27 de outubro de 2011

O Ataque dos Clones - Dead Island

O Ataque dos Clones - Dead Island

Dead Island prometeu revolucionar os games de zumbis... mas no fritar dos ovos, copiou muita coisa de outros games.

Quem ganharia a briga, os originais ou os clones? Vejamos os inimigos de Dead Island...

- Os "Arroz-de-Festa":


- Walkers:

Eles atacam em bandos, são resistentes, lentos e exibem ferimentos que matariam qualquer ser vivo. Walkers são os mortos-vivos mais comuns em Dead Island, são burros feito uma pedra e podem ser facilmente enganados se você tirar os pés do chão. Basta subir em um carro ou muro para eles se amontoarem em volta, com os braços para cima, implorando para levar uma paulada na cabeça.

Mas não se engane, eles também podem carregar e arremessar armas, e alguns usam armadura (de capacetes de futebol americano até coletes de kevlar).

Igual a: Zumbis clássicos

George Romero foi o inventor dos filmes modernos de zumbi. Ele filmou em 1968 "A Noite dos Mortos-Vivos" como uma sátira à sociedade capitalista americana, e os mortos-vivos como o avanço da sociedade consumista e ignorante sobre as "pessoas comuns". Os zumbis de Romero inicialmente eram lentos e estúpidos, cambaleando aleatoriamente com ferimentos abertos. Praticamente todos os filmes, quadrinhos, séries e games de zumbis copiaram os cadáveres ambulantes deste filme.

Vitória de: Dead Island
Os zumbis de Dead Island são, como praticamente todos os outros, tirados da obra de Romero, mas eles tem a vantagem de carregar armas e usar armadura, coisa que só em 2005 com Terra dos Mortos, os zumbis de George Romero aprenderam a fazer...

- Infected:

Os Infected são zumbis raivosos e rápidos, podem ser ouvidos de longe berrando, e quando você menos espera eles chegam correndo e saltando sobre você.

Eventualmente podem subir em carros e muros baixos com a inércia da corrida, mas normalmente ficam esticando os braços igual aos walkers se você estiver em cima de algum objeto.

São ligeiramente mais fracos que os walkers, preferindo atacar rápido e de surpresa, e apostar em golpes velozes para te derrubar...

Igual a: Extermínio (28 Days Later)


O filme 28 Days Later, que ganhou o bizarro título de Extermínio em português, foi pioneiro em introduzir zumbis rápidos, ágeis e agressivos, caçando ativamente os vivos ao invés de só tropeçando por aí. No filme uma mutação do virus da Raiva cria uma doença mortal que transforma qualquer pessoa mordida em algo similar aos mortos-vivos de Romero, porém extremamente rápidos e agressivos.

Depois de Extermínio, vários filmes (como o remake de Madrugada dos Mortos em 2004), seriados, gibis e games passaram a incorporar zumbis velozes e agressivos.

Os mais notáveis dos zumbis agressivos nos games são os mortos-vivos de Left4Dead, que costumam avançar como uma horda sobre os jogadores.

Vitória: Extermínio. Os zumbis do filme são rápidos como os de Dead Island, e também são mais espertos, inteligentes e resistentes, podem escalar barricadas e armar emboscadas. Eles não gostam muito de luz, mas você não precisa nem ser mordido para virar um deles, basta ter contato com o sangue de um infectado...

- Os "Clones":

- Floater:

Mesmo com a epidemia de obesidade que afeta os cidadãos da Oceania e os turistas americanos e europeus, quase todo mundo em Banoi ficou magérrimo depois de virar zumbi.

Entra em cena então o Floater, um zumbi obeso, enormemente alto, que vomita ácido a longas distâncias e praticamente o único oponente que pode te acertar se você subir em cima de um carro.

A "explicação" para o morto-vivo com transtorno alimentar é que eles são cadáveres de walkers que ficaram muito tempo imersos na água, ficaram inchados e meio podres (o ácido seria um "subproduto" da decomposição deles... provavelmente os designers do jogo acreditam que chorume de cadáver é ácido e explosivo...). Ninguém explica é como eles ficaram tão altos ou como o ácido deles torna outros zumbis atingidos mais propensos a pegar fogo...

Igual a: Boomer (Left4Dead)

Os floaters de Dead Island são tão 'quibados' que parecem os boomers de Left4Dead em férias. Que outra explicação poderíamos ter exceto que os obesos do jogo da Valve resolveram pegar um bronzeado nas praias de Banói?

Vejamos, ambos são muito gordos, muito grandes, cheios de pústulas, vomitam gosma verde a longas distâncias e até fazem um barulho similar. O Boomer leva vantagem por poder explodir também, e sua gosma, ao invés de tornar os inimigos mais vulneráveis a fogo, deixa é você mais vulnerável a morte, atraindo hordas e hordas de todo tipo de morto-vivo para cima de seu couro.

Vitória: Boomer. Além de ser mais útil para as tropas de mortos-vivos (não tornando eles mais inflamáveis já conta como ajuda), o gordão de Left4Dead pode dar uma de "zumbi bomba" e indicar alvos com vômito para seus aliados... eca!

- Suicider:

Olha que coisa mais linda, um zumbi com tantas pústulas que parece um cacho de uvas. E o pior, ele explode. E fica gritando por ajuda ou pedindo para alguém matar ele.

Os suiciders são os homem-bomba de Dead Island, recheado de (provavelmente) metano, explodem assim que sua pele se rompe ou quando vêem uma pessoa viva por perto (vamos imaginar que ele explode de emoção...). São muito úteis para arrebentar grandes grupos de walkers e/ou infected, que costumam acompanhar os suiciders por aí. às vezes também armam armadilhas, ficando quietinhos atrás de paredes e esquinas, apenas esperando por você para te dar um abraço...

Igual a: Bomber (Dead Space)

Repare neste simpático zumbi espacial de Dead Space. O que ele carrega no braço esquerdo? Um Suicider de Dead Island, é lógico!

Não só as pústulas explosivas tem o mesmo formato como também a mesma função, a de arrebentar e mandar tudo pelos ares.

Vitória: Suicider. Os necromorfos explosivos não conseguem falar, e para piorar, suas pústulas brilham no escuro, o que permite alguém vê-las sem precisar de uma lanterna.
Os zumbis de Dead Island podem se esconder e atrair as presas mais facilmente do que os de Dead Space...

- Homenagens:


- Thug:

Imagina que o elenco de Jersey Shore ou Malhação estava em Banói durante os eventos de Dead Island. Com certeza os maiores "manezões" destes seriados iriam se tornar os Thugs, zumbis vestidos com bermudas floridas, gel de cabelo e correntinhas no pescoço, chamando todo mundo para a "porrada" enquanto exibem os músculos para todos os lados.

Seu ego inflado e golpes poderosos podem mandar qualquer desavisado para o chão. Sorte que o zumbi-manezão não pula em cima para uma luta de Jiu-Jitsu...

Pode apostar que depois de te matar ele vai pegar sua Ferrari (alugada com cheque sem fundo) e sair para a balada a fim de rebocar umas "zumboas" de cabelo oxigenado que vivem de pensão de ex-jogador de futebol...

Lembra: Tank (Left4Dead)

Ao contrário do seu parente praiano, que provavelmente implantou músculos de silicone, o Tank de Left4Dead é o típico manezão de academia, daqueles que se entopem de anabolizante e só deixam a ginástica quando a academia tem que fechar.

Ele não trabalha, é sustentado pelo papai zumbi, e praticamente mora entre os pesos e halteres, preferindo uma sessão de supinos invertidos oblíquos do que os luais regados a reggae universitário de seu parente de Banói.

Em jogo os dois funcionam praticamente da mesma forma, te batem com força e te arremessam de cima de construções.

Vitória: Tank. O manezão academia entupido de anabolizante é mais rápido e resistente que seu parente praiano. Ele provavelmente vai dar um pau no Thug, roubar as namoradas dele e depois abandoná-las para fazer mais algumas roscas invertidas com halteres de cinquenta quilos...

- Butcher:

O que é mais assustador do que um zumbi correndo atrás de você? Claro, um zumbi com cara de caveira e cabelo de vocalista de banda de black metal.

Por algum motivo estranho (assistiram 300 de Esparta mil vezes), os designers de Dead Island resolveram cortar fora as mãos deste zumbizão (que já não é muito bonito de cara) e colocar foices afiadas feitas de osso (?) no lugar.

O Butcher é rápido, feroz e pode matar aqueles companheiros que você tem que escoltar no jogo em apenas um ou dois golpes, tornando-se facilmente um dos piores inimigos que você vai enfrentar.

Lembra: Slayer (The Suffering)

Qual outro morto-vivo é rápido, agressivo, tem algo cortante no lugar de mãos e constituição esquelética? Os zumbis/fantasmas/wtf de The Suffering.

Os Slayers são os inimigos mais comuns no jogo, mas nem por isso são fracos. Além de rápidos e agressivos, costumam atacar em bandos, escalam paredes, desviam de golpes e podem correr como uma aranha ou sair voando feito um peão na sua direção. Aparentemente são almas penadas dos prisioneiros que morreram na cadeia das Ilhas Carnage, esfaqueados pelos colegas durante rebeliões.

Vitória: Slayers. Os Butchers são rápidos, maus e feios, mas os Slayers podem subir pelas paredes e deixá-los se perguntando onde foram parar... isso até descerem com facas miradas na cabeça deles...

- Ram:

Quando começou a epidemia de zumbis, alguns foram prontamente capturados, e para mantê-los quietos, a fim de serem estudados, colocaram uma camisa de força, colete no pescoço e máscara anti-mordida. O buraco nas costas do colete mostra que provavelmente estavam mexendo em sua coluna (procurando sinais do virus, provavelmente) antes dele fugir e sair quebrando tudo.

Ninguém explica como essas coisas ficaram tão grandes, ou por qual motivo são tão resistentes, fortes e tem um chute capaz de te matar instantaneamente... talvez fossem jogadores de futebol com gigantismo...

Lembra: Garrador (Resident Evil 4) + Hannibal Lecter (filme O Silêncio dos Inocentes) + Burrower (The Suffering)

O Ram faz o papel de "inimigo fodão pra caramba, e provavelmente muito pior, pois nem está podendo usar todo o seu poder". Amarrado e amordaçado ele já é muito pior que a maioria dos zumbis de Banói. É rápido o bastante para rivalizar com os Butcher e Infected, é resistente como um Thug (até mais do que um deles) e causa mais dano por porrada do que todos os demais inimigos.

Garrador de RE4 também faz esse papel. Ele é cego, tem uma máscara que impede de morder (lembra a do Hannibal Lecter), e está amarrado da primeira vez que você o vê.

Os Burrowers de The Suffering também seguem essa idéia, completamente imobilizados por camisas de força e toucas, correntes e cintas, eles lutam controlando correntes afiadas.

Vitória: Ram. O zumbizão de Banói é imenso, e muito letal. Ele provavelmente é capaz de acertar um Garrador cegueta na corrida, e as garras não vão ajudar muito contra o couro à prova de balas do Ram. Burrowers seriam prontamente pisoteados com as poderosas pernadas do monstro, e Hannibal, coitado, teria sorte de conseguir correr para cima de algum carro antes de tomar uma cabeçada daquelas...

Um comentário: