5 de outubro de 2011

Novidades da Unreal Engine

Novidades da Unreal Engine

Responda rápido, o que Mortal Kombat, Mirror's Edge, Mass Effect e Medal of Honor tem em comum?

Embora sejam games diferentes, eles "rodam" sobre um mesmo motor, a chamada Unreal Engine, uma complexa plataforma gráfica que tornou mais fácil a criação de novos games, uma vez que os desenvolvedores não precisam se preocupar com o desenvolvimento de uma engine nova a cada jogo que forem produzir.

Criada pela Epic Games, a Unreal Engine está prestes a fazer mais uma revolução. Conforme anunciado pela Epic e pela Adobe (fabricante do Photoshop, Acrobat Reader e do Flash), a nova atualização do Flash Player terá suporte para a Unreal Engine. Em tese será possível produzir games com a qualidade de um Gears of War 3 e rodá-los no Facebook.

E isto não é ficção científica. Durante o anúncio, os executivos da Epic rodaram Unreal Tournament diretamente do site da empresa, no Mozilla Firefox.

A Adobe a a Epic estão apostando principalmente no mercado de games casuais, daqueles para redes sociais como Facebook e Orkut, e em desenvolvedores independentes, a fim de criar jogos "de verdade" sem precisar sofrer procurando produtoras e distribuidores.

Falando nisso, qual gamer nunca sonhou em desenvolver seu próprio jogo? A boa notícia é que a mesma Unreal Engine disponível para desenvolvedores que criam um Mass Effect 2, também está disponível para você. E de graça!

Sim, basta entrar no site e baixar o "Kit de Desenvolvedor", totalmente gratuito. Claro que não é tão fácil de usar quanto um RPG Maker, mas com um pouco de paciência (e uma tonelada de tutoriais, basta digitar "UDK Tutorial" no Google) é possível ir longe. Lembre-se que a série Mount & Blade, por exemplo, foi desenvolvida por dois irmãos (sem experiência com desenvolvimento de jogos) praticamente no fundo do quintal.

Antes de você sair fazendo games por aí, saiba mais uma boa notícia. A Licença Oficial da Unreal Engine é gratuita para games ou outros aplicativos que também sejam gratuitos. Ou seja, se você quiser vender o que fez, terá que comprar uma licença própria, mas se quiser distribuir de graça na net, pode ficar a vontade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário