28 de março de 2011

A volta dos que não foram

A Volta dos que Não Foram


Softwarehouses vivem de criar expectativa no consumidor, isso é fato. Ninguém precisa de games (eles nem existiam antes dos anos 60/70), então as empresas se esforçam em criar desejo nos jogadores, lançando trailers, previews, demos e sites promocionais, levantando expectativa, criando dúvidas e despertando a curiosidade dos consumidores.

Mas... e se o tiro sai pela culatra? E se o game tão anunciado acaba cancelado ou nunca lançado? Eis alguns títulos que já viraram piada na internet, sobretudo pelo longuíssimo tempo de desenvolvimento, sucessivos cancelamentos, troca de equipes e promessas não cumpridas.

 - Duke Nukem Forever:

Duke Nukem começou como um jogo de plataforma estilo Mário, mas só fez fama mesmo nas mãos da 3D Realms, com Duke Nukem 3D em 1996.

Quem era vivo naquela época lembra da repercussão. Até então os games eram mais ou menos comportados, e gotas de sangue estilo Mortal Kombat eram tratadas como algo absurdo, fora do comum. Duke Nukem 3D veio de cara com hiperviolência (a cada tiro, chute ou explosão, voavam tripas, corações, cérebros e outros órgãos dos inimigos), mulheres nuas e seminuas, palavrões e muita cara de pau. Os meios de comunicação ficaram em polvorosa, as organizações anti-violência ficaram iradas e todo moleque se divertiu adoidado controlando o machista e violento Duke.

O sucesso foi grande, e Duke Nukem Forever foi prometido para Abril de 1997. Trailers na internet mostravam gameplay e tudo mais... até o game ser cancelado. Foi prometido novamente na E3 de 1998, com este vídeo:


Chegou 1999 e nada... Então foi prometido para 2001, com esse outro vídeo:


Chegou 2001 e nada... Então que tal lançar em 2007? Eis o trailer:


2007 passou e nada... Agora a 2k Games e a Gearbox resolveram pegar o projeto e prometem que até o fim do ano sai. Será? Pelo menos o trailer já existe!


A expectativa é alta, mas o game envelheceu. Há 14 anos ninguém ouve falar em Duke Nukem, e hoje os games estão tão violentos que Duke terá que se esforçar para conseguir o mesmo efeito de 1996...

A mesma coisa sobre mulheres nuas e seminuas. Se em 1996 era um escândalo, hoje The Saboteur e outros games esbanjam peitos na tela sem que ninguém fale muito sobre isso.

- Starcraft 2:

O RTS era o tipo de game favorito da segunda metade dos anos 90. Boa parte do sucesso deste tipo de jogo se deve a Command & Conquer (1996) e Warcraft (1995).

Seguindo a receita do sucesso, a Blizzard lançou StarCraft em 1998. O game futurista fez tanto sucesso que virou praticamente um esporte na Coréia do Sul, com campeonatos e treinadores.

Como a Blizzard tem mania de atrasar o lançamento dos games, o público ficou um bom tempo esperando Warcraft 3, Starcraft 2 e Diablo 3. Eis que Warcraft 3 chegou e a Blizzard descobriu uma mina de ouro chamada World of Warcraft, um MMORPG pago que fez grande sucesso, sobretudo nos países mais populosos do mundo, como a China.

Outros projetos como Starcraft 2 e Diablo 3 ficaram abandonados. A cada seis meses praticamente sai uma expansão para World of Warcraft, mas apenas recentemente em 2010 tivemos StarCraft 2 e... espere! Não, ainda NÃO temos StarCraft 2!

Na verdade foi lançado só um terço do game. Ainda faltam duas "partes", prometidas para "deus-sabe-quando", ou melhor, para depois de mais 300 expansões para World of Warcraft...

As "partes" dos Zerg e Protoss ainda nem tem nome oficial nem data oficial. Os nomes e datas anunciadas pela Blizzard tem mudado desde o lançamento de Wings of Liberty (a "parte" dos Terran), e ninguém quer ficar mais treze anos esperando a continuação...

- Starcraft Ghost:

Este é um dos maiores baldes de água gelada da história dos games. E o motivo pelo qual muita gente (incluindo eu) tem ficado irritada com a Blizzard.

Ainda em 2002, a Blizzard anunciou que faria um novo game para o cenário de Starcraft. Não seria Starcraft 2, nem mesmo um RTS, mas sim um game stealth estilo Hitman, sobre uma agente secreta chamada Nova.

As primeiras imagens do jogo eram muito inspiradas. Logo surgiu os romances sobre o game, séries de gibi, gostosas vestidas como a personagem na E3, trailer, gameplay... Em 2005 o game já era praticamente tido como o grande título para PS2 quando... parou de ser produzido.



Simples assim. Sem nenhum motivo especial, avaliação de mercado, morte iminente de toda a equipe de desenvolvimento... A Blizzard puxou Ghost da tomada no momento em que todos estavam esperando mais arduamente. Fora que era um game praticamente pronto.

Tinha um bom trailer:


Gameplay:


Site oficial e tudo o mais. O que aconteceu então? World of Warcraft aconteceu. Com a mina de ouro lançada em 2004 e a Blizzard ganhando dinheiro em cima de seu MMO, os esforços foram totalmente voltados para ele, e Starcraft Ghost foi "descontinuado", embora a própria Blizzard alimente rumores de que o game não foi cancelado, e ainda pode, algum dia, ser lançado.

Em uma brincadeira de mal gosto, a Blizzard colocou capas e poster de Ghost em "lixeiras" que ficam no cenário de StarCraft 2 Wings of Liberty...

- Diablo III:

Ainda falando da Blizzard...

Em 1996, quando os games ainda eram meio caretas e Doom era considerado herege por ter demônios como inimigos, a Blizzard pegou os jogadores de surpresa com o excelente RPG de terror Diablo.

Fugindo das tradicionais masmorras e dragões, Diablo trazia um cenário de filme de terror, com uma cidade devastada depois que um portal para o inferno foi aberto no subterrâneo de uma igreja.

Diablo II foi bem menos inspirado, mas ainda assim foi um game divertido. Logo em 2001 começaram rumores de um Diablo 3 ainda em desenvolvimento.

Diablo III sempre pareceu bem menos "pronto" que Starcraft Ghost. Enquanto Ghost tinha gameplay, romances, gibis e modelos na E3, Diablo III ficou dez anos praticamente baseado em concept arts, aqueles desenhos bem feitos que artistas fazem como conceito para os personagens.

O logotipo mudou pelo menos umas dez vezes, e não há muito mais do que especulação, trailers duvidosos e concept arts até hoje. Pelo menos o portal da Blizzard não sumiu com o site oficial do jogo, e a parte de "empregos" da Blizzard ainda está procurando por profissionais para mexer com Diablo 3...

- Max Payne 3:

O jogo policial Max Payne saiu em 2001 e causou certo furor no mundo dos games. Com uma estética Matrix (na época era novidade), câmara lenta, ação e uma história complexa.

Max Payne 2 não foi tão bom, mas fez justiça à série. Max Payne 3 foi prometido para 2009, mas vem sendo adiado desde então, sobretudo depois do péssimo filme baseado no game...

Dois anos de atraso não são muita coisa perto das décadas que tem atrasado outros games, mas podem ser um mal presságio...

Um comentário:

  1. Minha singela opinião sobre o Ghost: a blizzard vai lança-lo como um add-on para Starcraft 2.

    ResponderExcluir