do épico em um RPG. O pior é que a coisa não para por aí... mais para frente você vai se embrenhar em missões ainda mais épicas, como resgatar uma perna de pau do marido falecido de uma taverneira (uau!)...

O jogo falha exatamente onde os RPGs não deveriam. É impossível criar laços com qualquer personagem. Praticamente seu pastor sem nome é o maior pé-frio daquele mundo, e todo mundo morre, some ou simplesmente desaparece do jogo horas depois de topar com ele, sem qualquer motivo. Romance e relacionamentos como em Mass Effect e Dragon Age? Esqueça. Aqui todo mundo vai morrer logo depois de falar com você, ou, na melhor das hipóteses, você não vai mais ouvir falar deles tão cedo.

Junte isso à pior dublagem já vista em um game. Não sei onde arrumaram tantos dubladores fanhos, gagos ou com vozes irritantes. Os diálogos já são terríveis, e com as vozes que arrumaram, ficam ainda piores. O design dos inimigos também é ruim até o osso. Tudo parece importado de algum outro RPG, provavelmente de RPGs japoneses, estilo Final Fantasy... ou de World of Warcraft...

No geral, Arcania Gothic é um game tosco, sem nenhuma novidade, sem personalidade, com uma narrativa absurda, tentando se levar à sério ao invés de caminhar para o humor de um Fable e com os píores efeitos sonoros e vozes desde Daikatana. Não passa de mais um monte de clichês mal amarrados e vendidos sob um nome pomposo...

3 comentários:

  1. Anônimo10:48 AM

    vc é loco eu jogo esse clasico, e sou fã do jogo, ninguem tem culpa se voce eo cara mais ruim do mundo do RPG que so joga no modo "EASY" vai jogar DBZ de kinect seu bosta!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:21 AM

    vau pesquisar mais sobre rpgs amigo seu comentario e que foi tosco

    ResponderExcluir
  3. Kra, eu comprei um xbox semana passada e veio esse jogo junto. Nunca joguei RPG, então não tenho base de comparação, mas do ponto de vista de um novato, o jogo é bom sim. Tem problemas que concordo contigo (a dublagem é ruim, boca nem meche e tá falando, além do gráfico ser pesado e o caminhar do personagem agarra), mas compensa sim... pelo menos tô gostando...

    ResponderExcluir