3 de outubro de 2011

The Chronicles of Riddick - Escape from Butcher Bay (PC, Xbox) *****

The Chronicles of Riddick - Escape from Butcher Bay (PC, Xbox) *****

O personagem Richard B. Riddick apareceu pela primeira vez a dez anos atrás, no filme Eclipse Mortal, interpretado pelo então pouco conhecido Vin Diesel.

Eclipse Mortal era um filme de baixo orçamento, direto para vídeo, mas se tornou tão famoso (sobretudo por causa do personagem Riddick, que sequer era o protagonista) que teve uma continuação nos cinemas, um filme de animação e fez um sucesso ainda maior nos games.

O que pouca gente sabe é que, por trás da fachada de durão, Vin Diesel é um nerd convicto. Jogador do RPG Dungeons & Dragons, gamemaníaco e fã de gibis, o ator fundou sua própria desenvolvedora de games, a Tigon Studius, e começou a desenvolver, junto com o diretor David Twohy, uma sequência de jogos desenvolvendo melhor o personagem Riddick. Mesmo feito com poucos recursos (e em apenas 18 meses, cerca de um ano e meio), o primeiro game da Tigon e de Vin Diesel surpreende em todos os sentidos, seja pela qualidade, jogabilidade, narrativa ou ambientação.

...e você reclama quando tem que tomar vacina no braço...
O game começa com o personagem título, Riddick, o assassino mais procurado do universo, capturado e sendo levado, pelo caçador de recompensas William Jhons, para Butcher's Bay.

Butcher's Bay, como o game explica, é um dos maiores complexos prisionais da galáxia. Em um planeta deserto e desabitado, cercado por campos minados, com um batalhão de guardas e trancafiando os bandidos mais perigosos de todos os mundos, este Carandiru espacial nunca viu uma fuga em toda a sua história. E Riddick está disposto a ser o primeiro.

A versão original do game, feita em 2004, tinha gráficos modestos, até mesmo para a época, mas em 2007 ela foi atualizada, ganhou mais uns 20 minutos de jogo e gráficos bastante competentes.

"É você que queria operar a catarata?"
Ao contrário de muito jogo hoje, os gráficos não são a estrela de Butcher's Bay, mas eles contribuem bastante para a atmosfera do jogo. Se você gosta de filmes e séries sobre presídios (Prision Break, O.Z., Hell...), vai se sentir em casa  neste game. Há intrigas de gangues, traidores, execuções, muita violência e as tentativas desesperadas de Riddick em dar o fora. Destaque para o carcereiro corrupto interpretado pelo rapper Xzibit  e o divertidíssimo protagonista, modelado e com a voz de Vin Diesel.

Ao mesclar RPG, FPS stealth e uma narrativa complexa, cheia de reviravoltas, Butcher's Bay consegue envolver o jogador no clima violento e brutal da penitenciária e dos meios desesperados que a sociedade do universo de Riddick tenta usar para conter os criminosos do futuro. É possível quase sentir o cheiro podre das celas e áreas comuns do local, e mesmo com poucos diálogos é possível deduzir muito sobre os personagens, suas motivações e histórias.

"Hora de operar a hemorróida!"
O gameplay de Butcher's Bay é o de um FPS com toques de stealth. Riddick não tem poder de fogo para dar uma de Rambo e sair colocando a cadeia abaixo, por isso tem que se virar com armas improvisadas, como chaves de fendas, pedaços de canos e cacos de vidro. Hora ou outra é possível usar alguma arma de fogo ou aqueles taser, que dão choque, mas na maior parte do jogo, a furtividade e a habilidade de ver no escuro são as únicas armas do protagonista.

Além de se esgueirar por encanamentos e tubos de ventilação, torcendo pescoços, Riddick pode conversar com outros detentos, negociar favores e comprar contrabando. Embora seja um tanto linear, o jogo te dá a opção de escolher para onde ir ou o que fazer. Quer sair na porrada com o primeiro guarda que aparecer? Fique à vontade. Quer se esgueirar por detrás dele sem matá-lo? Pode também. Quer matá-lo furtivamente? Sem problemas. Prefere procurar uma rota secundária escalando caixas e tubos? Vá em frente.

Riddick: Não, ele não está dançando lambada.
Some a isso a boa trilha sonora (com boa dublagem de Vin Diesel), as execuções sangrentas e várias "caixas de cigarro" com rótulos bizarros, que podem ser encontradas ao longo do jogo. Cada caixa encontrada libera extras, como concept art, fotos dos produtores e coisas assim.

Chronicles of Riddick Escape from Butcher Bay é um jogo obrigatório para os fãs de games stealth, fãs de FPS ou de séries de presídio, estilo O.Z. e Prision Break. É um game que vai te manter ocupado por várias horas, e ainda vai dar vontade de voltar, seja para tentar outras estratégias, seja para colecionar todas as caixas de cigarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário