27 de setembro de 2011

5 Arcades insanos (fora do Brasil!)

5 Arcades insanos (fora do Brasil)

Se você foi criança ou adolescente nos anos 90, se lembra muito bem dessas enormes máquinas que faziam a alegria da garotada. Conhecidas como Arcade, Taito, Fliperama ou outros nomes, eram versões "públicas" dos consoles caseiros, trazendo jogos da geração dos 4, 8 e 16 bits, muitas vezes com extras, como armas de plástico e volantes.

Com a popularização dos consoles caseiros, muitas dessas máquinas ficaram para trás, ainda com jogos do tempo do onça. Fora do Brasil, no entanto, ainda há muitos arcades inovadores e interessantes, principalmente no Japão. Vejamos algum dos mais insanos, divertidos e absurdos fliperamas que adoraríamos conhecer!



- Sonic Blast Heroes:
Você deve se lembrar de Sonic Blast Man, o arcade anterior da "série", lançado em 1990. Se não chegou a conhecer, visite algum shopping center ou sorveteria de cidade do interior e é capaz que você ainda encontre algum por aí.

Sonic Blast Man era extremamente inovador e muito, muito divertido. Diferente de tudo o que existia nos consoles domésticos da época, o arcade contava com uma espécie de "saco de pancada", onde você devia socar. Quanto mais forte o golpe, maior era sua chance de vencer a "fase". Havia fases para todas as idades, desde as primeiras, que requeriam um golpe de menos de 1kg até as mais pesadas, que talvez nem Mike Tyson conseguisse socar forte o bastante para vencer.

Além disso, Sonic Blast Man permitia tirar uma foto (sua ou de um "amigo") e colocar a cara da pessoa no rosto dos inimigos a serem socados. Cada golpe "deformava" a foto de uma maneira diferente, e a pessoa acabava irreconhecível.

Eis que agora, no Japão, resolveram continuar a série com Sonic Blast Heroes, o novo arcade/saco de pancadas dos fliperamas da Terra do Sol Nascente.

A principal inovação de Sonic Blast Heroes parece ser a parte gráfica. Enquanto o primeiro arcada era meio tosco, o atual tem gráficos de última geração, com personagens surpreendentemente detalhados.

E não é só isso, o nível de animação e de desafios cresceu bastante. Esmurre bandidos, dinossauros, um caminhão-jamanta desgovernado e até mesmo um meteoro!




- Chances de jogarmos: Mediana. Sonic Blast Man e suas sequencias (Sonic Blast Man 2 e Sonic Blast Man Real Puncher) vieram para o Brasil nos anos 90 pela Taito, e fizeram certo sucesso. Por outro lado, a série foi banida nos EUA por causa de acidentes onde crianças deslocaram a clavícula ou machucaram o braço tentando socar o saco de pancadas (pelo visto as crianças americanas são bem frágeis... ou ruins de mira), e como arcades já não atraem tanta gente por aqui, fica difícil dizer se veremos Sonic Blast Heroes no Brasil...

- Let's Go Island 3D:

Se há uma coisa que sabemos sobre os japoneses é que eles são (quase sempre) bem tímidos. Na hora de quebrar o gelo com aquela gatinha nipônica, os rapazes do outro lado do mundo precisam de algum pretexto, seja um prato de sushi, uma garrafa de saquê ou um jogo de tiro 3D que avalia o quanto o casal combina...

O que???

Pois é, Let's Go Island 3D é uma daquelas coisas estranhas que só vemos do lado de lá do Oceano Pacifico. O arcade, feito para dois, acomoda um casal em um game (em terceira dimensão), onde o objetivo é causar o maior desequilíbrio ambiental possível, para fazer o PETA chorar lágrimas de sangue, atirando em diversos animais marinhos, entre tubarões, caranguejos e o onipresente polvo (ahã, você já leu hentai o bastante para saber onde isso vai parar...).


Dependendo da coordenação e cooperação dos jogadores, o arcada vai mostrar o quanto os dois são compatíveis, e as chances do namoro engatar. Pelo menos este é um jogo que aqueles molequinhos de fliperama nunca vão querer jogar com você!


Como se não fosse estranho o bastante, o fliperama ainda sopra ar quente na sua cara durante as partes mais tensas do jogo... e ar quente com odor de peixes e moluscos, de acordo com a criatura que você está extinguindo no momento. 

A menos que você seja namorado(a) de um membro do PETA, deve ser um jogo bem romântico... or not!



- Chances de Jogarmos: Quase nula. Além desse tipo de jogo não ser lá muito popular no ocidente (quando foi a última vez que você saiu com uma namorada(o) e resolveu levá-lo(a) no fliperama?), e da maioria das pessoas não ter muita vontade de jogar em um arcade que cheira a peixe, corre-se o sério risco de grupos ambientalistas como o PETA ficarem revoltados e saírem quebrando tudo ou jogando sangue de animais na tela do videogame... 


- Initial D Arcade:

Para quem não é familiarizado, Initial D é uma série de games japoneses similar aos americanos GTA e Driver, sobre ladrões de carro fazendo manobras insanas nas ruas de grandes cidades. 

Até ai nada demais, afinal nós temos arcades de corrida com bancos, câmbio, volante e tudo mais à pelo menos uns 20 anos aqui no ocidente. Mas o japão resolveu ir além e colocou carros DE VERDADE no fliperama. Sim, isso mesmo. 

O arcade de Initial D Arcade Stage 4 Limited conta com três carros de verdade (sem motor), colocados sobre plataformas móveis com telas de LCD no vidro. A cada movimento no jogo, o carro é jogado para os lados, para a frente ou para trás ou girado 360º na plataforma, imitando a sensação de estar dando cavalo de pau por aí. E, claro, não é qualquer fusca ou brasília velha que montaram no arcade não, saca só os carros:




- Chance de jogarmos: Baixa. O arcade por enquanto só existe no Japão e em Dubai, e além de ser enorme, é muito caro para ser comprado por qualquer sorveteria ou lanchonete brasileira. Fora que, sem a disciplina dos japoneses e dos árabes, é só questão de tempo até algum molequinho de fliperama se jogar embaixo de um carro desses e morrer esmagado... 


- Eternal Wheel:

Você provavelmente já viu ou jogou card games, como Magic The Gathering, Super Trunfo ou Pokemon. Mesmo que não tenha visto, pelo menos deve conhecer o desenho animado (anime) Yu-Gi-Oh!, onde o protagonista joga um destes joguinhos de cartas. 

No desenho Yu-Gi-Oh!, os personagens usam um complexo sistema de hologramas e consoles bizarros para, enquanto estão jogando, mostrarem seus personagens batendo uns nos outros em uma arena holográfica. Eis que isso já é quase verdade lá no Japão...

Eternal Wheel ("Roda da Eternidade") é um jogo de cartas estilo Magic The Gathering, com cartas representando um soldado/criatura/feitiço. Jogar na hora do recreio, sentado no chão, com os amigos é bom, mas sem comparação mesmo é ir no fliperama e ver suas cartas como se fossem soldados/monstros ou magias de verdade, na tela do videogame. 

Basta colocar as cartas na "mesa" do arcade e pronto, seus soldados, magias, monstros e etc aparecerão na tela, em 3D, batalhando com os de seus amigos, tornando cada partida quase um Senhor dos Anéis. 



- Chances de jogarmos: Eternal Wheel não é muito famoso no ocidente, mas este arcade abre um precedente para empresas como a Hasbro (dona da Wizards of the Coast e do Magic The Gathering) criarem alguns arcades do mesmo tipo. É uma idéia viável e que parece bem divertida.



- Gundam Bonds of the Battlefield: 

Se tem uma série de TV que os japoneses amam de paixão, é Gundam (Mobile Suit Gundam). Amam tanto que construiram uma réplica em tamanho real (com 15 metros de altura) de um dos robôs da série na Baía de Tóquio para comemorar o aniversário do primeiro episódio.

Não bastava isso, o melhor e mais insano arcade de nossa lista é justamente da série Gundam. 

Gundam Bonds of the Battlefield é uma série de arcades em forma de bolha que projetam a ação em primeira pessoa 360º, com direito a movimento e som Double Surround. 

Os arcades ainda contam com "aeromoça" e um terminal, onde o jogador pode fazer um "cartão Gundam" e usá-lo para salvar seu jogo e os upgrades de seu robô, a fim de poder jogar novamente em qualquer arcade da série que encontrar. 

E não é só isso, vários arcades podem ser conectados em rede, e você e seus amigos podem duelar, cada um em seu robô gigante, como se estivessem realmente dentro da ação. 

Melhor do que isso só se Bonds of the Battleield tivesse suporte 3D, que nem Let's Go Island lá em cima...

-Chances de jogarmos: Gundam não chega a ser tão famoso por aqui, mas jogos similares podem ser vistos por aí, com cúpulas de fibra de vidro abertas dos lados em fliperamas maiores. Bonds of the Battlefield pode nunca vir para o Brasil, ,as que parece ser bem legal, isso parece!



--------------------------------------------------------------------------------

-Parcialmente kibado de Cracked.com 

E você? Qual arcade acha mais divertido? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário