23 de setembro de 2011

Os melhores (e piores) personagens de Mortal Kombat

Os melhores (e piores) personagens de Mortal Kombat

A maioria dos leitores desse blog provavelmente não tem idade para lembrar do marco que foi Mortal Kombat para os videogames.

Eu lembro da época onde ter um videogame em casa era para poucos afortunados, e a maioria das pessoas jogavam em arcades, normalmente instalados em parques, lanchonetes, sorveterias e shopping centers.

Em 1993 (se é que eu me lembro bem o ano...) o primeiro arcade de Mortal Kombat foi instalado perto da minha casa, e logo fez a alegria da criançada do bairro. Ao invés dos gráficos cartunescos de um Street Fighter, este jogo tinha personagens que pareciam "de verdade", muito sangue, ossos, tripas e os famosos Fatalities. Se imaginávamos que Ryu e Ken iam sempre pro pronto socorro depois de uma luta, não havia dúvida de para onde iriam os personagens de Mortal Kombat - para o cemitério!

Em homenagem aos 20 anos de Mortal Kombat (ano que vem!), o Blog da Resenha fez um apanhado do melhor e pior dos lutadores franquia. Divirtam-se!

- Melhores Personagens:

- Goro (MK):

Quando o primeiro Mortal Kombat saiu, e eu jogava no arcade na sorveteria perto de casa, a lista de lutadores parecia bastante normal. Tinhamos mulheres gostosas (Sonya Blade), caras fortes sem camisa (Liu Kang e Jhonny Cage), ninjas (Sub-zero e Scorpion), mas todos aparentemente humanos (ok, Raiden é um deus, Scorpion é um morto-vivo, mas todos humanoides).

Quando vencíamos todos os lutadores da lista, aparecia o temido Goro, o sub-chefe que era bem mais difícil de matar do que o chefão final Shang Tsung. Fora o fato de que Goro era assustador, ainda mais em um game feito com imagens filmadas de atores. O cara era enorme, tinha quatro braços e três dedos em cada mão.

Goro se tornou logo a identidade visual de Mortal Kombat, tanto que em Mortal Kombat 2 tiveram de providenciar outro Shokan (a raça de Goro) para ser subchefe, Kintaro. E em Mortal Kombat 3 tivemos Sheeva, uma Shokan fêmea.

Além do design de Goro, sua história prova que ele não é só um rostinho bonito. Com sete esposas (e provavelmente sete sogras, por isso ele é tão violento...), pelo menos 500 anos de idade, 9 Mortal Kombats invicto e posto de general dos exércitos de Shao Khan, o gigante (que por pouco não ganhou o nome de Gongoro) era com certeza um dos personagens mais misteriosos e interessantes do primeiro jogo, e acabou voltando em Mortal Kombat 4.

Infelizmente, Goro sempre foi tão "overpower"que não ganhou muita atenção de outras mídias. Enquanto Sub Zero, Scorpion e até mesmo Jax ganharam gibis, apareceram bastante em filmes e séries, e Jax e Sub Zero até fizeram carreira solo em seus próprios games, Goro ficou relegado ao papel de coadjuvante, daqueles que aparecem, dão uma sova no herói e depois são derrotados...

- Scorpion (MK):

Arremesse uma corda em alguém e grite "Come over here". Praticamente qualquer pessoa com menos de 30 anos reconhecerá imediatamente o movimento do personagem Scorpion.

Um dos personagens mais icônicos da série, e o favorito do criador do Mortal Kombat, Ed Boon, Scorpion talvez seja (ao lado de Sub Zero), o personagem com mais história em todas as mídias. É fácil encontrar gibis, desenhos animados, filmes e a recente série na internet de Mortal Kombat, centrados no conflito entre o ninja do gelo e o ninja morto-vivo.

Scorpion leva vantagem sobre Sub Zero pelo fato de ser o mesmo desde o primeiro jogo da franquia, enquanto seu inimigo gélido morreu no primeiro game e foi substituído por outro Sub Zero nos jogos seguintes.

Além de ser um dos personagens com mais background, Scorpion também possui muitos laços com a cultura pop e até com a história do Japão. Segundo Ed Boon, seu nome verdadeiro, Hanzo, é uma referência ao ninja japonês Hanzo Hattori, que viveu no século XVI. A caveira flamejante que Scorpion esconde sob a máscara também é uma referência ao personagem da Marvel, o Motoqueiro Fantasma.

Embora pareça solitário, Scorpion raramente está sozinho, e várias vezes foi mostrado como amigo íntimo de Reptile e Smoke em gibis e outras mídias.

- Sub Zero (MK):

É impossível falar sobre Scorpion sem mencionar Sub Zero. O ninja azul é outro personagem icônico da franquia, que vive fazendo aparições em placas de bares e cervejarias.

Os fãs de Mortal Kombat sabem que Sub Zero na verdade não é o mesmo personagem desde o primeiro jogo. O ninja original, Bi-Han morreu no 9º Mortal Kombat e depois se tornou Noob Saibot, e seu irmão, Kuai Liang, passou a usar o nome a as roupas de Sub Zero.

A história oficial de Sub Zero e Scorpion é bastante confusa, com o primeiro buscando vingança pela morte do irmão e o segundo buscando vingança por acreditar que Bi-Han matou seu clã. Some a isso vários subplots, Noob Saibot, Quan-Chi, Scorpion jurando proteger Sub Zero, remorso por Bi-Han, ódio por Bi-Han, cicatrizes, braços congelados, descongelado... e por aí vai. Sub Zero é quase um personagem da Marvel de tantas reviravoltas que já teve na vida.

Curiosamente, Sub Zero foi um dos personagens que mais mudou de design ao longo da série. Se no começo ele era um "Scorpion Azul", depois ele passou a lutar sem camisa e sem máscara, ganhou uma cicatriz no olho, passou a lutar com os braços e pernas congelados, depois voltou a usar sua roupa de ninja, perdeu a cicatriz, passou a lutar coberto de névoa, virou ciborgue, voltou a ser humano e agora está até grisalho (aos 32 anos de idade...), enquanto os demais personagens não parecem ter envelhecido nada.

Até marca de cerveja o Sub Zero já virou...


- Shao Khan (MKII):

Khan é um daqueles títulos que, junto com Imperador, dá um ar de fodão a qualquer um que o recebe. O grande chefão do Mortal Kombat não poderia ser exceção.

Shao Khan só apareceu fisicamente em Mortal Kombat II, mas desde o primeiro ele está presente como narrador, anunciando os lutadores e gritando os célebres "Outstanding" e "Finish Him!" durante as lutas.

A história de Shao Khan é pouco citada, mas aparentemente ele nasceu em Outworld a muitos milhares de anos. Não se sabe como ele subiu ao poder ou por qual razão resolveu unificar todas as dimensões, mas até agora ele tem obtido sucesso, unificando Outworld, dominando Edenia e exercendo grande influência em Netherworld enquanto trama a invasão da Terra.

Inicialmente Ed Boon queria que Shao Khan fosse um Tarkatan, a raça de Baraka, mas depois a idéia foi engavetada. O gibi oficial de Mortal Kombat, no entanto,já o mostrou sem máscara e seus traços lembram os de Goro e os outros Shokan. Acredita-se que ele seja um cruzamento entre uma Shokan e um Tarkatan, mantendo a aparência geral de Baraka (sem os espetos nos braços e sem os dentes), mas com a grande altura e rosto de Goro.

Brutal, resistente, forte e extremamente durável, ele é um chefão competente, e um dos personagens da franquia que menos mudou ao longo dos anos. Também é o chefão mais comum nos jogos, sendo o inimigo final de pelo menos seis jogos (MKII, MK3, UMK3, MKT, MK:SM, MK2011)

- Jade (MKIII):

Sem querer cair no politicamente correto, mas, tente se lembrar de pelo menos cinco personagens de videogame que sejam negros. Agora exclua aqueles que são caricaturais (cantores de rap, membros de gangs, policiais comedores de rosquinhas...) e os que são meros coadjuvantes (não-jogáveis)...

Jade e Tanya são duas personagens que, além de negras (não são afrodescendentes, pois nem são do Planeta Terra) são mulheres, e nem por isso ficam para trás no jogo. A história, personalidade e tudo o mais das duas cabe em praticamente qualquer personagem, não ficando presos à cor de pele ou traços delas.

Jade ganha de Tanya em nossos Melhores Personagens por ter aparecido antes (personagem secreta em MKII, jogável em MKIII) e por se juntar ao trio ninja feminino com Kitana e Mileena. Amiga de infância da princesa Kitana e de sua clone meio-tarkatan Mileena, Jade também foi treinada como assassina por Shao Khan e enviada para "cuidar" de inimigos de seu império.

Quando Kitana se voltou contra Shao Khan, Jade acompanhou a amiga, tendo lutado tanto contra Mileena, Baraka e outros leais a Shao Khan quanto contra os seguidores de Shinnok, incluindo Tanya e Quan Chi.

Em Mortal Kombat Shaolin Monks, Jade é assassinada por Mileena com uma facada no olho, e passa a integrar o time de Netherrealm, junto com os falecidos Scorpion e Tanya (que ela mesmo matou, usando como isca para Baraka).

- Piores Personagens:


- Nightwolf (MK3)


Ok, com a onda do politicamente correto o hall de lutadores de Mortal Kombat ganhou negros (embora apenas Jax seja afrodescendente), mulheres (Sonya Blade desde o primeiro Mortal Kombat), pessoas com necessidades especiais (Kabal e o espadachim cego Kenshi), obesos (Bo'Rai Cho) e pessoas da terceira idade (Shujinko, embora o Shang Tsung velho tenho lutado no primeiro Mortal Kombat). Faltou alguma minoria? Sim, faltou um indígena.

Entra Nightwolf, o índio mais estereotipado dos games. Vejamos, ele tem calça jeans, jaqueta de couro e bandana, e combina elas com uma pena no cabelo, munhequeiras enormes, medalhões espalhados pelo corpo e uma pintura no rosto que parece muito mais a máscara do Spawn do que qualquer pintura de indígenas norte-americanos. 

Está parecendo mais um vocalista de folk-black-death-metal do que um índio, talvez se colocar ele se transformando em animal, atirando de arco e flecha e arremessando machadinhas os jogadores vão entender que ele é nativo-americano, certo?

Ainda não? Que tal dar um nome tosco para ele, afinal, índios tem nomes tipo Touro Sentado, certo? É só misturar o nome de um animal com algum verbo, adjetivo ou substantivo e pronto.

No final das contas, Nightwolf é tão estereotipado que faz o Papa-Capim e aquele índio do Village People parecerem totalmente originais. Pelo visto quem criou Nightwolf só viu um indígena naqueles filmes B do Van Damme ou do Steven Seagal...


- Motaro (MK3):

Ok, Mortal Kombat teve um Shokan como sub-chefe (Goro), Mortal Kombat 2 teve outro Shokan como sub-chefe (Kintaro), Mortal Kombat 3 já iria ter uma Shokan como personagem jogável... hora de dar um espaço para as minorias de Outworld.

Eis que entra Motaro, segundo Jhon Tobias, baseado em um brinquedo que ele tinha quando era criança. Motaro é praticamente um centauróide, com metado do corpo humanoide e outra metade de um quadrúpede peludo e vagamente equino. A cauda parece ser mais um tentáculo cibernético do que que um membro real do corpo. E ele tem chifres de carneiro. Pensando bem, onde a mãe do tal Jhon Tobias arrumou um brinquedo desses? Ela custurou a parte de cima do Ken, namorado da Barbie, no corpo de um cavalinho de Forte Apache? Depois o filho junto com um amigo e inventa um game violento e os pais se perguntam o motivo...

Mesmo acumulando o lugar de primeiro e único personagem quadrúpede de um Mortal Kombat, Motaro não teve o impacto visual de Goro, e muito menos o carisma da dupla Scorpion e Sub Zero. Mesmo sendo um chefe difícil de vencer, sua forma aberrante (até para os padrões do Mortal Kombat) e sua aparência de "costurado" (Há três padrões de textura e cores completamente diferentes no mesmo personagem!) fizeram com que nenhum outro de sua espécie aparecesse novamente nos jogos da franquia. Motaro mesmo só foi reaparecer em Mortal Kombat Armageddon, e mesmo assim apareceu só pela metade... e só porque Armageddon queria reunir todo mundo que tinha passado pela franquia...

- Rain (MKT): 

Scorpion cospe fogo, Raiden controla eletricidade, Fujin controla o vento... então resolveram ignorar um personagem que controlasse terra e esqueceram que o gelo de Sub Zero é 100% água congelada. Resultado, um ninja que controla água.

Originalmente, Rain era para ser o ninja vermelho (que hoje é Ermac). Devido a um problema nos arcades dos primeiros Mortal Kombat, às vezes Scorpion aparecia com uma roupa vermelha, Ed Boon resolveu tirar proveito desse erro e criar um ninja vermelho "de verdade". Só que, ouvindo a música Purple Rain do cantor Prince, resolveu mudar e criar um ninja... púrpura.

Púrpura, que controla água, chamado Rain e que é príncipe.

Rain é um personagem tão desprezado, que chegou a ter três biografias diferentes e contraditórias. Em uma ele é irmão de Kitana, auxiliou Shao Khan mas depois tomou partido da irmã contra ele. Em outra ele é um sobrevivente de Edenia que sempre odiou Shao Khan e organiza a resistência à Outworld. Em outra ele é filho de nobres exilados e odeia Edenia E Shao Khan... Eu acho que ele é esquizofrênico, isso sim...

Fora o fato de que ele é um ninja. E se veste como um Teletubbie.


- Raiden e os outros deuses (MK):

Ok, sobre o que é Mortal Kombat? Uma outra dimensão governada pelo maligno Shao Khan resolve invadir a nossa dimensão, e para isso os melhores artistas marciais de lá terão que derrotar os daqui primeiro. Raiden é o deus do trovão que está organizando os lutadores da Terra. Criado à partir de duas figuras mitológicas da Ásia (o deus do trovão do Shintoismo e um espírito dos raios da China), ele era para ser uma espécie de Deus Ex Machina, um personagem que movesse a narrativa por estar muito acima dos outros em nível de poder.

No entanto ele luta. E pode ser derrotado. Facilmente. Por um ator de filmes B.

Que divindade incompetente é essa que pode ser facilmente nocauteado pelo equivalente do Steven Seagal??!!

Ok, ok, às vezes Raiden diminuiu seu poder intencionalmente para poder ter uma luta justa com os mortais... Eis que ao longo da série aparecem o deus do vento Fujin e Shinnok, o "deus louco maligno das trevas que não iria diminuir seu próprio poder para ter uma luta justa com ninguém". E ambos podem ser facilmente nocauteados por um personagem como Jhonny Cage, que até onde sabemos, é um humano tão normal quanto o Anderson Silva do UFC...

Ao invés de dar um clima de misticismo oriental para Mortal Kombat, os "deuses" apenas demonstram uma extrema inutilidade, é quase como se para se qualificar como divindade neste jogo bastava controlar algum elemento (se fosse assim Sub Zero seria o "deus do frio" e Scorpion o "deus do fogo"). Sujeitos como Shao Khan e Goro são infinitamente mais poderosos que tais "deuses".

E como se não fosse bastante, o que Raiden "fala" ao dar seus golpes é apenas barulho inventado pelo ator que o interpretou na captura de movimentos. Eu passei a adolescência achando que era japonês, e muita gente no Japão achando que ele falava inglês...

- Bo'Rai Cho (MKDA):

Não é por nada não, mas o mundo de Mortal Kombat não é para os fracos.

Mais ou menos como a escola do Professor Xavier, aqui você tem gente que solta lâminas dos braços, atira laser pelos olhos, congela pessoas, atira raios pelas mãos... E ao contrário da escolinha dos X-men, aqui eles estão o tempo todo se matando.

Não importa o quanto você seja bom em kung fu, um obeso alcoólatra bulímico com um pedaço de pau na mão não tem lá muita chance por aqui. Ainda pior quando seu nome é toscamente derivado de "Borracho" (Bêbado em espanhol).

Quando o seu maior poder é vomitar no adversário (e não é vomitar ácido igual ao de Reptile), é melhor ficar em casa e procurar tratamento especializado...

- Onaga (MKD): 

Onaga parece promissor à primeira vista. Ele é grande como Goro, e tem asas. Na verdade parece uma versão mais primitiva e anabolizada de Reptile, e é mais ou menos assim mesmo. Ele teria sido um governante antigo de Outworld, morto à milênios por Shao Khan, que foi trazido à vida pelo necromante Quan Chi.

Ok, então temos um dragão morto-vivo maligno aqui... como isso pode dar errado? Simples, ao invés de ser aquele imperador macabro e cruel, ele é apenas egocêntrico. E o Mortal Kombat Deception faz uma força enorme para você gostar dele. Tão grande que você acaba odiando o sujeito.

Praticamente a cada golpe acertado em você, Onaga para de lutar e fica fazendo pose para a câmera. É, parece que no tempo dele os governantes de Outworld eram escolhidos em concursos estilo Miss Universo... Após um ou dois rounds contra ele você nem quer mais ouvir falar nesse cara. Ele e o Jhonny Cage deveriam ter dois quadradinhos na tela de seleção de Mortal Kombat Armageddon, uma para eles e uma para o ego deles...

-----------------------------------------------------------------------------------

E você? Qual é o melhor e o pior lutador de Mortal Kombat? Deixe seu comentário!

22 comentários:

  1. Anônimo9:04 PM

    faltou o reptile

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:29 PM

    Que raiden e motaro tenha piedade da sua alma

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:48 PM

    bota o Reptile!Ele é o melhor de todos

    ResponderExcluir
  4. vini silva7:49 PM

    cade o baraka,reptle,liu kang,kung lão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:39 PM

      e verdade deveria ter o liu kang o kung lao

      Excluir
    2. Anônimo8:00 PM

      pois acho tambem cadê o kung lao,sonya,liu kang e reptile

      Excluir
    3. Anônimo6:49 PM

      cade o kintaro

      Excluir
    4. Anônimo6:30 AM

      Ermac é o melhor meu amigo

      Excluir
  5. Você não sabe analisar jogos meu caro, desde quando um personagem é ruim por causa da sua aparência ou nome? Nightwolf é um dos melhores personagens de se jogar e você coloca ele como um dos piores pois ele não parece um real indígena norte-americano sem nem apresentar alguma coisa negativa na sua jogabilidade? Acho melhor você fechar seu blog ou parar de falar coisas que não entende. Aprenda um pouco antes de falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei nisso também. Tipo, para ele, é politicamente correto colocar qualquer um que não seja branco ou asiático.
      Esse cara não sabe do que fala. No século 21, só é possível vc considerar politicamente correto algo que vá de acordo com as agendas dos movimentos marxistas de esquerda. A simples presença de personagens de outras etnias não é algo politicamente correto, é algo mundialmente factual, em um mundo que tem tantas etinias.Agora ele fala da aparencia do NW? Hora! O NW foi o primeiro a ter uma magia repel decente nos jogos de luta. Eu me arrisco a dizer que, se não fosse ele, Rose (Street Fighter) e Kagura (The King of Fighters) não teriam seus golpes.
      Mortal Kombat é um jogo que mescla criatividade e virilidade, mas esse pobre blogueiro mediano só conseguiu fazer uma análise fashion da obra. Vergonha alheia.

      Excluir
    2. Concordo plenamente pq vc n fecha essa merda de ficou uma merda nota zero porra !!!!!agora se você tivesse falado de mokap ,meat,ou talvez molock ai sim teria sentido seu burro!!!..

      Excluir
  6. Eu gosto mais do Johnny Cage , da Jade, da Mileena e do Mavado
    As vezes jogo com Sub-Zero , Scorpion, Reptile, Ermac....
    Embora todos os personagens sejam legais.
    Não critico os personagens favoritos dos outros, mas deveria ter mais umas gostosas aí em ? Só pra alegria dos homens xD

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:09 PM

    Faltou o Blaze que é um personagem muito bom,o Reptile,Meat,Daegon,Taven,Noob Saibot,Ermac e tava precisando pesquisar mais que dava para achar alguma vantagem nos personagens "ruins",sinceramente eu acho que praticamente todos os personagens são bons.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4:27 PM

    Raiden, Rain, Motaro e Onaga ruins? Ok... li o bastante pra mandar você se matar.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:50 PM

    Quanto ao melhor... Não sei. Fico completamente indeciso pois tem muito personagem legal.
    Agora, o pior pra mim é, sem dúvida alguma, Striker. Desde o MK3 não vejo outro personagem mais deslocado que ele.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6:50 PM

    Bem seguindo a lista do "politicamente correto" do autor do artigo, só faltou Boon e Tobias criarem um personagem homossexual! Mas... ele seria um dos melhores ou um dos piores? Eh, eh, eh...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!! Você colocou Jade como melhor personagem!!! Coisa que os jogadores do Mortal Kombat deviam sabem!!! Mais se tem uma coisa que não gostei foi você conciderar Bo Rai Chu um personagem ruim! Tirando isso gostei da Jade ser uma única personagem feminina considerada a melhor! Que isso fique todos do mundo sabendo especialente Ed Boon o criador do Mortal Kombat!!! Gostei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!! Você colocou Jade como melhor personagem!!! Coisa que os jogadores do Mortal Kombat deviam sabem!!! Mais se tem uma coisa que não gostei foi você conciderar Bo Rai Chu um personagem ruim! Tirando isso gostei da Jade ser uma única personagem feminina considerada a melhor! Que isso fique todos do mundo sabendo especialente Ed Boon o criador do Mortal Kombat!!! Gostei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Só eu que não conseguir ver as imagens?

    ResponderExcluir
  14. E que doença mental lhe afetou pra chamar o Rainde,Fujin,Rain,Motaro e Onaga de ruins?

    ResponderExcluir