23 de novembro de 2011

Temporada de processos no mundo dos games

Temporada de processos no mundo dos games


Diferente do Brasil, onde processar alguém ou alguma empresa leva séculos e só gera aborrecimento, nos Estados Unidos recorrer à justiça leva a um bom dinheiro, e tem gente que vive só disso.

E empresas também. Se tornou comum recentemente empresas registrando patente de uma enormidade de besteirinhas no mundo da informática, desde estilos de menu a posição de botões e ícones, apenas para processar gigantes como a Apple e Microsoft quando elas acidentalmente criam algo parecido com as patentes dessas empresas picaretas.

Uma empresa americana chamada Impulse Technologies patenteou em 1996 a idéia de "movimentar-se na frente de um computador ou console, ter seus movimentos captados por ele e com isso mover um avatar virtual", e agora, do nada, resolveu ganhar uma grana em cima da Nintendo (por causa do Wii), Microsoft (por causa do Kinetic), Sony (por causa do PS Move e do extinto Playstation Eye) e centenas de produtoras de games que usam esses sistemas.

No Brasil algo assim nunca iria para a frente (ou levaria mil anos para esgotar todos os recursos), mas nos EUA é bem provável que as empresas tenham que pagar uma gorda conta para os picaretas da tal Impulse Technologies.

A EA games também se meteu numa roubada. Quando anunciaram Battlefield 3, foi prometido um pacote especial para PS3 com Battlefield 1943 incluído. BF3 foi lançado e nada do tal pacote. Uma companhia de advogados americanos (que aparentemente gostam muito de FPS) resolveram comprar briga e processar a empresa, querendo o tal pacote com BF1943 incluso... A EA tentou remediar, prometendo incluir expansões para BF3 no prometido pacote, mas os advogados são irredutíveis, eles querem jogar na Segunda Guerra Mundial ou nada feito.

...vai entender esses advogados gringos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário