3 de novembro de 2011

Magic the Gathering Duel of Planeswalkers 2012 (PS3, PC, Xbox360) **

Magic the Gathering Duel of Planeswalkers 2012 (PS3, PC, Xbox360) **

Se você vive em alguma grande cidade e costuma visitar eventos de RPG, anime e mangá, provavelmente já topou uma vez ou outra com pessoas jogando cartas maravilhosamente ilustradas em um jogo chamado Magic The Gathering.

Inventado pelo matemático Richard Garfield no início dos anos 1990, Magic se tornou o carro-chefe da empresa de jogos de tabuleiro Wizards of the Coast.

Duels of the Planeswalkers 2012 é a mais nova incursão do universo de Magic nos games eletrônicos, curiosamente lançado um ano antes do que o título tenta te fazer acreditar...

Graficamente Duels mantém a excelência do jogo de cartas, com a bela arte fantástica dos maiores ilustradores estrangeiros. Os menus também são apresentados como "cartas", e a trilha sonora te mantém interessado.

O jogo em si capta toda a diversão do carteado real, com as séries mais recentes de cartas. É praticamente a mesma coisa de jogar as cartas de papel cartonado com os amigos no recreio ou em um evento qualquer.

O modo singleplayer engloba a história de seu personagem, um Planewalker (mago capaz de atravessar dimensões), usando magias e criaturas invocadas (cartas) para derrotar outros Planewalkers. Além dos combates, há também desafios que ensinam os combos e mecânicas mais avançadas do jogo.

Infelizmente Duels of the Planeswalkers falha na falta de criatividade. Se você é fã do jogo de cartas e quer jogar Magic com um amigo em outro país, pela internet, este game supre sua necessidade. Se você está interessado em uma boa campanha singleplayer, ou quer ver novidades ou se aprofundar na rica história do universo de  Magic, vai ficar a ver navios... Duels carece de novidades e principalmente de uma boa campanha singleplayer ou sequer de animações, nem mesmo os combates entre as cartas são animados...

E isso é uma pena, pois as cutscenes de início são maravilhosas, com a incrível arte das cartas animadas de maneira soberba. Uma animação similar nos combates daria um gosto novo ao jogo e manteria os jogadores ainda mais interessados do que a comum visão das mesmas cartas que você vê no mundo real, do mesmo modo, com a mesma cara...

Outro problema de Duels é que o game só permite o uso de baralhos pré-prontos para jogar. No máximo você pode tirar ou acrescentar poucas cartas ao seu baralho, mas o mais divertido, que seria criar seu próprio conjunto de cartas, do zero, como permitia os antigos games baseados em Magic The Gathering, Duels não permite.

No geral, Duels é um game bem competente para os fãs de Magic jogarem cartas contra seus amigos que moram longe pela internet, ou para ensinar o básico do jogo para você não passar vergonha no próximo encontro de RPG de sua cidade. Fora isso o jogo parece sub-utilizado, com excelentes gráficos desperdiçados em mostrar pedaços de papel cartonado sobre uma mesa, excelente trilha sonora desperdiçada em mostrar o barulho de cartas sendo tiradas de um baralho e boa jogabilidade presa por decks pré-montados de cartas sem a liberdade de experimentar novas estratégias criando um baralho personalizado...

Um comentário:

  1. Anônimo2:44 PM

    http://www.youtube.com/watch?v=dKPzGJDDqGk
    Video sobre magic. Da uma olhada =D

    ResponderExcluir