16 de maio de 2011

Darkspore (PC) (**)

- Darkspore (PC) (**)

Você já ouviu falar na Maxis? Esta softwarehouse foi criada pelo game designer Will Wright, e acabou comprada pela EA Games. Wright se tornou famoso por criar games "sem final". Jogos como The Sims e Sim City, que poderiam ser jogados durante anos sem que o jogador chegasse a um "game over". Seu último e mais ambicioso projeto na Maxis foi Spore, um jogo onde você evoluiria uma forma de vida alienígena, do estado unicelular até se tornar um império espacial.

Com a saída de Wright da Maxis, a softwarehouse perdeu um pouco o rumo. The Sims Medieval, por exemplo, não chegou nem perto do que foi o The Sims original de Wright. E com Darkspore a coisa não é muito diferente.

Se você costuma jogar e baixar games piratas (tsc...tsc...que vergonha! Logo você!) deve saber que os games da Maxis tinham uma falha. Se você tivesse o The Sims original, por exemplo, podia baixar os pacotes de expansão em algum site pirata e instalar normalmente que o sistema os reconheceria como legítimos. Assim o cara comprava apenas o primeiro game e ficava baixando as expansões na internet e jogando on-line ou distribuindo conteúdo no servidor da Maxis sem pagar pelas expansões.

Para "consertar" isso, a Maxis resolveu adotar uma estratégia estilo Assassins Creed 2 e Starcraft. Você precisa estar online, logado no servidor da Maxis o tempo todo, até para jogar no modo singleplayer.

Ae já caem vários problemas. Você compra um jogo e não pode jogar porque o servidor da Maxis está fora do ar. Ou porque sua internet caiu. Ou porque o game está baixando um novo patch. Ou porque está dando problema com outros programas que usam a internet (na versão testada, cada vez que um amigo entrava no MSN, meu Darkspore caia...). Mesmo se você detesta multiplayer e NÃO QUER jogar com outras pessoas, você é obrigado a estar na internet. O tempo todo.

E os piratas? Vão muito bem, obrigado. A esta altura algum grupo de crackers (Skidrow, Reloaded ou outros) já arrumou algum crack (programa que permite jogar games piratas, não a droga) para Darkspore...

Mas vamos deixar estes problemas de lado e continuar a resenha. Primeiramente, se você gosta de Spore, esqueça Darkspore. Este é um game para os fãs de Diablo, que cansaram de jogar os genéricos e esperar o Diablo III da Blizzard. A jogabilidade é praticamente a mesma de Diablo e Diablo II, você tem um herói (que você não pode criar do zero), clica no chão ele anda, clica no inimigo ele ataca.

Os gráficos são sensivelmente melhores do que Spore, mas ainda conservam o visual infantil, ou seja, se você estava esperando algo mais "adulto" por causa do prefixo "Dark" no nome do game, esqueça. Aqui é o bom e velho Spore, com aquelas criaturinhas meigas com cara de fugitivos de programas estilo Teletubbies.

Ao contrário dos jogos de Will Wright, onde você construia sua história do zero, aqui você tem alguma narrativa. Antigamente uma raça de alienígenas conquistou a galáxia e saiu mexendo com o DNA de tudo quanto é criatura. Até que conseguiram criar um vírus chamado "Darkspore", que poderia criar criaturas ainda mais poderosas.

Como em qualquer game da série Resident Evil, o virus mutante saiu do controle e acabou exterminando toda a raça dos alienígenas, só sobrou você (o jogador), que tem que combater os aliens mutantes usando criaturas especiais (seus heróis). Entre as missões você pode dar uma mexida nelas, acrescentando armas e equipamentos que apareciam na parte mais fraca do Spore original. Por mais estranho que pareça, a Maxis jogou fora tudo o que tinha de mais interessante no game original e só reciclou o mais tosco.

Darkspore é divertido no que se propõe, uma versão futurista e softcore de Diablo, com os monstrinhos do Spore e uma ou outra possibilidade de customização. As fases são bem projetadas e há desafio na medida certa. Se você gosta de multiplayer, principalmente daquelas missões "herói vs. horda de inimigos" estilo DoTA, vai curtir bastante Darkspore, principalmente se você tiver sorte de jogar em um dia em que os servidores da Maxis estejam funcionando perfeitamente, sua internet esteja estável e nenhum programa do seu PC interfira com o jogo... Ou se você tiver a sorte de comprar o jogo e baixar um crack de algum grupo de crackers do PirateBay...

Um comentário:

  1. Anônimo1:42 PM

    essse precisa da key para jogar ou vc jogar off?

    ResponderExcluir